Projetos de Pesquisa

On 02/09/22 15:12 Updated at 02/14/22 20:19

Estão apresentados aqui todos os projetos de pesquisa em andamento no Instituto de Informática da UFG cadastrado no Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA) até o dia 1/02/2022

Projetos Em Andamento

Projeto Coordenador Objetivos
A Caracterização do Comportamento Humano para Emprego no Gerenciamento de Redes Sem Fio de Próxima Geração Vinícius da Cunha Martins Borges O projeto tem como objetivo geral a caracterização do comportamento humano na utilização das redes sem fio e dispositivos móveis através da classificação dos usuários móveis em diferentes perfis para emprego em gerenciamento das redes 5G/6G.
O projeto será construído de forma incremental e terá quatro principais atividades que avançam o estado da arte no que diz respeito a definição de perfis de usuários para gerenciamento das redes 5G: (1) Correlação de atributos para definição do perfil do usuário, (2) Soluções de caching D2D baseado no comportamento e interesse do usuário, histórico de movimentação, modelo de acesso ao conteúdo e popularidade do conteúdo, (3) impacto dos sentimentos dos usuários na utilização das redes sem fio e (4) Gerenciamento de serviços e recursos em redes 5G/6G cientes do comportamento humano do usuário móvel através da definição dos perfis dos usuários.
Essas atividades possibilitam tirar maior proveito de aspectos como flexibilidade, interoperabilidade, custos, alocações de recursos e serviços fornecidos pelas tecnologias habilitadores de redes 5G, como por exemplo SDN, NFV, rádio cognitivo, LTE-U, Cloud RAN e D2D para otimizar velocidade de acesso ao conteúdo, eficiência energética, segurança e resiliência. As soluções serão implementadas e validadas com o auxílio de simuladores de eventos discretos e testbeds. Os resultados científicos deste projeto serão publicados em eventos e periódicos especializados de boa qualidade e disponibilizados para a comunidade científica e indústria. Apesar do foco deste projeto ser a caracterização do comportamento humano para gerenciamento emredes sem fio, os componentes podem ser adaptados e utilizados em outras áreas de pesquisa. A formação de recursos humanos, a qualificação da equipe e o fortalecimento da rede de parceiros também são objetivos deste projeto.
Os objetivos específicos e metas deste projeto são:
- Construir uma base de dados e/ou utilizar uma base de dados já existente que forneça a quantidade significativa de características/atributos para definição do perfil do usuário.
- Identificar atributos/informações relacionados aos usuários móveis que possibilitem definir o perfil do usuário de redes 5G.
- Desenvolver uma metodologia para correlacionar atributos dos usuários (uso da rede e do dispositivo) para definição do perfil.
- Classificar os usuários móveis conforme os perfis caracterizados pelos diversos atributos e comportamentos dos mesmo.
- Classificar sentimentos em textos de redes sociais online (Twitter, Facebook, Whatsapp, Instagram, etc.) baseados em técnicas de processamento de linguagem natural como por exemplo Machine Learning/Deep Learning e outros algoritmos de inteligência artificial.
- Associar sentimentos classificados a utilização de redes sem fio (quantidade de trafego enviada/recebida, interesses dos usuários) baseados em técnicas de inteligência artificial.
- Através da seleção de nós para realizar caching via comunicação D2D: reduzir o uso de recursos da estação base, diminuir o tempo de transferência dos conteúdos dos usuários e reduzir a quantidade de caching de conteúdo feita que não é utilizada.
- Com base na identificação dos perfis de usuários que compõe as redes 5G/6G, tanto em macro células como em micro células, melhorar o gerenciamento de serviços e recursos das redes 5G: otimizar a alocação de espectro, funções de redes, caching e roteamento.
Agrupamento de Demandas Repetitivas e Precedentes com o Uso de Solução de Inteligência Artificial no Campo da Prestação Jurisdicional Eliomar Araújo de Lima Este projeto tem como principal objetivo a pesquisa e desenvolvimento de solução de Inteligência Artificial para propiciar o agrupamento de demandas repetitivas e precedentes, a partir da replicação do entendimento das unidades judiciárias, com foco na 1a e 2a instâncias, de forma que o algoritmo resultante seja capaz de identificar demandas idênticas, similares ou que tenham relação com a jurisprudência, com a legislação ou citação doutrinária identificada nos autos analisados, de modo a possibilitar o agrupamento por similaridade.
Em particular, tem-se os seguintes objetivos específicos:
1. Possibilitar a criação de futuras soluções tecnológicas para reduzir a estrutura de pessoal necessária em cartórios e secretarias responsáveis pelo processamento dos feitos, nas diferentes esferas da justiça.
2. Propiciar a criação de mecanismos para simplificar e melhorar a efetividade das soluções de pesquisa processual, de jurisprudência, de legislação e doutrina, permitindo que usuários melhorem sua capacidade de localizar as informações desejadas.
3. Possibilitar o desenvolvimento de futuras soluções de apoio à redação de textos jurídicos, capazes de, a partir do contexto semântico do texto em elaboração, recuperar textos relacionados que possam ser apropriados ou citados sob a forma de jurisprudência, legislação ou doutrina.
4. Integrar os componentes desenvolvidos em uma PoC (Proof of Concept) de produto.
Algoritmos de análise de resiliência para problemas de logística Anderson da Silva Soares O principal objetivo deste projeto de pesquisa é a avaliação de um novo framework de análise de resiliência, desenvolvido em[9] para o infraestrutura de sistemas de distribuição de energia, para o contexto de logística para marketplace. Com isso, pretende-se ampliar o alcance, aplicabilidade e possível customização do framework desenvolvido para aplicações com características aderentes.
Objetivos específicos
- O estudo de benchmarks para problemas de logística;
- A customização de benchmarks para contextos de marketplace;
- A customização, avaliação e aprimoramentos do framework de resiliência desenvolvido em [9] para o contexto de logística em marketplace;
- Transmissão de conhecimento para alunos do grupo de pesquisa receptor;
- Realização de co-orientações de trabalhos corelacionados a temática;
Algoritmos inteligentes para captação e retenção de usuários em plataformas educacionais Leonardo Antonio Alves O principal objetivo do projeto é a pesquisa, o desenvolvimento e a demonstração de funções críticas de uma Inteligência Artificial preditiva para propensão de compra e cancelamento de serviços educacionais em uma plataforma de correção de redação. Em particular, tem-se os seguintes objetivos específicos:
• Aplicação do ciclo completo de CRISP-DM (Cross Industry Standard Process for Data Mining) para o problema proposto;
• Desenvolvimento de modelo de aprendizado de máquina preditivo para propensão de compra de serviço educacional de correção de redação;
• Desenvolvimento de modelo de aprendizado de máquina preditivo para retenção do serviço educacional de correção de redação.
Algoritmos Inteligentes para Extração de informações não estruturadas em documentos Anderson da Silva Soares O objetivo deste projeto é aprimorar os modelos de aprendizado profundo do Tagger para tarefas de extração de informações de documentos não estruturados ou semiestruturados de modo a aumentar os índices de assertividade e diminuir os esforços de setup.
O aumento dos índices de assertividade será feito através de melhorias de modelos pré treinados nas línguas portuguesa e inglesa e o uso de modelos maiores, com maior número de parâmetros e consequente maior assertividade final. A diminuição dos esforços de setup será obtida com o uso de modelos zero-shot e few-shots pré treinados em datasets tanto da língua inglesa como da língua portuguesa.
O principal desafio deste projeto está na entrega de um produto que tenha alta assertividade na extração de dados de documentos com alta diversidade e complexidade de modelos, textos ruidosos extraídos do OCR e disponibilidade de poucas amostras de treinamento.
Algoritmos Inteligentes para Inspeção de Veículos Automotores Anderson da Silva Soares Esta pesquisa tem como principal objetivo o desenvolvimento de algoritmos inteligentes para inspeção e auditoria de veículos automotores.
Em particular, tem-se os seguintes objetivos específicos:
• Desenvolver algoritmos de detecção e classificação de objetos;
• Desenvolver algoritmos de segmentação semântica de partes dos veículos;
• Desenvolver algoritmos de segmentação de instância de partes dos veículos;
• Estimação de horas de reparo a partir de informações visuais;
• Desenvolver sistemas de recomendação de peças a serem trocadas;
Algoritmos Paralelos de granularidade fina e suas Implementações em Arquiteturas Manycore Wellington Santos Martins Investigar qual modelo de computação é mais adequado para o projeto e implementação eficiente de algoritmos paralelos com excesso de paralelismo e granularidade fina em arquiteturas manycore;
Investigar quais otimizações (independentes da arquitetura) são mais importantes nas implementações destes algoritmos em arquiteturas manycore;
Desenvolver algoritmos paralelos de granularidade fina, e com excesso de paralelismo, e implementá-los em arquiteturas manycore.
Escolher aplicações adequadas para se beneficiar destas implementações em arquiteturas manycore.
Aplicação de Técnicas de Computação Ubíqua e Padrões de Informática em Saúde no Contexto do Monitoramento Remoto de Pacientes Domiciliares Sergio Teixeira de Carvalho O objetivo do projeto é investigar e aplicar técnicas de Computação Ubíqua e Padrões de Informática em Saúde, na implementação de uma solução computacional para o monitoramento remoto de pacientes domiciliares.
Os objetivos específicos são: Identificar requisitos dessa classe de aplicações; Investigar as técnicas computacionais considerando o uso de equipamentos do tipo sensores médicos, dispositivos móveis, smart watches e smart TVs presentes no ambiente domiciliar; Aplicar as técnicas por meio da implementação e avaliação de protótipos envolvendo diretamente o uso dos equipamentos.
Aplicando Métodos da Inteligência Artificial Para Validar e Corrigir Endereços de Entrega no Cenário do Ecommerce Celso Gonçalves Camilo Junior Estudar o uso de métodos da Inteligência Artificial para abordar o problema de validação e correção de endereços de entrega em ambiente do Ecommerce.
Em particular, tem-se os seguintes objetivos específicos:
• Analisar e agrupar problemas no endereço de entrega informados;
• Revisão bibliográfica para identificar métodos adequados para tratar os principais problemas;
• Identificar e estudar as heurísticas utilizadas na indústria do Ecommerce;
• Desenvolver heurísticas para tratar o problema;
• Avaliar desempenho das propostas com dados de cenário real; e
• Estudar métodos de visão computacional para identificar placas e informações de endereço em imagens.
Aprendizagem Colaborativa Utilizando Dispositivos Móveis para Alunos Cegos no Ensino Superior Deller James Ferreira Como mencionado anteriormente, o aprendizado móvel oferece oportunidades em relação à educação inclusiva. Assim, o objetivo central deste projeto de pesquisa é a implementação e teste de dois aplicativos educacionais acessíveis no ensino superior que favoreçam a aprendizagem colaborativa. O design da interface dos aplicativos deve prever o acesso universal, possibilitar processos colaborativos e educacionais entre alunos cegos e com visão, aplicar as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo da Web (WCAG) do Consórcio World Wide Web (W3C) e utilizar padrões de interação para dispositivos móveis que garantam uma interação homem-máquina adequada para alunos cegos e videntes.
Os objetivos específicos dessa pesquisa são descritos a seguir:
- Será realizado um levantamento bibliográfico sobre o estado da arte sobre o tema educação especial e novas tecnologias para embasar teoricamente a pesquisa e, também, os resultados encontrados na literatura serão analisados e sistematicamente apresentados.
- Será realizado um levantamento sobre os principais problemas envolvendo o uso educacional de tecnologias em geral e de tecnologias móveis por alunos cegos na Universidade Federal de Goiás (UFG), para prover subsídios para a construção dos aplicativos com respeito ao aspecto pedagógico.
- Será realizada uma investigação acerca dos principais problemas de aprendizagem, principalmente os que tiverem correlações com a interação dos alunos cegos com outros alunos na UFG, para prover subsídios para a construção dos aplicativos com respeito ao aspecto pedagógico.
- Será efetuada uma busca dos problemas de acesso ou outro problema que dificulte a realização de qualquer atividade de aprendizagem envolvendo alunos cegos na UFG, para prover subsídios para a construção dos aplicativos com respeito ao aspecto tecnológico.
- Pretendemos investigar como alunos e ex-alunos de graduação cegos interagem com interfaces de smartphones Android, usando as funcionalidades de acessibilidade disponíveis, apontando a facilidade ou dificuldade da interação delas com alguns padrões de interação, para prover subsídios para a construção dos aplicativos com respeito ao aspecto tecnológico.
- Desenvolveremos um aplicativo educacional visando facilitar a colaboração de cegos no ensino superior, priorizando a coordenação de atividades em grupo. Este aplicativo será uma ferramenta de aprendizagem para melhorar a coordenação de atividades quando alunos com visão e cegos estiverem trabalhando de modo colaborativo em um projeto acadêmico.
- Desenvolveremos aplicativo que será uma ferramenta para promover interações entre alunos cegos e videntes, objetivando um aumento da quantidade de interações assim como uma melhoria da qualidade das interações durante trabalhos realizados em grupo no ensino superior.
- Os aplicativos deverão passar em testes de acessibilidade, usabilidade e experiência do usuário. Testes de acessibilidade, usabilidade e experiência do usuário serão efetuados. Correções nos aplicativos e novos testes serão realizados quando necessários.
- Os resultados serão validados. O impacto educacional do uso dos aplicativos devem ser avaliados em turmas da graduação e pós-graduação da UFG, que contenham pelo menos um aluno cego.
Assistente Inteligente para Monitoramento de Cuidados Médicos Contínuos de Pacientes Crônicos Arlindo Rodrigues Galvão Filho O projeto tem como objetivo principal a elaboração de um assistente virtual inteligente que se comunique com pacientes por meio de uma interface de texto (linguagem natural) para auxiliar os cuidados médicos. A interface tem como objetivo principal a capacidade de compreender as intenções dos pacientes de maneira a extrair informações referentes a condição médica e avanço no tratamento além de ser capaz de fornecer informações médicas para os usuários, utilizando para isso busca em bases de conhecimento. Espera-se também que o assistente estimule o uso ativo pelos pacientes com uma experiência gamificada.


Aqui são listadas algumas etapas necessárias para se atingir o objetivo:
Estudar e avaliar protocolos médicos de monitoramento
Levantamento de bases de conhecimento da área de saúde
Mapear intenções relacionadas a problemas que serão tratados
Construir um modelo para reconhecimento de intenções e extração de informação
Modelar a interação por meio de modelos de Question-Answering
Construir uma base de conhecimento extraída de arquivos e datasets
Construir um modelo de Question-Answering capaz responder perguntas realizadas via linguagem natural por meio do uso de referência extraídas de uma base de conhecimento.
Gamificação do engajamento do paciente na interação com o assistente.
Objetivos secundários e exploratórios:
Interface de voz
Voz para texto (Speech-to-Text)
Texto para voz (Text-to-Speech)
Avanços e Soluções em Engenharia de Software para Sistemas de Informação e Sistemas-de-Sistemas visando Aplicações para Cidades Inteligentes Valdemar Vicente Graciano Neto Este projeto tem por objetivo criar e disseminar conhecimento e ferramental para dar suporte à engenharia de software para Sistemas de Informação, Sistemas-de-Sistemas, e Sistemas-de-Sistemas de Informação.
Os objetivos gerais são de três naturezas:
- Exploratório: visa reconhecer as limitações e necessidades existentes na área, e identificar os principais problemas a serem solucionados;
- Descritivo: objetiva caracterizar e descrever métodos, técnicas, processos, e ferramentas para suporte à engenharia de software
relacionada aos tipos de sistemas supracitados para dar suporte à análise em todas as etapas do desenvolvimento de software para cidades inteligentes;
- Explicativo: visa desenvolver, analisar, e avaliar cidades inteligentes mediante o arcabouço de conhecimento criado, além de explicar fenômenos importantes para estas classes de sistemas, tais como comportamentos emergentes.
Os objetivos específicos envolvem:
1. Propor técnicas, métodos, processos, abordagens, e ferramentas para concepção, análise, e avaliação de software para SI, SoS, e SdSI;
2. Avaliar as técnicas, abordagens e ferramentas propostas no objetivo 1;
3. Aplicar o conhecimento e ferramental obtido no avanço de cidades inteligentes, inicialmente no contexto do município de Goiânia;
4. Escrita e preparação de artigos e pôster para divulgar os resultados da pesquisa em conferências, bem como artigos de periódico para contribuir com os programas de pós-graduação do INF/UFG.
BrailleÈcran: uma ferramenta para suporte à entrada de texto com Braille em telas Sensíveis ao toque Hugo Alexandre Dantas do Nascimento O objetivo é apresentar uma ferramenta de apoio a alfabetização em Braille, utilizada em smartphones e smartwatches, que visa contribuir para a modernização do processo de ensino/aprendizagem, que ainda se baseia no tradicional conjunto reglete e pinça. Assim, este projeto, além de modernizar, busca contribuir, mesmo que indiretamente, para o resgate do interesse ao Sistema Braille, um pouco esquecido em prol, justamente, da evolução tecnológica, que possibilitou outros meios para leitura e escrita. Para isto, pretende-se utilizar métodos já prototipados e testados por pesquisadores do INF-UFG e UAB [2,6].
A ferramenta proposta neste trabalho será composta por uma película tátil de baixo custo produzida por impressora 3D e um aplicativo multiplataforma para suporte a entrada de texto em Braille. A película, uma fina estrutura física, será composta por elementos táteis que proverão: a célula Braille, botões para manipulação de texto, bem como texturas para percepção e autolocalização. Estabelecerá o tato do usuário cego ou de baixa visão com a tela lisa dos dispositivos móveis.
O aplicativo é alinhado com a película, identificando os caracteres inseridos na célula Braille e demais botões, como um teclado virtual. Além disso, complementa a interação por meio de feedbacks de áudio e vibração.
Ressalta-se, que a ferramenta pode ser utilizada em consonância com os atuais sistemas de acessibilidade [2,3]. Dada a sua estrutura, a ferramenta também proverá meios para que instrutores a utilizem como suporte ao processo de alfabetização Braille.
Classificação de Documentos e Extração Inteligente de Informações em Textos Jurídicos Arlindo Rodrigues Galvão Filho O objetivo deste projeto é a pesquisa e o desenvolvimento de algoritmos de reconhecimento de padrões em documentos jurídicos, dividido em dois objetivos principais.
1. A classificação de documentos jurídicos, seja por tipo ou por assunto;
2. A extração automatizada de informações relevantes, tais como valor de causa, nome de parte e jurisprudência.
Como resultado do projeto espera-se a descoberta de conhecimento e avaliação da factibilidade da aplicação deste tipo de paradigma para o problema proposto.
Classificação de Variedades de Cana de Açúcar Através de Sensoriamento Remoto Ronaldo Martins da Costa Objetivos Gerais:
O projeto tem por objetivo geral analisar técnicas aplicadas ao sensoriamento remoto desenvolvendo um método que utilize dados do sensor para a identificação e classificação de variedades decana-de-açúcar.
Objetivos Específicos:
•Realizar um estudo buscando na literatura o estado da arte sobre pesquisas envolvendo a identificação e discriminação de variedades de cana-de-açúcar por sensoriamento remoto;
•Estudar a aplicabilidade de uso de dispositivos, como o drone, para a obtenção de imagens e/ou vídeos de plantações de cana-de-açúcar;
•Estudar algoritmos, incluindo a aplicação de redes neurais profundas aos dados obtidos de imagens de satélite para criar um método que realize a identificação e discriminação de variedades de cana-de-açúcar;
•Desenvolver ferramentas que permitam a visualização e manipulação das imagens obtidas pelo sensor.
•Construção de uma ferramenta para utilização na Web, possibilitando a análise de dados de imagens contendo plantações de cana-de-açúcar por profissionais da área.
CloudNEXT – Evolução da Plataforma de Experimentação Bruno Oliveira Silvestre O projeto CloudNEXT (Cloud computiNg EXperimental Testbed) [1] foi um piloto em oferecer um conjunto de servidores baremetal que os pesquisadores possam utilizar para realizar suas pesquisas. São oferecidos um conjunto de servidores em um datacenter na USP e outro em Recife, interconectados entre si.
Este projeto de pesquisa terá como base o CloudNEXT e visa estudar e adaptar os métodos e tecnologias utilizadas no projeto piloto de forma a adequá-los para tecnologias cloud native (tecnologias focadas em nuvem), para que o CloudNEXT possaser oferecido pela infraestrutura cloud-based da RNP.
O acesso ao ambiente de experimentação será feito de forma remota, sendo necessário a customização de um portal de acesso web para agendamento de uso e um sistema de controle de acesso. Neste caso, a adaptação do portal do projeto FIBRE [2,3,4] poderá ser utilizado para esse fim, sendo necessário algumas adaptações.
As ferramentas como Ironic [5] ou FOG [6] serão investigadas como forma de atender a necessidade de implantação de sistemas operacionais customizados nos servidores. Cada uma dessas ferramentas possuem características e limitações que deverão ser analisadas para enquadramento no projeto e decisão de uso. Além disso, deve-se avaliar as ferramentas com foco na integração ao sistema de orquestração do ambiente de teste.
Além dos servidores, existe a demanda de configuração da infraestrutura de rede para que o pesquisador possa customizar as interconexões a fim de refletir os experimentos a serem realizados.
Várias dessas tarefas devem ser automatizadas para facilitar as customizações por experimento, retirando ao máximo tarefas rotineiras dos pesquisadores para simplificar o uso do ambiente de teste. Essa orquestração de tarefas no CloudNEXT será estudada e evoluída, considerando o uso de contêineres Kubernetes [7], o que garante redundância, resiliência, escala, monitoramento, etc.
Coloração total em grafos de Cayley Diane Castonguay Os principais objetivos deste projeto de pesquisa são:
- Provar que TCC é válido para grafos de Cayley;
- Provar que encontrar o número cromático total para os grafos de Cayley é NP-completo ou encontrar um algoritmo polinomial para calculá-lo;
- Fortalecer, e criar, colaborações com o supervisor e demais pesquisadores das instituições da região;
- Divulgar resultados obtidos em conferências e publicar artigos em revistas científicas da área;
COMBATE - Internet das Coisas (IoT) na Disseminação de Dados Oportunistas para o Combate ao Mosquito Aedes Aegypti em Cidades Inteligentes Sustentáveis Antônio Carlos de Oliveira Junior Este projeto explora i) a pro-atividade dos cidadãos exemplares, que estão dispostos a ajudar a manter as suas comunidades seguras, ii) o aumento das capacidades dos seus dispositivos móveis pessoais (por exemplo, processamento, armazenamento), iii) tecnologia de comunicação sem fio disponíveis (por exemplo, Wi-Fi), e iV) sensores embarcados (por exemplo a localização).
Desta forma, o projeto visa estudar, validar e implementar tecnologias e infraestruturas de comunicação baseadas em Redes Oportunistas Sem Fio Energeticamente Eficientes no contexto de disseminação de informações de saúde pública para melhorar a qualidade de vida da população de Goiás e do Brasil, facilitando a troca de informação e o acesso ao conhecimento para o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Pretende-se desenvolver soluções com baixos custos operacionais e que tire vantagem de contatos oportunistas que ocorrem entres os dispositivos e que possam ser utilizados para enviar/entregar informação entre estas zonas de risco e autoridades de saúde. Este projeto contempla cinco metas a serem alcançadas.
Meta 1 - Análise detalhada do estado da arte e definição do escopo do problema e casos de usos: Esta etapa inclui a análise das diferentes soluções existentes referente a disseminação oportunista e que sejam energicamente eficientes. Esta analise deverá descrever com precisão os aspectos positivos e negativos de cada solução, considerando o escopo do problema definido. Em seguida, dar-se-a a definição do escopo do problema, identificando um cenário genérico com casos de uso relevantes, identificando as restrições, suposições e requisitos a serem consideradas pelo projeto.
• Meta 2 - Estudo, especificação e desenvolvimento de soluções e algoritmos energicamente eficientes para disseminação oportunista dos dados de saúde pública: Após avaliação da soluções relevantes ao projeto, inicia-se o processo de desenvolvimento de soluções que serão utilizadas para ajudar no combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Pretende-se desenvolver diferentes soluções de disseminação oportunista energeticamente eficientes baseadas (ou não) em aspectos sociais que ajudem a melhorar a troca de informação. Assim, espera-se soluções que tirem vantagem de todo e qualquer contato entre os elementos presentes neste cenário para aumentar a probabilidade de entrega da informação.
• Meta 3 - Validação inicial: O processo de validação das soluções resultantes deste projeto será feito primeiramente através de simulações. Com as simulações, objetiva-se chegar a uma versão estável da solução, onde serão verificadas as vantagens e pontos a ser melhorados. Uma vez que se chegue a uma versão estável das soluções, segue-se para implementação nos dispositvos Android.
• Meta 4 - Implementação, validação e demonstração: Esta etapa consiste na implementação das soluções para serem executadas em dispositivos Android. Nesta meta o objetivo é desenvolver uma aplicação para a plataforma Android para encorajar e aumentar a participação dos cidadãos nos esforços de manutenção da saúde pública, a fim de manter uma sociedade livre da proliferação do mosquito Aedes aegypti. Com o aplicativo, os usuários (ou seja, os cidadãos) podem facilmente se envolver em esforços de saúde pública para ajudar as respectivas autoridades na identificação de situações de foco do mosquito, e na manutenção do bem-estar social. Do ponto de vista do usuário, o aplicativo permite o usuário relatar qualquer situação (por exemplo, foco de larvas do mosquito, locais suspeitos de foco do mosquito) por meio de fotos e localização. Do ponto de vista da aplicação, a informação é disseminada através de contatos oportunistas entre os diferentes dispositivos dos usuários até que chegue aos destinos pretendidos para que sejam tomadas ações adequadas.
• Meta 5 - Formação de mão-de-obra qualificada e disseminação de informação: Os resultados serão descritos em artigos científicos e submetidos a workshops/conferências/periódicos nacionais e internacionais, buscando uma maior visibilidade para os centros de pesquisas e universidades envolvidas, fortalecendo seus programas de pós-graduação, e estimulando e qualificado ainda mais seus alunos e pesquisadores. Os artigos proporcionarão visibilidade para a UFG como instituição proponente e para o CNPq, pois é a entidade financiadora deste projeto. Os recursos deste projeto fornecerão meios para o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e doutorado. Através dos setores de Inovação Tecnológica, Propriedade Intelectual e Incubação de Empresas, este projeto buscará parceiros junto a iniciativa pública e privada no que diz respeito à transferência de tecnologia e de estímulo para a criação de empresas de base tecnológica para a região. Experiências bem sucedidas de transferência de tecnologia envolvendo os participantes deste projeto com a empresa de telecomunicação NTT DoCoMo do Japão resultaram em produtos, artigos, patentes e terá retorno econômico para a universidade e Estado de Goiás.
Complexidade algorítmica de h-atribuição de papéis em produtos de grafos Elisângela Silva Dias • Objetivo 1: Relacionar a h-atribuição de papéis de G e complemento de G ao seu produto complementar G e seu complemento.
• Objetivo 2: Encontrar condições para que um grafo com h-atribuição de papéis tenha uma (h + a)-atribuição de papéis para um a em Z dado.
• Objetivo 3: Determinar se o problema de encontrar uma h-atribuição de papel é P ou NP-Completo para produto complementar.
• Objetivo 4: Estudar a h-atribuição de papéis nos grafos produtos lexicográficos.
Complexidade Computacional de Problemas de Deleção de Vértices em Grafos Julliano Rosa Nascimento Pretende-se obter caracterizações, limites, igualdades, algoritmos e/ou resultados de complexidade para alguns problemas de deleção de vértices em grafos. Os objetivos específicos compreendem:
(1) Determinar a complexidade de Deleção de Vértices quando C e C' são
(a) grafos perfeitos e suas subclasses;
(b) produtos de grafos.
(2) Determinar a complexidade de Deleção de Vértices quando C é a classe dos grafos de intervalo e C' é a classe dos grafos de intervalo unitário.
Conjuntos dominantes e algumas variações em grafos com restrição de cintura Márcia Rodrigues Cappelle Santana Nosso principal objetivo neste projeto é o de investigar classes de grafos para os quais problemas de dominação ainda não foram totalmente resolvidos e apresentar novos resultados relacionados.
A pesquisa terá como objetivos específicos iniciais:
* Para algumas classes específicas de grafos, determinar fórmulas fechadas, se existentes, e limites para a diferença de independência e a cardinalidade mínima de conjuntos:
- dominantes localizadores (independentes, abertos, independentes abertos);
- códigos identificadores (independentes);
* Caracterizar grafos em Mr com cinturas 6 e 7, sem folhas;
* Caracterizar classes de grafos com restrição de cintura que são quase bem-cobertos;
* Caracterizar árvores em Mr para r >= 3;
* Investigar a complexidade parametrizada de problemas relacionados a conjuntos dominantes e suas variações.
Ainda, temos os seguintes objetivos institucionais:
* Contribuir para o desenvolvimento científico no nosso estado e para melhoria da pós-graduação do Instituto de Informática através de escrita de artigos científicos com os resultados obtidos.
* Fortalecer e aumentar a parceria com o programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
* Contribuir com a formação de recursos humanos através da ampliação e consolidação do tema de pesquisa que será desenvolvido através deste projeto.
CONVEXIDADE EM GRAFOS: Complexidade computacional e caracterizações Erika Morais Martins Coelho Objetivo geral
O principal objetivo deste projeto teórico é o de estudar os parâmetros de convexidade tais como, número de intervalo, número envoltório, número de Carathéodory e número de iterações, em classes específicas de grafos e produto de grafos. Nota-se o grande número de resultados teóricos envolvendo os parâmetros de convexidade, ressaltando a importância desse tema. Por outro lado, verifica-se que ainda há muitas classes não determinadas e parâmetros ainda muito pouco investigados como, por exemplo, o número de Carathéodory na convexidade geodética e o número de iteração. Assim, deseja-se obter caracterizações, algoritmos de tempo polinomial e/ou provas de NP-completude para os parâmetros mencionados.
As demonstrações envolvendo complexidade computacional e caracterizações, em sua grande maioria, são de difícil obtenção. Às vezes, torna-se necessário implementação de rotinas/programas que façam, por força bruta, o cálculo desses parâmetros. Essas implementações auxiliam na elaboração de conjecturas, envolvendo limites e igualdades, em classes específicas de grafos. Essas conjecturas posteriormente poderão ser provadas ou refutadas. Nesse contexto, um dos objetivos do projeto é a implementação de rotinas e realização de testes com classes específicas de pequena ordem, para a proposição de conjecturas e obtenção de resultados dos parâmetros mencionados.
Objetivos específicos
Durante o desenvolvimento deste projeto, deseja-se alcançar os seguintes objetivos específicos:
• determinar o número de intervalo, i_P_3 e i_g , para produtos de grafos;
• estudar os números c_g e c_P_3 para produto cartesiano de grafos estabelecendo se a determinação desses números é um problema NP-completo ou se é possível obter algoritmos de tempo polinomial;
• determinar c_g e c_P_3 para classes gerais de grafos, para produtos de grafos e classes com diâmetro reduzido;
• determinar se encontrar h_g pode ser feito em tempo polinomial para prismas complementares;
• estudar a determinação de c_g considerando os prismas complementares;
• estudar o número de iteração nas convexidades mencionadas;
• ajudar na consolidação do grupo de pesquisa na área de fundamentos do INF/UFG, com publicação dos resultados obtidos e orientação de alunos de mestrado e doutorado;
• contribuir na formação de recursos humanos, com orientações de alunos;
• submeter os resultados de pesquisas para conferências da área.
DEEPCARDIO VET - Análise de Batimentos Cardíacos de Cães para Detecção de Doenças Cardiovasculares Utilizando Redes Neurais Profundas Ronaldo Martins da Costa Objetivo geral: Contribuir para o desenvolvimento da tecnologia nacional desenvolvendo pesquisas na área de aprendizado de máquina aplicadas ao auxílio ao diagnóstico rápido de doenças cardiovasculares em cães
Objetivos específicos:
* Adquirir conhecimentos básicos sobre fisiologia cardíaca de cães para aplicação de técnicas de detecção de patologias cardíacas;
* Implementar uma arquitetura de rede neural profunda especializada em classificar áudios de batimentos cardíacos sem a necessidade prévia da segmentação dos sons;
* Aplicar técnicas de Inteligência artificial para coletar, analisar e classificar sons cardíacos caninos de acordo com parâmetros de veracidade estabelecidos;
* Desenvolver interfaces de acesso ao sistema inteligente para análise dos batimentos cardíacos e diagnóstico de problemas valvares;
Desenvolvimento de algoritmo branch-and-price para o MKP, com uso de GPU’s para resolver o subproblema de pricing Humberto José Longo Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral o desenvolvimento de algoritmo branch-and-price para a resolução do MKP.
Este algoritmo deverá utilizar paralelização em GPU's para computar o subproblema de pricing. Ao final da pesquisa deverá ser possível realizar uma comparação dos resultados obtidos na literatura da área com aqueles gerado pelo algoritmo branch-and-price a ser desenvolvido. Durante a pesquisa, outros objetivos também deverão ser alcançados:
a) estabelecer, com o objetivo de documentar, o estado da arte em relação aos: (i) métodos exatos existentes para solucionar o MKP e (ii) métodos que utilizam processos de GPU's e paralelização em sua resolução, identificando as limitações e pontos fortes de tais métodos.
b) qualificar estudantes na área do projeto, com treinamento e formação avançada em tópicos como: (i) modelagem de problemas em programação linear e inteira, (ii) decomposição de problemas de programação linear e inteira, (iii) método de geraçãode colunas e suas variantes e (iv) algoritmos \emph{branch-and-bound} e suas variantes.
c) desenvolver algoritmos eficientes para resolver o subproblema de geração de colunas (pricing) e implementá-los usando programação paralela em GPU's.
d) desenvolver algoritmo branch-and-price para o MKP, ou seja, integrar a técnica de geração de colunas ao método branch-and-bound.
e) comparar os resultados obtidos com os de outros trabalhos da literatura, principalmente com os gerados pelas melhores resoluções existentes para o MKP, por meio de testes computacionais com o algoritmo desenvolvido.
Desenvolvimento de aplicações para Internet das Coisas Iwens Gervasio Sene Junior -Objetivo Geral Com o projeto almeja alcançar o objetivo de como emergir toda a complexidade da programação para simplificar o processo de uso da infraestrutura de IoT que:
1) Fornece abstrações simples e versáteis para definir metas, comunicação, disseminação de dados e execução remota.
2) Constitui uma estrutura para coordenação de aplicativos que pode ser usada para implementar algoritmos sofisticados que atendem às necessidades do usuário de acordo com o número de dispositivos e a heterogeneidade do sistema de sistemas de IoT.
- Objetivos Específicos:
- explorar como os sistemas de software emergentes também podem ser utilizados tanto por humanos quanto por geradores de código para abstrair a complexidade da programação.
- contribuir com o grupo de pesquisa na área de sistemas distribuídos do INF/UFG, com publicações dos resultados obtidos e orientações de alunos no Programa de Pós Graduação;
- colaborar na formação de recursos humanos, com orientações de alunos;
- elevar a participação dos membros do grupo em conferências.
- proporcionar o intercâmbio com outras instituições nacionais e internacionais.
Desenvolvimento de mecanismos, baseados em Inteligência Artificial, para extração de conhecimento de um corpus textual com interface em Linguagem Natural. Cedric Luiz de Carvalho Este projeto tem como objetivo explorar os mais modernos recursos disponíveis para o Processamento de Linguagem Natural a fim de aprimorar técnicas existentes e/ou desenvolver novas técnicas e ferramentas para a língua portuguesa, especialmente aquelas que envolvem tarefas de pergunta e resposta e também de diálogos entre homem e máquina. O uso dessas técnicas/ferramentas permitirá a extração de conhecimento armazenado em um conjunto de documentos textuais (corpus), seja por meio de perguntas isoladas ou por mecanismos de diálogo entre o homem e a máquina.
Desenvolvimento de soluções para participação de pessoas surdas na Engenharia de Software Cássio Leonardo Rodrigues Objetivo geral deste projeto é desenvolver processos e ferramentas da Engenharia de Requisitos, Projeto, Construção e Teste de Software para inclusão de surdos como Engenheiro de Software e/ou como usuário final do software.
Tal objetivo pode ser decomposto nas seguintes metas:
1. Desenvolver processo de engenharia de requisitos de software com stakeholders surdos.
2. Identificar e propor ferramentas que dão suporte ao processo de engenharia de requisitos de software com stakeholders surdos.

3. Aplicar o processo e as ferramentas da engenharia de requisitos de software com stakeholders surdos no desenvolvimento de novos sistemas que interage com pessoa surda.
4. Estender frameworks para contemplar demandas de software em línguas de sinais.
5. Aplicar as soluções de frameworks desenvolvidas no projeto no desenvolvimentos de novos sistemas que interagem com pessoa surda.
6. Avaliação da aplicabilidade de ferramentas de tradução para Libras no processo de desenvolvimento de software que interage com pessoa surda.
7. Identificar e propor processos e ferramentas para o teste de sistema e de aceitação para software que interage com usuário surdo.
8. Testar software que interage com pessoa surda.
Desenvolvimento de um Apresentador Virtual em Português Brasileiro Anderson da Silva Soares O projeto do projeto é o desenvolvimento de um apresentador virtual com português brasileiro capaz de interagir com um ser humano pela interface conversacional de voz e vídeo. Em particular, tem-se os seguintes objetivos específicos:
● Desenvolvimento de algoritmos de text-to-voice para português do Brasil;
● Desenvolvimento de algoritmos de reconhecimento de fala para português do Brasil;
● Desenvolvimento de algoritmos de sintetização de vídeo e animação de vídeo;
● Algoritmos de reconhecimento biométrico por face e voz para interação com o usuário;
Desenvolvimento de uma plataforma de auto aprendizado de máquina com interpretabilidade de modelos para prescrição de ações Telma Woerle de Lima Soares O projeto tem como objetivo principal a pesquisa e o desenvolvimento de um plataforma computacional de auto aprendizado de máquina, que explore a automação de algumas etapas e seja capaz de balancear entre a acurácia e interpretabilidade do modelo. Espera-se que a plataforma será avaliada em diferentes campos de aplicação de problemas reais.
Objetivos específicos:
Consolidar um novo grupo de pesquisa de ciência de dados;
Consolidar e evoluir os estudos de auto aprendizado de máquina;
Consolidar e evoluir técnicas de interpretabilidade de modelos;
Avaliar a possibilidade de prescrições a partir da interpretabilidade;
Assimilar e compreender necessidades de projetos de ML em novos campos de aplicação;
Desenvolvimento e Análise de Métodos de Aprendizagem Profunda em Visão Computacional Aplicados em Dispositivos com Recursos Computacionais Limitados Ricardo Augusto Pereira Franco Este projeto de pesquisa possui dois objetivos principais: 1o) desenvolver e aplicar algoritmos de aprendizagem profunda em visão computacional para realizar a identificação e a inferência de objetos por meio de simulações computacionais; e 2o) analisar a viabilidade da implementação e da execução de algoritmos de visão computacional em dispositivos com recursos computacionais limitados. Para atingir esses objetivos, serão desenvolvidos e aplicados métodos de identificação de objetos, segmentação semântica, segmentação de instâncias e segmentação panóptica.
Além disso, serão utilizados dispositivos com recursos limitados, que podem ser utilizados como sistemas embarcados, para verificar a aplicabilidade de algoritmos de visão computacional baseado em aprendizagem profunda nesses sistemas.
Espera-se que, ao final dessa pesquisa, sejam desenvolvidos, simulados e implementados algoritmos específicos em dispositivos com recursos limitados e que seja analisada a relação entre o custo computacional dos algoritmos de visão computacional desenvolvidos e a capacidade de processamento dos algoritmos em dispositivos com recursos limitados.
Vinculado aos objetivos principais deste projeto de pesquisa, visa-se atingir três objetivos específicos:
• Desenvolver métodos de aprendizagem profunda que realizem a identificação e classificação de objetos com oclusão parcial;
• Realizar a implementação e análise de desempenho (ex.: tempo de processamento) de algoritmos de visão computacional com aprendizagem profunda em dispositivos com recursos limitados que podem ser utilizados como sistemas embarcados;
• Preparação e escrita de artigos científicos para a divulgação dos resultados da pesquisa em conferências e periódicos visando contribuir com a difusão de conhecimentos produzidos no Instituto de Informática – INF/UFG.
Desenvolvimento e construção de banco de dados de imagens e de algoritmos de visão computacional para detecção de objetos em cenas urbanas para veículos Gustavo Teodoro Laureano Esta pesquisa tem como principal objetivo o desenvolvimento de algoritmos inteligentes para segmentação e detecção de objetos em cenas urbanas para aplicações de navegação autônoma.
Em particular, tem-se os seguintes objetivos específicos:
Criação de um dataset apropriado ao escopo deste projeto;
Desenvolver algoritmos de detecção e classificação de objetos;
Desenvolver algoritmos de segmentação semântica e de instâncias para cenas urbanas;
Desenvolvimento de conhecimento e recursos humanos na área de navegação autônoma.
Emergent Systems for Smart Cities: An Approach based on Domain-Specific Middleware and Microservices Fábio Moreira Costa This proposal is for a 2-year research project that builds on complementary previous research from the two partners. The aim is twofold: to explore new avenues of research by combining the emergent systems approach with the Model-Driven Domain-Specific Middleware (MD-DSM) approach proposed by the overseas partner, and to broaden the applicability of the research on emergent systems developed by the UK partner (by investigating use cases related to smart city environments). In particular, the UK partner will bring their consolidated expertise on dynamic, automated assembly of optimal and correct component-based systems, while the overseas partner will contribute expertise on the use of high-level intent models as input for the automated generation of application and systems software.
Specific Objectives:
-Explore and evaluate the benefits of the use of domain-specific modeling languages to produce high-level application models for use as input to the automated generation of software in the emergent systems approach.
-Explore the use of emergent systems techniques to improve the MD-DSM approach concerning the feasibility of the automated generation of adaptive middleware systems.
-Considering the broad application domain of smart cities, understand the new requirements and implications that this type of environment raises for the emergent systems approach, considering, e.g., issues of scalability and cross-domain interoperability.
-Develop, implement and evaluate a new approach for the engineering of smart city software based on emergent systems and domain-specific middleware.
Empatia e Aprendizagem Colaborativa para o Ensino Inclusivo: Contornando o Problema da Evasão das Meninas na Computação Deller James Ferreira Com base no cenário apresentado anteriormente, o objetivo geral desta pesquisa consiste em aumentar o sentimento de pertencimento de meninas nos cursos de computação promovendo a empatia nas relações acadêmicas utilizando aprendizagem colaborativa apoiada por computador, diminuindo a evasão do público feminino dos cursos de computação. Para alcançar o objetivo, será criado um método com base em um esquema de codificação de discurso empático para apoiar o professor em sala de aula, a promover o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos.
Os objetivos específicos dessa pesquisa são descritos a seguir:
- Será realizado um levantamento sobre os principais problemas que mulheres na computação enfrentam no meio acadêmico, buscando evidenciar que o problema do isolamento é frequente e possui consequências negativas na vida acadêmica das discentes.
- Será realizado um levantamento bibliográfico sobre o estado da arte dos temas empatia, sentimento de pertencimento por alunos de graduação e aprendizagem colaborativa apoiada por computador. Os resultados encontrados na literatura serão analisados e sistematicamente organizados para prover subsídios para a criação do método de ensino.
- Será elaborado um método de ensino com base nos preceitos da aprendizagem colaborativa e democracia deliberativa (Fishkin, 2018; Miller, 2018).
- Será aplicado o método desenvolvido na pesquisa de discurso empático (Meng, 2018) envolvendo o uso educacional de uma tecnologia que permita discussões online, por alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano (IFGOIANO) e Universidade Estadual de Goiás (UEG), almejando (repetir o que está no objetivo geral com outras palavras, mas sem mudar muito), e consequentemente, a diminuição da evasão de meninas dos cursos de computação.
- Os resultados serão validados. O impacto educacional do uso do método deve ser avaliado em turmas de graduação, que contenham pelo menos uma aluna.
Enriquecimento Semântico de uma Rede de Informação Heterogênea com Dados de Saúde Ambiental Renato de Freitas Bulcão Neto O objetivo geral desta pesquisa consiste em enriquecer semanticamente uma Rede de Informação Heterogênea em Saúde (RIHS) com dados ambientais, em especial, aqueles adquiridos de sensores.
Uma RIHS tem sido construída no contexto do projeto FAPESP n° 16/13206-4 coordenado pela pesquisadora colaboradora deste projeto (FAPESP, 2017). Atualmente, esta RIHS relaciona artigos científicos da área de Saúde, casos clínicos de pacientes e laudos de imagens radiológicas (POLLETTINI et al., 2012; 2014; MACEDO et al., 2016; 2018a). Entretanto, até o presente momento, esta RIHS não contém e relaciona dados ambientais.
No referido projeto FAPESP, desde março de 2018, o proponente também tem auxiliado na definição de uma Arquitetura Conceitual para sistemas que manipulam RIHS (ACRIHS) junto ao grupo de pesquisa de sua colaboradora, profa. Alessandra Macedo (MACEDO et al., 2018b). A ACRIHS reúne conceitos e práticas de Extração de Informação, Recuperação de Informação, Terminologias da área de Saúde, Representação de Conhecimento, Web Semântica e Aprendizado de Máquina na forma de componentes de software orquestrados para a coleta, o pré-processamento, a modelagem, a integração e o enriquecimento semântico de informação em Saúde.
Para atingir o objetivo geral desta pesquisa, são definidos os seguintes objetivos específicos:
a) adquirir dados ambientais direta ou indiretamente (por meio do acesso e leitura de conjuntos de dados públicos disponíveis
na Internet extraídos de sensores) de sensores físicos e/ou lógicos (i.e. serviços Web);
b) realizar o pré-processamento dos dados adquiridos;
c) representar os dados pré-processados sob uma estrutura padrão;
d) atribuir semântica consensual da área de Saúde aos dados pré-processados;
e) integrar esses dados semanticamente enriquecidos à RIHS existente;
f) desenvolver protótipos de software que validem o enriquecimento semântico da RIHS.
Ensino/aprendizagem da computação para pessoas com deficiência (PcD) Elisângela Silva Dias a. Objetivo geral
Analisar o ensino/aprendizagem e as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência nos cursos de computação.
b. Objetivos específicos
- Analisar os tipos de acessibilidades necessitadas pelos alunos;
- Investigar quais as tecnologias assistivas são utilizadas para facilitar a acessibilidade.
Estratégia de produto de software centrada na multidão: uma abordagem baseada em modelos de linguagens neurais Adailton Ferreira de Araujo O objetivo geral deste projeto é desenvolver uma nova abordagem para análise automática de revisões de app, baseada em Modelos de Linguagens Neurais, capaz de compreender aspectos semânticos presentes nas opiniões dos usuários de software. Para atingir o objetivo geral do projeto, são propostos os seguintes objetivos específicos:
1) Investigar, desenvolver e avaliar métodos de extração de requisitos de revisões app baseados em Modelos de Linguagens Neurais.
2) Investigar, desenvolver e avaliar métodos de agrupamento de requisitos baseados em Modelos de Linguagens Neurais.
3) Avaliar o desempenho de Modelos de Linguagens Neurais para classificação, análise de sentimento e ranqueamento de revisões de app.
Estudo e Adaptação de Algoritmos Convencionais para Identificação e Reconhecimento de Pessoas em Imagens Gigapixel Cristiane Bastos Rocha Ferreira **Objetivo Geral**
O objetivo geral dessa pesquisa é realizar um estudo e verificar necessidades de adaptação de algoritmos convencionais de identificação e reconhecimento de pessoas em imagens Gigapixel.
**Objetivos Específicos**
Como objetivos específicos desse trabalho, temos:
• desenvolver estratégia para percorrer imagens Gigapixel, bem como analisar variação de tamanhos da janela deslizante para tal fim;
• verificar necessidade de adaptação de algoritmos convencionais de identificação e reconhecimento de pessoas em imagens Gigapixel;
• desenvolver análise multirresolução para imagens Gigapixel no contexto de identificação e reconhecimento de pessoas;
• analisar adaptações de algoritmos para abordagens em paralelo.
Estudo e Desenvolvimento de Técnicas de Verificação e Validação de Software e Ferramentas Relacionadas para o Centro de Tecnologia de Software do INF/UFG Edmundo Sérgio Spoto O principal objetivo deste projeto é a criação do Laboratório de Teste de Software do INF/UFG para atender as necessidades de pesquisa, ensino e extensão relacionados a essa área do conhecimento, além de atender as necessidades de empresas externas que desenvolvem software e necessitam melhorar os seus processos de teste ou que buscam a melhoria da qualidade de seus produtos. Outra atividade a ser executada é a certificação de Programa Aplicativo Fiscal – Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF), a partir de convênio estabelecido entre a Universidade Federal de Goiás e a Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás, conforme ATO COTEPE/ICMS N° 22/09 (anexo). A certificação segue as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). A partir de diferentes técnicas de Validação e Verificação de software pretende-se elaborar comparações entre elas, gerando listas de vantagens e desvantagens que cada uma proporciona, bem como propondo o desenvolvimento de novos critérios e estratégias de testes. Para isso o laboratório será preparado para atuar como um centro de avaliação de diferentes tipos de software que servirão como estudos de casos e que estarão sendo avaliados com diferentes finalidades. No caso dos produtos PAF-ECF, a avaliação para certificação deve ser solicitada pelas empresas desenvolvedoras e proprietárias dos softwares. Após as avaliações realizadas o INF emitirá um laudo técnico contendo os resultados da avaliação que pode estar ou não em conformidade com o roteiro de teste utilizado. Em caso de não conformidades, será emitido um relatório das discrepâncias identificadas que pode ser utilizada pela empresa para a melhoria do PAF-ECF. Para as pesquisas locais serão gerados planilhas de resultados e comparações das técnicas que foram envolvidas. Como objetivo específico o Laboratório de Teste de Software do INF/UFG será preparado para um ambiente de ensino e aprendizado para os alunos de graduação e pós-graduação dos cursos do Instituto de Informática, podendo também atender as necessidades externas em relação ao apoio ao teste de software e treinamentos relacionados para empresas da região.
Estudos sobre tomada de decisão para compra e venda de ações no mercado de bolsa de valores baseados em dados de redes sociais e internet Deborah Silva Alves Fernandes Geral
Construção de modelo de conhecimento sobre dinâmica humana obtida de dados de redes sociais e internet para auxílio à tomada de decisão em compra e venda de ações no mercado de bolsa de valores.
Específicos
Pretende-se alcançar com o projeto em questão os seguinte objetivos específicos:
- Composição de um banco de dados com mensagens de redes sociais e dados de internet dentro do escopo do trabalho;
- Composição de um banco de dados sobre histórico de preços e volume de negociação de ações;
- Construção de um modelo de pré-processamento de dados de internet a ser adotado juntamente com a coleta de dados em tempo real;
- Desenvolvimento de base de treinamento para sistemas de análise de sentimento de mensagens de redes sociais online voltadas ao escopo deste trabalho;
- Desenvolvimento de plataforma computacional para suporte a tomada de decisão de compra e venda de ações no mercado financeiro de bolsa de valores.
Forecast – Modelo de Inteligência Artificial Para Predição de Mutagenicidade de Compostos Naturais da Biodiversidade Brasileira Arlindo Rodrigues Galvão Filho Desenvolver uma ferramenta computacional de Relações Quantitativas entre Estrutura e Toxicidade (QSAR) embarcada com métodos de aprendizado de máquina ou aprendizado profundo (inteligência artificial) com a finalidade de predizer a mutagenicidade através do teste de Ames para compostos químicos presentes na biodiversidade brasileira.
Geração de datasets sintéticos com transferência de conhecimento para cenas reais com aplicações para segurança veicular e de pedestres Anderson da Silva Soares Esta pesquisa tem como principal objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de algoritmos inteligentes capazes de transferir conhecimento de uma rede neural artificial para imagens reais de cenas de segurança para eventos de veículos e pedestres em cenas urbanas.
Implantação do Centro de Excelência em Inteligência Artificial Anderson da Silva Soares Estruturar um Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) para a execução de projetos de inovação empresarial e projetos estratégicos no setor público. Estima-se um investimento de até 50 milhões de reais divididos entre o setor privado e público para execução de vários projetos na temática de Inteligência Artificial e áreas correlatas.
Inspeção visual inteligente para detecção de pragas e doenças Ricardo Augusto Pereira Franco O objetivo deste projeto é aprimorar os modelos de aprendizado profundo do aplicativo da Agroneural para aumentar os índices de assertividade e diminuir os esforços de setup e absorção de novos tipos de pragas ou doenças.
O aumento dos índices de assertividade será perseguido com a pesquisa e implementação de novas arquiteturas de redes neurais reportadas na literatura. A redução do tempo de setup será perseguida com a pesquisa e implementação de modelos zero-shot e few-shots pré treinados que em hipótese seriam capazes de absorver novas classes de pragas ou doenças com retreinos mínimos.
Inteligência Artificial Aplicada a Avaliação Automatizada de Exames Ecocardiograma para Apoio a Decisão Médica Ronaldo Martins da Costa Objetivo Geral
Desenvolver um método de auxílio ao Diagnóstico Apoiado por Computador (Computer Aided Diagnosis) para detecção de doenças cardíacas, aplicando técnicas de Inteligência Artificial (IA) em imagens gerados por exame ecocardiograma
Objetivos específicos
§ Realizar uma revisão sistemática sobre o estado da arte de IA aplicado ao ECO;
§ Realizar um estudo aprofundado de técnicas de IA para Visão Computacional (VC) que poderão ser aplicadas a detecção de patologias cardíacas.
§ Implementar técnicas de abordagens existentes de IA para identificar, analisar e classificar patologias cardíacas em ECO usando dados reais;
§ Realizar experimentos empíricos e testes com as implementações;
§ Criar um modelo de ML multitarefa otimizado para a inferência no sistema de apoio a decisão médico;
§ Desenvolver uma ferramenta web para apoio a decisão do médico usando o modelo proposto. Sua função é analisar as imagens do exame ecocardiograma e retornar ao médico um relatório com as patologias ou normalidade.
Inteligência artificial no desenvolvimento de um robô de monitoramento para condomínios Gustavo Teodoro Laureano O principal objetivo do projeto é a demonstração de funções críticas de um produto de vigilância praticada por veículo autônomo no contexto de condomínios horizontais. Em particular, tem-se os seguintes objetivos específicos:
Desenvolvimento do módulo Broker, cujo papel é o consumo das mensagens da API Sara, já desenvolvida pela Synkar, e o envio de missões ao robô. Inicialmente, as informações consumidas pela Noleak constituem o objeto “pessoa”, com sua posição no mapa, definidas pelas coordenadas X, Y e Z; imagem original com o objeto detectado pela câmera embarcada ao robô; e as coordenadas do bounding box da pessoa detectada. Essas informações comporão a base de treinamento para o sistema Noleak Agatha, desenvolvido pela empresa Noleak, para a construção de modelos para o reconhecimento de comportamentos usuais no contexto da aplicação e alertas no caso de detecção de anomalias. Já as mensagens transmitidas ao robô constituem rotas/missões e acionamento de periféricos.
Melhoria do sistema embarcado para detecção humana e criação de um novo módulo que indexa a posição no mapa do ambiente. Esse sistema utilizará como base as imagens das câmeras dos veículos e a triangulação da detecção a partir das imagens de profundidade. Essas informações serão filtradas com a informação de localização e mapeamento disponibilizados pelo sistema autônomo Synkar para gerar o posicionamento estimado no mapa do ambiente

Desenvolvimento de sistema de controle com interface gráfica para configuração, comunicação, gestão de alertas do sistema e acompanhamento dos veículos.
Inteligência Artificial Para Análise de Documentos no Contexto do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás Celso Gonçalves Camilo Junior O objetivo do projeto é a automação parcial da auditoria dos documentos processados pelo TCM-GO, tornando o processo mais rápido e escalável. Em particular, tem-se os seguintes objetivos específicos:
-Desenvolver um extrator de informações relevantes de documentos.
-Estruturar informação extraída dos documentos em banco de dados.
-Desenvolver ferramentas de saneamento das informações extraídas dos documentos.
-Desenvolver uma ferramenta de classificação de documentos.
-Melhoria na qualidade das informações obtidas.
-Integrar essas ferramentas no sistema já existente do TCM-GO.
Inteligência Artificial para automação de checagem de produtos em comércio varejista Lucas Araújo Pereira O principal objetivo do projeto é a pesquisa, o desenvolvimento e a demonstração de funções críticas de um produto de check out automatizado a partir de um sistema de visão computacional. Em particular, tem-se os seguintes objetivos específicos:
Construção e anotação de um banco de dados de detecção e localização de códigos de barras e objetos durante situações típicas de compras com a utilização do carrinho inteligente desenvolvido pelas empresas patrocinadoras do projeto;
Pesquisa e implementação de técnicas de reconhecimento de padrões aderentes aos desafios apresentados anteriormente;
Pesquisa da relação entre custo e efetividade de soluções considerando custo de equipamentos necessários para implantação dos algoritmos.
Inteligência Artificial para auxílio de ações que visam à redução da evasão no ensino superior Anderson da Silva Soares O objetivo deste projeto é a realização de uma pesquisa e o desenvolvimento experimental de soluções baseadas em Inteligência Artificial para predição da evasão acadêmica e para apoiar intervenções pedagógicas no contexto de seis escolas superiores.
Inter-relação entre Estados Mentais e Cores e Sons Percebidos por Meio de Feedback Contínuo Hugo Alexandre Dantas do Nascimento O objetivo principal do projeto de pesquisa é investigar possíveis relações não triviais entre estados mentais e sons e cores produzidos por um dispositivo, por meio de um processo de retroalimentação contínua. A pesquisa tem dois objetivos específicos: explorar como podemos induzir um estado mental específico (como de tranquilidade, felicidade, etc.) por meio da geração de imagens coloridas e sons; e como utilizar dados de um participante humano coletados por sensores para criar imagens e sons artísticos.
IODup: Identificação Online de Duplicatas – Fase II Leonardo Andrade Ribeiro O objetivo geral desta proposta é desenvolver técnicas, algoritmos e aplicações para reduzir a latência de dados em sistemas de Big Data através da identificação de duplicatas de maneira efetiva, eficiente e escalável. Para isso, além do aprofundamento de técnicas já desenvolvidas, a segunda fase do projeto IODup irá ampliar seu escopo para cobrir mais aspectos do processo de identificação de duplicatas. O desenvolvimento de algoritmos de similaridade depende de diversos fatores, como noção de similaridade empregada, tipos dos dados, tipo de operação e ambiente de processamento. Diferentes combinações desses fatores suscitam a concepção de novas técnicas, propiciando, com isso, um rico espaço de pesquisa. A ampliação do escopo do IODup também se dará através da composição dos algoritmos propostos com técnicas de classificação para o desenvolvimento de uma aplicação completa de identificação de duplicatas, estudo e avaliação de técnicas de deep learning para identificação de duplicatas e avaliação do emprego de sistemas orientados a grafos para representação e manipulação de duplicatas.
A partir do objetivo geral descrito acima, os objetivos específicos são detalhados a seguir.
1. Expressões de similaridade complexas sobre dados representados por múltiplos atributos: a maioria dos algoritmos de similaridade assumem que os dados são representados por um único atributo, sobre o qual um único de predicado de similaridade é aplicado [21]. Entretanto, dados reais são tipicamente representados por múltiplos atributos. Abordagens como selecionar um único atributo para cálculo de similaridade ou concatenação de valores de múltiplos atributos podem comprometer a qualidade dos resultados. Uma solução mais interessante seria permitir a definição de predicados de similaridade sobre cada atributo em consideração e combinar esses predicados usando conectores lógicos para obter uma expressão complexa de similaridade. Resultados iniciais já foram obtidos no âmbito do projeto IODup em ambientes distribuídos [20]. Entretanto, o trabalho anterior focou principal no aspecto da distribuição dos dados, sem realizar modificações na estrutura do algoritmo de similaridade empregado [22].
2. Algoritmos de similaridade sobre fluxo de dados: como mencionado anteriormente, uma das características de Big Data é a velocidade de ingestão e a rapidez necessária para processamento desses dados. Processamento de dados em stream é um exemplo tı́ pico deste cenário [23]. Além dos requisitos mais restritos de desempenho, operações de similaridade neste contexto devem considerar a distância temporal entre os objetos de informação [24]. O desenvolvimento de algoritmos de similaridade customizados para dados em stream é uma linha interessante de pesquisa.
3. Paralelismo massivo em ambientes distribuídos: dois eixos de trabalhos desenvolvidos no projeto IODup considerou ambiententes de processamento baseados em GPUs e cluster de computadores. A combinação destes dois ambientes, isto é, um cluster de computadores equipados com GPUs, apresenta um cenário fértil para pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas.
4. Operações de similaridade top-K: os trabalhos desenvolvidos no escopo do projeto IODup até o momento focaram nas operações de similaridade mais populares, isto é junção e seleção por similaridade. Entretanto, outros tipos operações de similaridade também são interessantes para identificação de duplicatas, como junções top-K em que apenas os K pares mais similares são retornados [25]. O desenvolvimento de algoritmos top-K para os contextos dos objetivos específicos 1–3 apresenta diversas possibilidades de trabalho.
5. Emprego de técnicas de classificação de dados: os trabalhos anteriores no projeto IODup consideram que parâmetros como limiares de corte e expressões de similaridade foram definidos pelo usuário. Na prática, entretanto, pode ser difícil definir estes parâmetros empiricamente, mesmo para especialistas do domínio de aplicação. Uma alternativa é aprender esses parâmetros usando técnicas de classificação de dados. Árvores de decisão são interessantes neste contexto, pois a saída desses classificadores é uma expressão Booleana que poderá ser diretamente usada pelos algoritmos a serem desenvolvidos pelo objetivo específico 1. Com isso, será possível desenvolver uma aplicação completa de identificação de duplicates. O uso de árvores de decisão e operadores de similaridade já foi proposto em trabalhos anteriores (e.g., [26]); entretanto o uso de algoritmos especializados para expressões complexas não foi considerado.
6. Estudo e avaliação de técnicas de deep learning: nos últimos anos, tem existido grande interesse em deep learning (redes neurais), devido ao seu sucesso em áreas como processamento de imagens e linguagem natural. Trabalhos recentes investigaram o emprego de deep learning para identificação de duplicatas [27, 28]. Por outro lado, ainda existem barreiras para o uso de deep learning, como a necessidade de um grande volume de dados de treino e a dificuldade em interpretar os resultados [29]. De qualquer maneira, a avaliação de propostas baseadas em deep learning e comparação com os trabalho a ser desenvolvido no objetivo específico 5 são atividades importantes para o propósito geral deste projeto.
7. Representação de duplicatas em sistemas orientados a grafos: após a identificação de dados duplicados, uma etapa comum consiste realizar a fusão das duplicatas em uma única representação. Entretanto, esta abordagem pode resultar em perda de informação caso tenha ocorrido algum erro na classificação de duplicatas. Uma outra abordagem seria manter as duplicatas originais e modelar o conceito de duplicação através de um grafo de similaridade. O emprego de sistemas orientados a grafos neste contexto é uma opção que merece um estudo mais aprofundado.
Localização de Defeitos de Software Baseada em Busca: Estado da Arte, Investigação e Avaliação de Novo Método Plínio de Sá Leitão Júnior No contexto do problema de localização de defeitos, alguns objetivos são apresentados a seguir:
- investigar o estado da arte da aplicação e avaliação empírica de meta-heurísticas evolucionárias para resolver o problema;
- mapear as técnicas evolucionárias usando abordagens baseadas em espectro, e identificar as informações de teste mais comumente usadas;
- definir novas estruturas de dados que são adequadas para resolver o problema (tais como representação cromossômica e hierarquias de trace de teste);
- com base em contribuições de soluções existentes na literatura, investigar e introduzir um novo método no contexto baseado em espectro, através da aplicação de algoritmos genéticos e medidas de suspeição eficazes para distinguir elementos de software; e
- empiricamente avaliar o método proposto em termos de custo-eficácia e escalabilidade, comparando-o com outras soluções.
Método computacional para medição de diâmetros na base de Eucalipto com visão estéreo para automação de inventário florestal Fabrízzio Alphonsus Alves de Melo Nunes Soares O principal objetivo desse projeto é desenvolver um método de medição indireta de diâmetros da base de árvores eucalipto com câmeras de profundidade baseadas em visão estéreo para automatização de inventários florestais. Assim, este projeto po
de ser organizada em três temas principais:
1. construção de um protótipo de câmera estéreo;
2. desenvolvimento do algoritmo de visão estéreo;
3. desenvolvimento do método para medição de árvores com câmera estéreo a partir do trabalho desenvolvido por Parreira (2015).
Para alcançar essas três grandes metas, listamos os seguintes objetivos específicos e metas:
• Desenvolver um protótipo de sistema de visão estéreo a partir de câmeras usb em computadores portáteis. Meta: Obter um protótipo funcional básico provisório com câmeras comerciais;
• Construir um protótipo de câmera estéreo com plataforma Arduíno e Raspberry Pi. Meta: Obter um protótipo funcional embarcado provisório baseado em plataformas educacionais;
• Desenvolver um circuito próprio para a câmera estéreo. Meta: Obter um protótipo funcional embarcado final com tecnologia próprias;
• Selecionar o algoritmo de visão estéreo ideal para as condições de iluminação em ambiente de floresta. Meta: Viabilizar o uso dos protótipos de câmeras;
• Adaptar o método desenvolvido com câmeras de luz estruturada para câmeras estéreo. Meta: Construir o sistema de medição de diâmetros;
• Realizar experimentos em campo para validar o modelo proposto. Meta: Validar o modelo proposto;
• Documentar o processo de inventário com a técnica para fins de transferência tecnológica com empresas interessadas do setor florestal. Meta: Elaborar relatórios e manuais;
• Contribuir para o desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos de 1 doutorando, 2 mestrandos e 1 aluno de iniciação científica. Meta: Teses, dissertações defendidas e relatório de iniciação científica elaborado.
Método para avaliação de hipóteses de escrita infantil mediada por interfaces inteligentes Fabrízzio Alphonsus Alves de Melo Nunes Soares O principal objetivo do projeto é desenvolver um método para a realização de testes de sondagem de hipótese de escrita infantil mediado por interfaces inteligentes. Além deste, almeja-se:
elaborar uma interface de interação direta com a criança, sem necessidade de intervenção do professor, explorando recursos de Voice User Interface
criar estratégias de gamificação para engajamento do aprendiz durante realização da sondagem
envolver os diferentes atores (educadores, crianças e pais ou responsáveis) no processo de desenvolvimento do método, adotando o design centrado no usuário como metodologia primária
oferecer uma experiência de escrita avançada, reproduzindo a experiência do papel e lápis adaptada em diferentes dispositivos sensíveis ao toque.
Mineração de argumentos a partir de textos científicos e jurídicos Marcelo Akira Inuzuka Informações disponibilizadas em artigos científicos ou em sentenças judiciais podem ser utilizadas no apoio à busca da cura de doenças (COVID-19, por exemplo) ou na defesa de pessoas injustamente acusadas. O objetivo do presente projeto é desenvolver e avaliar métodos e ferramentas para auxiliar pesquisadores e outros profissionais na investigação de grandes volumes de textos no escopo de dois problemas específicos: explorar bancos de dados de bibliografia científica para testar hipóteses sobre a COVID-19 (passível de ser estendido a qualquer outra pandemia); e minerar argumentações de casos na redação de textos legais (jurídicos) em português com o intuito de apoiar a elaboração de teses jurídicas.
Mineração de Dados em benefício da Pesquisa Translacional Rogério Lopes Salvini Este é um projeto de longo prazo, de espectro abrangente e contínuo, que reunirá diversos estudos específicos. O objetivo principal é estabelecer vínculos de pesquisa capazes de unir e desenvolver diferentes disciplinas e resolver problemas em diversos domínios do conhecimento, em particular na área da Saúde, integrando pesquisadores internos e externos à UFG e estudantes tanto de pós-graduação como de graduação.
Os objetivos específicos são:
- Desenvolver trabalhos paralelos em parceria com pesquisadores internos (das várias unidades acadêmicas da UFG) e externos.
- Estimular alunos de pós-graduação a participar de pesquisas de caráter interdisciplinar conforme orientação para a área de Computação da CAPES (2012).
- Inserir alunos de graduação nas atividades de iniciação científica, integrando-os em grupos de pesquisa, contribuindo para sua formação e qualificando-os para programas de pós-graduação.
- Aplicar técnicas de Aprendizado de Máquina para reconhecimento de padrões e extração de conhecimento em problemas reais.
- Desenvolver novas metodologias e técnicas para lidar com os problemas e desafios citados na seção anterior.
- Desenvolver artefatos inteligentes e sistemas de apoio à decisão.
Mineração inteligente de entidades nomeadas em documentos Anderson da Silva Soares Esta pesquisa tem como principal objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de algoritmos para mineração inteligente de entida des nomeadas em documentos.
Modelagem e Representação de Conhecimento para Algoritmos Bioinspirados Telma Woerle de Lima Soares O objetivo desta pesquisa é conceber modelagens e representações eficientes para algoritmos bioinspirados aplicados em problemas do mundo real.
Dentre os objetivos específicos pode-se destacar:
- Desenvolvimento e melhorias de representações para problemas do mundo real;
- Implementar algoritmos bioinspirados para problemas do mundo real que façam uso das representações propostas.
Modelo de Viabilidade de Sistemas de Inteligência de Negócio – VSM-BI Eliomar Araújo de Lima O objetivo geral é promover pesquisas aplicadas que vão da concepção e do planejamento até a melhoria e o desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão em cenários complexos, compreendendo investigações com enfoque na viabilização e melhoria de sistemas e soluções de inteligência de negócio.
Objetivos específicos:
• Promover estudos e análises de modelos teóricos e descritivos para a gestão inteligente de dados.
• Avaliar os aspectos chaves que torna propícia a realização de análises prospectivas sobre grandes aglomerados de dados.
• Promover estudos e análises de métodos de estruturação de problemas para ampliação dos horizontes de avaliação dos agentes de decisão.
• Avaliar os aspectos chaves que torna propícia a adoção de tecnologias computacionais para o acesso, o processamento, o armazenamento e a visualização de grandes aglomerados de dados.
• Promover estudos e análises para a adoção de técnicas de análise e modelagem estatística descritiva e inferencial.
• Avaliar os aspectos chaves que torna propícia a resolução de problemas de extração automática de assuntos (tópicos) a partir de textos, baseada em técnicas de aprendizagem por máquinas (Machine Learning), utilizando-se de modelagem probabilística de tópicos.
• Promover estudos prospectivos e experimentais sobre tópicos e a anotação de grandes coleções de documentos por classificação temática.
• Promover estudos e análises de modelos de orientação metodológica para a implementação de soluções de inteligência de negócio.
• Promover estudos prospectivos e experimentais sobre domínios de arquiteturas de negócio, de sistemas de informação, técnica, social e comportamental.
• Levantar fatores habilitadores para a condução de projetos e processos de inovação centrados em evidências e constatações sobre grandes aglomerados de dados.
Modelos e Algoritmos para classificação de origem e tipos de alimentos e outros produtos Rommel Melgaço Barbosa Aplicação e desenvolvimento de algoritmos de mineração de dados e reconhecimento de padrões para problemas nas áreas de ciências de alimentos e outras áreas.
-Reconhecimento do tipo e origem geográfica de alguns vegetais
-Revisão da literatura sobre análise multivariada de dados e aprendizado de máquina aplicados
-Melhoria em algoritmos de mineração de dados
-Análise de grupos do solo de Oregon e Nevada
myCare - Monitoramento contactless dos sinais vitais de pacientes Gustavo Teodoro Laureano O objetivo desta proposta de projeto de inovação é desenvolver um sistema de monitoramento dos sinais vitais e comportamentais de pacientes, exclusivamente contactless, em um ambiente fora do contexto intra-hospitalar.
Em particular, tem-se os seguintes objetivos específicos:
Investigação de técnicas para o monitoramento de sinais vitais, incluindo a coleta de dados e o estudo de como extrair a informação de interesse dos sinais de Wi-Fi;
Investigação de técnicas para a extração e classificação de pose de humanos que sejam relevantes no contexto de aplicação;
Pesquisar as possíveis abordagens aplicadas em diferentes situações;
Analisar a viabilidade de cada uma das abordagens a fim de estabelecer a mais eficiente;
Desenvolvimento do protótipo (MVP) como prova de conceito;
Validação do MVP em ambiente totalmente controlado no laboratório.
Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação em Saúde Digital Renata Dutra Braga GERAL
Desenvolver atividades de pesquisa científica, tecnológica, em inovação, com consequente formação de recursos humanos no contexto da Saúde Digital, por meio de recursos humanos dotados de qualificação técnica e científica nas áreas de tecnologias digitais de informação e comunicação, das diferentes especialidades da área da saúde e áreas afins.
ESPECÍFICOS
Apoiar e executar projetos de PD&I para atender as demandas das universidades e centros de pesquisa.
Apoiar e executar projetos de PD&I para atender as demandas governamentais e empresariais.
Fortalecer a formação de recursos humanos na área de Saúde Digital, de forma alinhada com as políticas públicas deste contexto.
Consolidar e promover a expansão da CGIS-UFG.
Otimização do atendimento de demandas assimétricas em um sistema de compartilhamento de bicicletas Humberto José Longo O fluxo de bicicletas em um sistema público de compartilhamento de bicicletas é ditado por padrões de deslocamento dos clientes do sistema. Em muitos horários o fluxo de clientes é unidirecional, ou seja, em algumas estações predominam as retiradas e em outras as devoluções de bicicletas. O resultado é um desbalanceamento entre a oferta e a demanda de bicicletas nas estações de um tal sistema. Assim, o presente projeto pretende estudar os ambientes operacionais adequados para que a redistribuição periódica de bicicletas entre as estações melhore o desempenho do sistema como um todo.
Otimizando o plano de suplementação em bovinos de corte para apoio na gestão nutricional Celso Gonçalves Camilo Junior O objetivo do projeto é desenvolver um aplicativo inteligente para dispositivos móveis que possa apoiar especialistas na definição e otimização do plano nutricional, especialmente de suplementação, para a atividade de produção de gado de corte - buscando o ganho de peso e a redução de gastos.
P&D: Mineração de Dados Para Prospecção Inteligente de Negócios Thyago Carvalho Marques (EMC) Esta pesquisa tem como principal objetivo desenvolver uma plataforma para coleta, validação e gestão de smart leads em um cenário de negócio do tipo B2B. Espera-se que ao final dessa pesquisa sejam desenvolvidos algoritmos específicos para mineração de dados em múltiplas fontes e algoritmos inteligentes que possibilitem automatizar as atividades de coleta e validação de leads.
Em particular, tem-se os seguintes objetivos específicos:
● Desenvolver uma plataforma web para o gerenciamento de smart leads que dê suporte a área de prospecção de novos clientes em um cenário B2B.
● Desenvolver algoritmos de mineração de dados através de crawlers capazes de extrair as informações dos smart leads de diferentes fontes de dados.
● Desenvolver métricas de qualidade de dados e processos de validação da informação coletada para mensuração da qualidade da informação.
P&D: Mineração de Opiniões Para Análise Automática de Revisões de Apps Eliomar Araújo de Lima Este projeto tem como principal objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de uma plataforma de análise automática de revisões de aplicativos (apps).
Em particular, tem-se os seguintes objetivos específicos:
1) Pesquisar e desenvolver uma arquitetura de software para a coleta e pré-processamento de revisões de apps.
2) Pesquisar e desenvolver algoritmos de inteligência artificial baseado em processamento de linguagem natural para análise automática de revisões de apps.
3) Pesquisar e desenvolver dashboards de visualização dos resultados da análise automática, que viabilize a tomada de decisões sobre a evolução do produto.
4) Integrar os componentes desenvolvidos em uma PoC (Proof of Concept) de produto.
Particionamento em Grafos Julliano Rosa Nascimento Dada uma propriedade de arestas Pi fixa, pretende-se obter caracterizações, algoritmos e/ou resultados de complexidade para o problema Comp-Sub(Pi) e também para outros problemas em grafos considerando a classe de grafos instâncias-sim de Comp-Sub(Pi).
(1) Estudo de Comp-Sub(Pi) para propriedades de arestas Pi, como:
(1.1) Pi_perf: o conjunto de arestas entre H e \overline{H} seja um emparelhamento perfeito qualquer;
(1.2) Pi_k: o conjunto de arestas entre H e \overline{H} possua k elementos;
(1.3) Pi_d_l: todo vértice de H tenha exatamente l vizinhos em \overline{H}.
(2) Estudo dos seguintes problemas para grafos instância-sim de Comp-Sub(Pi_perf):
(2.1) Cobertura de Vértices [2, GT1];
(2.1) Conjunto Dominante [2, GT2];
(2.1) Caminho Hamiltoniano [2, GT39].
Além disso, conta-se com os seguintes objetivos institucionais:
(3) Fortalecer o grupo de pesquisa na área de fundamentos de computação do INF-UFG, com publicação dos resultados obtidos;
(4) Contribuir para a formação de recursos humanos, com orientações de alunos.
Personalização de Ofertas em Uma Plataforma de Marketplace Para Produtos Agropecuários Telma Woerle de Lima Soares Esta pesquisa tem como principal objetivo o desenvolvimento de um motor de busca e recomendação para produtos do agronegócio em um marketplace. Espera-se que ao final dessa pesquisa sejam desenvolvidos algoritmos específicos para o domínio de recomendação em ambiente multi-stakeholders, que possibilitem otimizar múltiplos objetivos de forma justa.
Em particular, tem-se os seguintes objetivos específicos:
Desenvolver uma arquitetura de software específica para a coleta de interações implícitas, processamento de dados, busca e recomendação de produtos em um marketplace.
Desenvolver algoritmos de inteligência artificial baseado em aprendizado supervisionado para otimização de métricas multiobjetivos a partir dos dados históricos de interações entre os stakeholders da plataforma.
Desenvolver métricas de avaliação online e offline para os modelos de recomendação que considerem as características multi-objetivas e de fairness.
Personalização de Ofertas para Produtos Turísticos Telma Woerle de Lima Soares O projeto visa a concepção de um motor de busca e recomendação de produtos e serviços no contexto de atividades turísticas para uma plataforma SaaS e de marketplace. Espera-se o desenvolvimento de uma plataforma robusta, que possa ser utilizada por diferentes subsistemas e que atenda a característica de multi-stakeholders dos marketplaces.
Nesse contexto, serão explorados algoritmos de Inteligência Artificial que possam tratar problemas multi-objetivos de forma justa e com tolerância a vieses capazes de gerar adaptabilidade e escalabilidade na solução de recomendação em marketplaces.
Plataforma de big data e inteligência artificial para mapeamento de vulnerabilidades em distribuição Anderson da Silva Soares O objeto geral é pesquisar e desenvolver metodologias computacionais que permitam a redução dos custos relacionados às interrupções de energia e consequentemente melhorar os indicadores de continuidade da Copel-DIS. Para isso será desenvolvida uma plataforma de big data e inteligência artificial capaz de determinar a vulnerabilidade de segmentos da rede de distribuição de energia provenientes de vegetação. O mapeamento dos pontos de vulnerabilidade será feito a partir de imagens de satélites para a zona rural, de diversas fontes e resolução, e por meio de vídeos georreferenciados adquiridos por meio de equipamento próprio que poderá ser alocado em veículos da própria Copel ou mesmo em outros externos por meio de convênios com concessionárias de serviços públicos. Objetivos específicos: - Desenvolvimento de um hardware de aquisição de vídeos georreferenciados para processamento off-line. - Definição de uma relação custo benefício entre câmeras de captura de vídeo e sensores do tipo LIDAR. - Desenvolvimento de uma metodologia para estimação de volumes e altura de vegetação próxima a rede de distribuição; - Desenvolvimento de um método de casamento de vídeos adquiridos por múltiplas fontes; - Implementação de métodos de tratamento e enriquecimento de dados de satélite; - Desenvolvimento de serviços de DevOps para implantação da plataforma de Big Data no cluster de servidores Copel; - Integração com os sistemas legados para carregamento de dados de negócio relevantes para as análises de risco de vulnerabilidade da rede, tais como topologia da rede elétrica, UCs, Mapa de arruamento da cidade; - Desenvolvimento de algoritmos, que exploram imagens de satélite em diferentes resoluções, para identificar vegetações que potencialmente geram riscos à rede de distribuição de energia; - Associação entre os pontos georeferenciados da rede de distribuição com a vegetação detectada via imagens; -Estimar altura da vegetação através do processamento de imagens estabelecendo quais seriam as resoluções mínimas e características das imagens para esse tipo de atividade; - Estabelecimento de um grau de vulnerabilidade mediante um conjunto de imagens de modo a fomentar tomada de decisão acerca de ações preventivas; - Treinamento de profissionais na plataforma de BIG DATA de modo a orientá-los sobre o uso das ferramentas como apoio à operação; - Treinamento de profissionais em soluções inteligência artificial e soluções orientadas a dados; - Preparação de uma área piloto para realizar testes de validação da plataforma desenvolvida; - Realização de testes de aquisição de vídeos georreferenciados para detecção de vegetações próximas à rede de distribuição utilizando a plataforma desenvolvida no projeto
Plataforma integrada de autorrecuperação considerando geração distribuída, estimação de demanda, corte de carga, direcionamento de equipes de campo e mudanças topológicas visando redes inteligentes. Telma Woerle de Lima Soares Objetivo geral: Visando reduzir o tempo de restabelecimento de energia e melhorar os indicadores de continuidade da concessionária, o objetivo geral deste projeto é desenvolver uma plataforma integrada aos sistemas SCADA e OMS/WFM da Copel, para otimização do processo de restabelecimento de energia da concessionária, aplicável em sistemas de distribuição de 13, 8kV e 34,5kV, com ambientes de simulação para planejamento e de operação em tempo real, que considera a influência de geração distribuída, estimativa de demanda, corte de carga, direcionamento de equipes e mudanças topológicas em redes de distribuição por meio de modelagem analítica e computacional.
Objetivos específicos:
1. Desenvolver uma metodologia para estimação, em tempo real, da demanda de transformadores de distribuição;
2. Desenvolver uma metodologia para localização e isolação da falta, baseada nos dados do sistema supervisório de controle
e aquisição de dados da concessionária;
3. Desenvolver uma metodologia de autorreconfiguração considerando apenas chaves automáticas controladas remotamente,
para diversas topologias da rede de distribuição, sem considerar apenas casos particulares, possibilitando o tratamento de faltas simples e múltiplas, restrição de carga em alimentadores e subestações, desligamento de subestações e fluxo inverso provocado pela geração distribuída;
4. Desenvolver uma metodologia para direcionamento otimizado das equipes de campo, que possibilite a otimização do processo de inspeção e, quando possível, recomposição trecho a trecho, considerando a possibilidade de mais de uma equipe;
5. Desenvolver uma metodologia para restabelecimento de energia considerando chaves automáticas e não automáticas, dando prioridade à utilização de chaves automáticas, para diversas topologias da rede de distribuição, sem considerar apenas casos particulares, possibilitando o tratamento de faltas simples e múltiplas, restrição de carga em alimentadores e subestações, desligamento de subestações e fluxo inverso provocado pela geração distribuída;
6. Desenvolver um software simulador topológico da rede de distribuição, com editor gráfico e plataforma baseada nos sistemas SCADA, OMS e GIS da Copel, com o objetivo de validar as metodologias desenvolvidas a partir de uma rede teste ou sobre a própria topologia da rede de distribuição da Copel;
7. Integrar as metodologias a serem desenvolvidas, para obtenção de uma plataforma incorporada aos sistemas SCADA e OMS/WFM da Copel;
8. Treinar os operadores na nova plataforma com os sistemas incorporados a fim de orientá-los sobre o uso da ferramenta como apoio à operação;
9. Preparar uma área piloto para realização de testes de validação da plataforma desenvolvida, em especial das funções de autorrecuperação (etapas 1, 2 e 3 do processo de restabelecimento de energia) fazendo uso da estrutura de automação da concessionária;
10. Realizar testes de operação de equipamentos da rede de distribuição utilizando a plataforma desenvolvida no projeto.
Processamento de Linguagem Natural para Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas Nádia Félix da Silva São benefícios esperados:
Acelerar a obtenção dos melhores resultados disponíveis no âmbito acadêmico para resolver as tarefas NLP relacionadas com as demandas de pesquisa;
Atualizar conhecimento tecnológico e ampliar oportunidades de inovação no âmbito de processamento de linguagem natural e dispositivos móveis;
Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Sistemas de Comunicações Móveis de 6a Geração - Projeto Brasil 6G Kleber Vieira Cardoso Este projeto tem como objetivo geral desenvolver soluções avançadas para redes de comunicações móveis de 6a geração que permitam que o Brasil se desenvolva como um polo provedor de tecnologias de informação e comunicação, com forte influência nos órgãos padronizadores, permitindo que as demandas nacionais sejam endereçadas nos próximos padrões de comunicações, além de desenvolver soluções adaptadas à realidade nacional com base nos padrões existentes, ofertando à indústria nacional oportunidade para se posicionar no desenvolvimento e implantação das redes 6G. Os objetivos gerais descritos serão alcançados por meio dos seguintes objetivos específicos:
• Contribuir com a evolução das redes de comunicações móveis, englobando novas aplicações e serviços.
• Criar soluções voltadas para a infraestrutura das redes 6G, viabilizando a transferência de tecnologia para o mercado nacional.
• Incorporar algoritmos inteligentes às redes de comunicações móveis, visando aumentar a eficiência e confiabilidade destas redes.
Projeto de pesquisa EDUCAÇÃO DIGITAL: Políticas, Leitura, Produção Textual, Identidade e Subjetividade com Trabalhadoras/es Terceirizadas/os da UFG Raimunda Delfino dos Santos Aguiar Objetivo geral:
- coletar os dados produzidos a partir das ações de extensão e de ensino, tais como atividades de produção textual, depoimentos, dentre outros e analisá-los, dentro da perspectiva teórica da Análise do Discurso Francesa, a fim de verificar em que medida os sujeitos da pesquisa sentem - se inseridos na universidade onde trabalham ou estudam.
Objetivos específicos:
- desenvolver ações pedagógicas voltadas à leitura, à escrita e ao uso do computador, como ferramenta útil no processo de ensino-aprendizagem e de trabalho;
- melhorar o desempenho e o entendimento da leitura dos documentos/textos utilizados no trabalho;
- discutir os aspectos políticos, as políticas educacionais, no que tange ao processo de ensino-aprendizagem, com base em textos, no qual o tema esteja relacionado também às questões de gênero e étnico-raciais;
- problematizar, através da leitura e da produção textual e do uso das ferramentas tecnológicas de informação, as TIC’s, as identidades dessas/es trabalhadoras/es.
Proposta de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Desenvolvimento de um assistente inteligente para o centro de serviços compartilhados da copel holding Anderson da Silva Soares O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um assistente inteligente baseado em Inteligência Artificial para realização de atendimentos no CSC da Copel Holding S.A. Serão investigados processos passíveis do uso deste tipo de ferramenta, implementações de integração com sistemas e implantação da solução nos processos mapeados como viáveis.
Propostas de Melhorias no Processo de Geração de Classificadores de Texto Thierson Couto ROsa O objetivo geral desse projeto é o desenvolvimento e a avaliação de soluções inovadoras para vários problemas relacionados ao processo de geração de classificadores para CAT. As principais contribuiçõescientíficas e tecnológicas que esperamos produzir com este projeto incluem:
a) melhorias de técnicas de amostragem seletiva para selecionar conjuntos pequenos porém com alta representatividade para serem rotulados manualmente;
b) proposta de construção de meta-atributos capazes de correlacionar termos ou grupos de termos com categorias;
c) propostas de melhorias de métodos de aprendizado de máquina usados em CAT. Entres eles, o algoritmo dos k vizinhos mais próximos ("k-Nearest Nighbors"} - kNN) e comitês de classificadores que usam o mesmo algoritmo de aprendizado ("ensembles");
Além de propor melhorias acima, o projeto pretende avaliar as soluções propostas e suas combinações em aplicações clássicas de CAT, que incluem, classificação em tópicos, análise de sentimentos e em recomendação de textos.
Regulação Inteligente em Saúde: Otimização Factual e Transparência nos Serviços Ambulatoriais Fábio Nogueira de Lucena O Projeto tem como objetivo principal empreender pesquisas aplicadas para a resolutividade de problemas em contextos de regulação em saúde para fins de desenvolvimento de sistemas e soluções tecnológicas de base computacional. Do mesmo modo, o projeto visa tornar propícia a assimilação da mais alta tecnologia ou desenvolver aquela adequada para concepção de aplicações intensivas em dados, contemplando sistemas inteligentes de apoio à decisão amparados por modelos analíticos, estocásticos, preditivos e prescritivos.
Para tornar viável a implementação das ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação retrocitadas, necessitar-se-ão do empreendimento de subprojetos com os seguintes enfoques:
Abranger pesquisas aplicadas e de desenvolvimento tecnológico para propiciar a transformação digital da regulação da saúde no escopo da atenção ambulatorial, alinhada com as expectativas da Rede Nacional de Dados em Saúde, gestores e, especificamente, da sociedade.
Abranger pesquisas aplicadas para orientação técnica e metodológica para fins de implementação de projetos tecnológicos e provimento de subsídio para ação aos gestores, profissionais e usuários de saúde.
Abranger pesquisas aplicadas para fins de incorporação de métodos, práticas, arquiteturas e processos de base computacional para aplicação corporativa.
Abranger pesquisas aplicadas para fins de concepção e desenvolvimento de serviços de amplo acesso aos usuários de saúde.
Abranger pesquisas aplicadas para fins de integração com serviços de barramento e integração de microsserviços.
Abranger pesquisas aplicadas para fins de segurança e proteção pessoal do usuário.
Abranger pesquisas aplicadas para fins de definição e desenvolvimento de Sistemas de Informação em Saúde para integração local, regional e nacional de informação em saúde.
Abranger pesquisas aplicadas para fins de definição e desenvolvimento de Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde que seguem exigências nacionais.
Abranger pesquisas aplicadas para fins de uso de padrões e terminologias estabelecidos em contextos de aplicação diversos em saúde.
Abranger pesquisas aplicadas para fins de aumento do nível de maturidade em termos de desenvolvimento tecnológico nas organizações públicas e privadas.
Abranger pesquisas aplicadas para fins de facilitação da apropriação e integração dos sistemas e tecnologias da informação e de dados no âmbito do SUS.
Propiciar o desenvolvimento de soluções de sistemas e de TI de forma organizada, crítica, metódica, científica e baseada na qualificação do capital humano.
Abranger pesquisas aplicadas para fins de implementação de soluções tecnológicas em saúde ante ao anacronismo digital.
Propiciar o desenvolvimento de suporte técnico-metodológico aos projetos de inovação tecnológica no âmbito da informática em saúde.
Abranger pesquisas aplicadas para fins de curadoria de conteúdo, contemplando entrega de informação útil, confiável e tempestiva.
Abranger pesquisas aplicadas para fins de definição de critérios claros para adoção de novas soluções e sistemas de TI para apoio à decisão em saúde.
SFI2 - Fatiamento de Infraestruturas de Internet do Futuro Kleber Vieira Cardoso Considerando a necessidade do desenvolvimento da Internet em busca de tecnologias viabilizadoras e novas arquiteturas, adicionado à grande complexidade para prover serviços avançados sob demanda sobre diferentes infraestruturas da internet, tendo dentre suas características a heterogeneidade dos recursos que as compõem, a presente proposta tem por objetivo principal: prover uma solução para o provimento de cenários avançados de rede e de alocação de recursos computacionais por meio do fatiamento de infraestruturas de experimentação multi-dominios, contribuindo para o suporte e o paradigma da oferta de Redes como Serviço (Network-as-a-Service ou NaaS) na criação simplificada de redes complexas com o mínimo de esforço de configuração. A solução proposta é denominada SFI2 (Slicing Future Internet Infrastructures), resultando em um serviço deSlice-as-a Service (SlaaS).
Como objetivos secundário temos:
• Desenvolvimento de um protótipo de serviço de provimento de recursos de rede e computação (slice fim-a-fim) com o envolvimento de diferentes provedores de infraestrutura (multidomínio), demonstrado a partir de um conjunto de casos de uso pré-selecionados;
• Integração das infraestruturas para experimentação existentes no Brasil, dos testbeds FIBRE, FUTEBOL, 5GINFIRE, NECOS, FIWARE e CloudNEXT, com redução dos custos de operação através da adoção de novas práticas de auto gerenciamento inteligente, fazendo com que os testbeds adquiram característica de “piloto automático”, com menor intervenção humana.
• Definição de Políticas de Eficiência Energética aplicáveis a Sistemas de Fatiamento de Ambientes de Experimentação Multi-Domínios.
• Implementação de um Sistema de Orquestração de Mecanismos de Eficiência Energética baseado em Aprendizado de Máquina para o SFI2.
Sistema de recomendação para personalização de veiculação de anúncios digitais Telma Woerle de Lima Soares Esta pesquisa tem como principal objetivo desenvolver um sistema de recomendação e personalização para criação e veiculação de anúncios digitais. Espera-se que ao final dessa pesquisa sejam desenvolvidos algoritmos específicos para o domínio de recomendação de anúncios digitais, que possibilitem otimizar métricas de conversão utilizando aprendizado contínuo.
Em particular, tem-se os seguintes objetivos específicos:
Desenvolver uma arquitetura de software específica para a coleta de feedbacks, processamento de dados, criação e veiculação dos anúncios nas plataformas de anúncios online.
Desenvolver algoritmos de inteligência artificial baseado em aprendizado por reforço para otimização das métricas de conversão dos anúncios criados a partir dos feedbacks coletados em um ambiente estocástico com aprendizado contínuo.
Desenvolver métricas de avaliação online para os modelos de recomendação que considerem as características de otimização contínua em um ambiente com alta estocasticidade.
Sistema Inteligente para Auxílio de Ações para Redução da Evasão Escolar na Educação Profissional e Tecnológica Anderson da Silva Soares O objetivo deste projeto é a realização de uma pesquisa e o desenvolvimento experimental de soluções baseadas em Inteligência Artificial para predição da evasão acadêmica, com o intuito de dar subsídio para intervenções pedagógicas no contexto de dez campi de Institutos Federais.
Sistema para Extração Automatizada de Dados de Prescrições Médicas Hugo Alexandre Dantas do Nascimento O objetivo principal deste projeto de pesquisa é o desenvolvimento de uma abordagem que realize um processo completo de extração e processamento automatizados de informações a partir de imagens de prescrições médicas no contexto de uma farmácia de manipulação. Para tal, serão estudadas, implementadas e comparadas pelo menos duas abordagens existentes na literatura para etapas específicas desse processo e investigadas possibilidades de melhorias que possam ser realizadas para atingir um nível de desempenho superior ao atual. O desenvolvimento de um sistema protótipo totalmente funcional é um objetivo específico do projeto, dada a sua natureza de contribuição para o setor produtivo.
Software Requirement Patterns and the Software Development Life Cycle Renato de Freitas Bulcão Neto The main objective of this project is to allow the entire SDLC to take advantage of the benefits of SRPs usage in practice such as development time savings, better quality specifications, and faster delivery. To achieve this primary objective, here is the list of specific goals:
a) the elaboration of a software domain-independent representation for SRPs;
b) the construction of catalogs of SRPs for different software domains;
c) the development of tools to support practitioners regarding SRPs usage in practice;
d) the joint use of SRPs with well-established software development methodologies;
e) and the experimentation with SRPs in different contexts of use.
SOFTWAY4IoT - SOFTware-defined gateWAY and fog computing for IoT (Internet of Things) - 5GIoT Antônio Carlos de Oliveira Júnior 1. Desenvolver uma solução em software com as seguintes características:
1.1 Comunicação sem fio com múltiplas tecnologias;
1.2 Extensibilidade para outras tecnologias ou versões que não sejam originalmente suportadas;
1.3 Segurança básica de rede;
1.4 Extensibilidade das funções de rede do gateway;
1.5 Virtualização dos componentes de sua arquitetura;
1.6 Fatiamento (virtual) dos recursos na borda da rede;
1.7 Código aberto.
2. Avaliar a solução proposta em hardware de arquitetura aberta: computador, sistema embarcado e SDR.
3. Evolução para o piloto:
3.1 A principal evolução do SOFTWAY4IoT é a gerência, monitoramento e orquestração de múltiplos gateways de maneira centralizada. O módulo GwManager como sendo o elemento central responsável pela gestão dos gateways. Tanto o GwManager quanto os gateways permitem a integração com a fog/nuvem. No entanto, o módulo WebGM será migrado para o GwManager, passando a centralizar toda a gestão da solução. Isso permitirá simplificar a implantação, manutenção e operação da solução em larga escala.
3.2 Toda a comunicação do GwManager com os gateways (e.g., Gw1, Gw2, Gw3) será inicialmente baseado na arquitetura TCP/IP. Vale lembrar que os gateways são baseados em SDN e estão totalmente preparados para se interligarem com uma infraestrutura completa SDN, por exemplo, OpenDayLight. O GwManager será desenvolvido com a compatibilidade com SDN como requisito e, portanto, estará pronto para integração com esse tipo de tecnologia. Na fase 2 do projeto, será implementado também o suporte para IPv6 como parte da solução de comunicação do SOFTWAY4IoT.
4. Evolução para a experimentação e 5GIoT
4.1 Levantamento de requisitos do caso de uso
4.2 Levantamento de requisitos para interligação com a solução 5G do INATEL
4.3 Integração com tecnologias non-3GPP (e.g Wi-Fi, LoRa, Zigbee) com a rede de núcleo 5G 3GPP
4.4 Levantamento de requisitos para integração com o laboratório FIWARE
4.5 Integração e testes com o laboratório FIWARE
4.6 Implantação preliminar e testes de integração no caso de uso
4.7 Planejamento da implantação do piloto do caso de uso
4.8 Implantação e testes do piloto do caso de uso
4.9 Teste final completo
Soluções Tecnológicas para Desenvolvimento de Redes 5G (Fifth Generation Network) no contexto de cenários extremamente densos e heterogêneos. (WiSEED) Vinícius da Cunha Martins Borges O projeto WiSEED tem como objetivo geral estudar, testar e propor soluções tecnológicas para redes 5G (Fifth Generation Network) em cenários extremamente densos e heterogéneos. Para este propósito, uma arquitetura será construída de forma incremental e terá três principais elementos que avançam o estado-da-arte no que diz respeito os redes 5G: (1) Esquema de roteamento híbrido (D2D, geocasting e Mesh); (2) Mecanismos de gerenciamento de espectro baseado em distintas e recentes técnicas de acesso e compartilhamento de espectro (3) Uso de Software Defined Networking, Network Function Virtualization e Cloud como tecnologias habilitadoras da arquitetura, melhorando aspectos como flexibilidade, interoperabilidade, eficiência energética, custos e tomada decisão. As soluções serão implementadas e validadas com o auxílio de simuladores de eventos discretos e testbeds. Os resultados científicos deste projeto serão publicados em eventos e periódicos especializados de boa qualidade e disponibilizados para a comunidade científica e indústria. A formação de recursos humanos, a qualificação da equipe e o fortalecimento da rede de parceiros também são objetivos deste projeto. Através da cooperação e transferência de tecnologia entre universidades, governo e iniciativa pública/privada, pretende-se conseguir uma redução nos custos operacionais de conectividade, otimização do meio de transmissão e recursos através de técnicas cross-layer e sistemas cognitivos, aumento na qualidade dos conteúdos e experiência dos usuários, principalmente para serviços multimídia em tempo real, bem como estimular a criação de novas soluções de base tecnológica, linhas de pesquisa, empresas e aplicações voltadas para CEDH.
Os objetivos específicos e metas deste projeto são:

1) Prosseguir com o estudo do estado-da-arte sobre redes 5G, roteamento, gerenciamento de espectro, Software Defined Networking, Network Function Virtualization e Cloud, bem como definir cenários e casos de uso. Este projeto está comprometido em realizar a atualização periódica do estado-da-arte como forma de adquirir novos conhecimentos e proporcionar soluções inovadoras para a comunidade. Cenários urbanos e estradas (highway) extremamente densas coletados em cidades brasileiras servirão como casos de uso do projeto. Dados de comportamento os usuários móveis de cidades na Europa, Ásia e Estados Unidos também serão estudados para inferir a demanda (perfil) do usuário, possibilitando uma utilização mais eficiente dos recursos da redes através de uma alocação de recursos centrada no usuário.

2) Estudar a viabilidade e desenvolver soluções de roteamento híbridas. O objetivo é definir rotas em cenários de múltiplos saltos das redes futuristas 5G que proporcionem um trade-off entre os requisitos conflitantes resultantes de cenários extremamente densos e heterogêneos a fim de entregar o conteúdo diversificado das redes 5G com uma qualidade aceitável. Levando em consideração as vulnerabilidades de segurança que afligem o processo de roteamento como também uma abordagem de otimização entre-camadas (cross-layer optimization) através de sinergias com o serviço operacional de gerenciamento de espectro que está na camada de enlace. Os caminhos poderão ser escolhidos não só com base nos requisitos das CEDH, mas também com base nas características dos enlaces e dos domínios da rede (macro/micro/pico células), padrões de mobilidade, densidade da rede, comportamento humano (perfil do usuário, localização e experiência do usuário. O resultado desta meta será um conjunto de métricas, algoritmos e protocolos de roteamento híbridos. Dizemos “conjunto”, pois várias soluções serão estudadas e avaliadas até chegarmos numa proposta que alcance um melhor equilíbrio entre os requisitos definidos para os CEDH do projeto. Os parceiros já possuem trabalhos desenvolvidos neste tópico [Borges 2009][Borges 2011a][Borges 2012][Mello 2014][Nogueira 2012].

3) Estudar a viabilidade e desenvolver um mecanismo de gerenciamento de espectro. Visa desenvolver mecanismos capazes de alocar espectro dinamicamente de acordo com a demanda da rede e da disponibilidade de espectro. A definição do perfil do usuário também é fundamental para esse mecanismo, uma vez que o espectro é o recursos de redes sem fio mais demandado. Por exemplo, o número de canais que não se sobrepõem pode ser insuficiente em cenários densos e as características específicas de seus usuários e desta forma, haverá um maior grau de contenção devido à atribuição repetitiva do mesmo canal em enlaces que estão perto um do outro. Como resultado disto, o balanceamento de carga de fluxos nos vários caminhos alcançados pelo serviço de roteamento pode não ter o efeito esperado, uma vez que não está tirando o máximo de proveito de densidade da rede para balancear o tráfego. Por este motivo, os serviços operacionais de gerenciamento do espectro e de roteamento híbrido devem trabalhar juntos para alcançar uma otimização entre camadas, proporcionando canais adicionais disponíveis para dispositivos cognitivos por meio de banco de dados de espectro. Além disso, o gerenciamento do espectro pode oferecer enlaces de atalho para dispositivos que são capazes de mudar suas características de comunicação, tais como a largura do canal, potência de transmissão ou beam forming. Quando há poucas ou nenhuma frequências ociosas licenciadas com qualidade de sinal aceitável, o serviço de roteamento híbrido deve procurar alternativas para comunicações múltiplos saltos para manter o controle dos planos de requisitos. As técnicas de compartilhamento baseado no processo de leilão e no acesso oportunístico de espectro, funcionando em conjunto com uma base de dados que reúne informações sobre espectro, ajudará a construir uma solução bastante útil para gerenciar o espectro. Aqui também será considerado mecanismos para tratar as vulnerabilidades de segurança durante o compartilhamento do espectro. O resultado será a criação de um mecanismo de gerenciamento de espectro para alocação dinâmica do mesmo conforme a demanda gerada pelo serviço de roteamento. A alocação dinâmica do espectro pode ser realizada através de técnicas de inteligência computacional, por exemplo algoritmos evolucionários, teoria dos jogos e reinforcement learning. Os parceiros já possuem trabalhos desenvolvidos neste tópico [Barbosa 2013][Soto 2013].

4) Estudar a viabilidade das tecnologias SDN, NFV e Cloud como habilitadoras dos serviços operacionais da WiSEED. Tem como objetivo aplicar as tecnologias SDN, NFV e Cloud em redes 5G e verificar os benefícios destas tecnologias para a arquitetura WiSEED. A falta de coordenação e informação entre os elementos de rede restringe as possibilidades de otimização, uma vez que os elementos de rede definem seus parâmetros com base na visão parcial da rede, o que é agravado em CEDH.
Neste contexto, a Open Networking Foundation (ONF) propôs também o uso da tecnologia de Software Defined Networking (SDN) para melhorar o uso de recursos em redes sem fio e aumentar a satisfação dos usuários por meio de uma tomada de decisão coordenada através do controle da interferência e tráfego móvel em uma entidade centralizada denominada como controlador. Em outras palavras, SDN pode possibilitar o emprego de técnicas de otimização que alcancem um melhor trade-off entre os requisitos em um determinado cenário de CEDH através da visão global e a separação de plano de dados e de controle. Network Function Virtualization (NFV) [ETSI 2014] surgiu recentemente como um novo paradigma para a prestação de serviços de rede e de telecomunicações, ou seja, funções de redes oferecidas através de serviços virtualizados em servidores de uso geral. Por exemplo, os elementos e processamento de sinal digital da arquitetura da rede móvel são migrados para os centros de dados em uma nuvem móvel [Fernando 2013] e redes de acesso sem fio via rádio em nuvem (Cloud-RAN) [Lee 2013][Liu 2013][Sun 2014] respectivamente, e assim as funções de rede ou Network Functions (NFs) podem ser elasticamente provisionadas através da re-engenharia de arquitetura das redes móveis. Neste contexto, Physical Network Functions (PNF) são implementadas no domínio de software, ou seja, tornando-se Virtualizaded Network Functions (VNF). Como resultado, eles dependem mais de outros sistemas de software, tais como sistema operacional e ferramentas de virtualização da rede do que a infra-estrutura de rede física. Algumas características interessantes para redes 5G já podem ser identificadas: reduz os custos de CAPEX/OPEX em comparação com implementações de hardware dedicado, flexibilidade e agilidade de designar NFs para hardware com propósito geral em ambiente de computação em nuvem, menor consumo de energia através das migração de cargas e de desligamento de hardware ocioso, como também padronização e interfaces abertas entre funções virtualizadas, o que torna fácil a integração de diferentes tecnologias. SDN e NFV são soluções que podem se complementar para suportar os requisitos das redes 5G. No entanto, ainda existem desafios em aberto nessa integração e nas tecnologias em si: adequação de diferentes condições de reconfiguração dos elementos de rede em CEDH com diferentes escalas de tempo devido a heterogeneidade de usuários e taxas de aplicação como também a densidade da rede que varia muito, o que também pode resultar em elevada sobrecarga de sinalização, a forma centralizada das abordagens convencionais SDN cria um único ponto de falha e desta forma, diminui a resiliência, devido à implantação de redes 5G nas áreas densas e heterogêneas, a qualidade do enlace sem fio é muito instável, o que pode impedir temporariamente as comunicações com o controlador, se o canal de controle usar sinalização in-band, resultando em redes sem fios isoladas da programação da rede, SDN precisa ser estipulado pela padronização das interfaces northsound e southbound entre funções físicas e virtuais que compõem uma cadeia de serviços. O uso do paradigma de nuvem está mais associado com a tecnologia NFV, que é definido como a capacidade de um provedor de nuvem em fornecer uma estrutura de recursos computacionais que suporte NFV, isto é Infrastructure as a Service (IaaS). Neste âmbito, a computação em nuvem fará uso de duas extensões ou aplicações deste paradigma para NFV que é Mobile Cloud e Cloud Radio Acess Networks (Cloud-RAN), ambas extensões propõe uma restruturação da infraestrutura da rede e do processamento de sinal digital, respectivamente. O objetivo desta meta não é desenvolver um novo modelo/proposta de SDN ou NFV, mas sim usar/adaptar as soluções existentes para facilitar/possibilitar vários aspectos dos serviços operacionais da WiSEED. Além do mais, estas tecnologias habilitadoras irão ajudar também a suportar alguns requisitos de CEDH. Os parceiros já possuem alguns trabalhos desenvolvidos neste tópico [Cerqueira 2014][Ku 2014][Ishimori 2013][Gomes 2013][Gomes 2014].

5) Desenvolver e avaliar os componentes do projeto WiSEED. As soluções propostas nos objetivos anteriores serão avaliadas através de técnicas de simulação e protótipos laboratoriais. Dessa forma, será possível verificar o impacto dos componentes propostos tanto para o usuário (ou sistema) final quanto para redes 5G. O desenvolvimento será modular, com interfaces de comunicação bem definidas e seguirá as recomendações dos órgãos de padronização e indústria. Novos módulos de software serão gerados e disponibilizados para a comunidade científica, indústria e governo dos países envolvidos neste projeto, bem como outros interessados a nível nacional e mundial. É importante ressaltar que os parceiros do projeto já possuem diversos mecanismos de roteamento e alocação dinâmica de espectro como também tratamento de aspectos de segurança destes mecanismos já implantados nos simuladores de eventos discretos OMNET++, Qualnet, Network Simulator (NS) versões 2 e 3, por exemplo [Borges 2011a][Borges 2012][Rosario 2013a].

6) Disseminação dos resultados, formação de recursos humanos e criação de novas linhas de atuação. Os resultados deste projeto serão publicados em bons periódicos nacionais e internacionais como forma de trocar experiências, discutir resultados com a comunidade científica e parceiros da indústria/centros de pesquisa, por exemplo, Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) (parceiros do WiSEED possuem projetos de cooperação com as indústrias/centros de pesquisas acima citados). A melhoria na qualidade dos programas de pós-graduação, a sinergia entre as instituições envolvidas, bem como a formação de recursos humanos estão fortemente ligadas ao WiSEED. Pelo menos algumas dissertaçções de mestrados, PIBICs e projetos de final de curso de graduação estão previstas para serem desenvolvidas no âmbito deste projeto.

7) Os estudos e resultados deste projeto lançarão diretrizes para o desenvolvimento de soluções inovadoras para redes sem fio de próxima geração (redes 5G) e aplicações para auxiliar no processo de universalização do conhecimento a ações participativas no Brasil, levando em consideração cenários urbanos extremamente densos e com diversas tecnologias de redes sem fio. A cooperação com empresas, institutos de desenvolvimento e centros de pesquisas nacionais e internacionais será um ponto fundamental em todas as etapas deste projeto. Num segundo momento, as soluções do WiSEED podem ser adotadas por empresas do setor público ou privado. Em geral, as pesquisas na área de redes sem fio e aplicações de inclusão social são desenvolvidas em grandes centros de pesquisas e com base em sistemas controlados e sem levar em consideração cenários urbanos extremamente densos e heterogêneas. Este projeto está fortemente ligado a suprir a deficiência de soluções voltadas para CEDH de forma a gerar produtos locais, aumentar a qualidade de vida da população e contribuir para o desenvolvimento social e econômico da país.
Tipos Polimórficos Para Sistemas de Ordem Superior Daniel Lima Ventura O objetivo teórico central do projeto é composto de investigações da semântica denotacional, através de sistemas de tipos, dos cálculos com substituições explícitas (agindo à distância) e de suas aplicações ao problema de unificação de ordem superior, do cálculo com pattern, dos sistemas com sintaxe nominal e da formalização em assistente de provas de problemas correlatos.
Cálculos com SE
Em relação aos cálculos com substituições explícitas, a aplicação ao problema de unificação é baseada na versão com tipos simples destes cálculos [dKAR05, dM16]. Assim, é proposta a investigação de uma versão destas aplicações baseadas em um sistema de tipos mais expressivo, no caso os tipos com interseção.
O trabalho será realizado a partir de sistemas já propostos para os respectivos cálculos [KV14b,KV15,VKA15] e depende da inverstigação de duas propriedades nestes sistemas: tipagem principal (principal typing) e o problema de unificação para tipos com interseção. No caso dos tipos simples, o problema de unificação é de primeira ordem e, portanto, decidível [Rob65]. Apesar da indecidibilidade do problema para tipos com interseção [KW04,CW12], a partir da propriedade de tipagens principais é possível obter soluções com algoritmos parciais. Neste caso, a identificação de restrições decidíveis do problema original pode ser feita de maneira sistemática como em [KW04].
Cálculos com Pattern
Em relação aos cálculos com pattern, o objetivo é de, em paralelo a investigação da semântica denotacional realizada a partir de [KBR16], explorar a semântica destes cálculos através de sistemas de tipos. Como um sistema de tipos com interseção não-idempotente pode ser imerso no fragmento multiplicativo da Lógica Linear (MLL) [Mad09], investigações sobre a semântica dos cálculos com patterns (dinâmicos), onde tipos com união são também necessários, pode ser realizada em um framework sensível a recursos.
Além da investigação quantitativa para a semântica do cálculo, a investigação de até que ponto apenas interseção e união são suficientes na definição de um modelo para um cálculo com pattern, a exemplo do que ocorre com o cálculo lambda e os tipos com interseção [BCDC83], pode ser realizada a partir do(s) sistema(s) proposto(s).
Sistemas Nominais
Em relação ao estudo de sistemas nominais, é proposta a investigação de versões tipadas de sistemas com a sintaxe nominal, a partir dos resultados obtidos em [Val16]. Além disso, as investigações do GTC/UnB sobre unificação de teorias AC, com a respectiva formalização em Coq, será útil em uma eventual formalização dos resultados obtidos em relação ao problema de unificação para tipos com interseção.
Formalização
Em relação às formalizações, os projetos de formalização de resultados obtidos apenas ``em papel e lápis'' compõem a via principal de ações na presente proposta.
Por exemplo, a formalização dos cálculos com substituições explícitas e suas respectivas propriedades, tanto com índices de De Bruijn [dKAR05] quanto com substituições agindo à distância [AK10, ABKL14] ou propagadas pela estrutura dos termos [Kes09], apresentam uma série de desafios. Para a especificação e verificação formal do cálculo lambda-ex (O cálculo é definido como um sistema de reescrita módulo permutação de substituições, não sendo portanto possível a aplicação da teoria $\mathtt{trs}$ para o PVS.) de [Kes09], uma alternativa para não definirmos uma versão com índices de De Bruijn, mantendo a sintaxe próxima à versão do artigo, e não trabalhar com alpha-classes de termos, mantendo-o como um sistema de reescrita de primeira-ordem, o framework conhecido como locally nameless representation [Cha11] apresenta uma alternativa híbrida.
Apesar de alternativas para o tratamento de ligações (bindings) como as técnicas nominais e dos cálculos com substituições agindo à distância, tais abordagens ainda precisam de investigações para uma aplicação efetiva em especificações para implementação. No caso das substituições a distância, a formalização dos contextos de termos, central na semântica operacional do cálculo, é definida como uma meta-operação e uma possível formalização seria através da incorporação do pattern matching como uma primitiva. Assim, a formalização de lambda-ex tem um aspecto mais pedagógico do tratamento de sistemas de reescrita de ordem superior em especificações formais.
Utilizando o zumbido produzido por abelhas como um preditor da espécie e eficiência para polinizar flores de mirtilo Nádia Félix Felipe da Silva Objetivo principal: Prever a identidade das abelhas visitantes de flores de mirtilo com base nas características de seus zumbidos.
Objetivo específico 1: Avaliar a eficiência da polinização realizada pelas espécies de abelhas que visitam as flores de mirtilo.
Objetivo específico 2: Reconhecer automaticamente espécies ou grupos taxonômicos de abelhas com base nas características do zumbido produzido durante as visitas em flores de mirtilo.
Validação inteligente de perfil de estudantes de intercâmbio Fernando Marques Federson O principal objetivo do projeto é a pesquisa, o desenvolvimento e a demonstração de funções críticas de um possível produto de análise inteligente de aderência de intercâmbios estudantis internacionais que minimizem a possibilidade do evento adverso de cancelamento do intercâmbio contratado. Em particular, tem-se os seguintes objetivos específicos:
Desenvolvimento de um produto mínimo viável de software contendo um aplicativo para dispositivos móveis
Um portal de gestão de dados coletados pelo aplicativo móvel;
O estudo de possíveis técnicas de análise de perfil estudantil: aspectos pessoais, sociais e culturais;
O desenvolvimento de uma prova de conceito de inteligência artificial descritiva para uso no processo de análise de perfil;
O estabelecimento de um roadmap para uso de Inteligência Artificial preditiva e prescritiva;