Núcleo de Recursos Computacionais (NRC)

Em 09/03/20 10:44 Atualizada em 06/10/22 15:50

NRC

O Núcleo de Recursos Computacionais é o departamento responsável por suporte técnico e tecnológico do Instituto de Informática, localizado na sala 243 do INF.

Por se tratar de uma unidade acadêmica voltada para a computação, o Instituto de Informática tem necessidades tecnológicas específicas e o NRC existe pare suprir essa demanda. Algumas das atribuições do núcleo são:

• Configuração, manutenção do funcionamento e segurança da rede de computadores do Instituto de Informática;
  • Configuração e manutenção dos servidores do Instituto de Informática da sala técnica;
  • Configuração e manutenção de hardware e software dos computadores fornecidos para docentes e servidores técnico-administrativos no Instituto de Informática;
  • Configuração e manutenção de software e hardware dos laboratórios de informática do Instituto de Informática;
  • Configuração e manutenção de software e hardware dos laboratórios de informática dos centros de aulas Aroeira, Baru e Caraíba (Campus Samambaia);
  • Configuração e instalação das impressoras do Instituto de Informática;
  • Manutenção da infraestrutura tecnológica para serviços de software do Instituto de Informática, como e-mail, intranet, reserva de salas, armazenamento em nuvem, entre outros;
  • Suporte em chamadas de vídeo-conferência para aulas, palestras ou bancas de mestrado e doutorado.

Solicitação de atendimento

Os serviços do NRC devem ser solicitados através de chamados do sistema de suporte ao usuário GLPI. Para que seja adequadamente direcionado, deve ser selecionada a categoria correspondente ao chamado, sendo NRC -> Equipamentos e Laboratórios para chamados relacionados a instalação de software ou manutenção de hardware nos computadores dos laboratórios e NRC -> Redes e Sistemas para chamados relacionados à rede do INF.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o NRC através do número (62) 3521-1834. A solicitação de serviços deve ser realizada exclusivamente pelo sistema GLPI.

Equipe

Atualmente, a equipe do NRC é dividida entre a equipe de redes e equipe de suporte.

Equipe de Redes

• Bruno Rangel Borges Marchetti
  • Fausto da Silva Moraes

Equipe de Suporte