Projeto ADAs UFG
O Projeto ADAs foi criado no ano de 2017 por um grupo de professoras do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás com o intuito de proporcionar um ambiente mais acolhedor às alunas, no qual elas se sintam apoiadas e seguras em um local predominantemente masculino e promover o empoderamento feminino no âmbito das áreas da Computação. Ele é um projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Ele visa incentivar as meninas a ingressarem e permanecerem nos cursos oferecidos pelo Instituto de Informática. A luta do projeto é contra qualquer diferenciação de oportunidades de trabalho e de reconhecimento com relação ao gênero, e tem como finalidade valorizar as mulheres que fizeram e fazem história na computação, contribuindo para a disseminação da ideia de que computação também é para mulheres. Esse projeto também tem como objetivo mostrar que o gênero não determina a capacidade cognitiva da pessoa e que as mulheres são capazes de grandes feitos, seja em computação ou em qualquer outra área.
O nome escolhido para o projeto é uma homenagem à Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história, responsável pela criação do primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina para o cálculo de funções matemáticas.
Estão sendo desenvolvidas uma série de atividades para atrair o público feminino para a Computação, como a divulgação por meio de folders e cartazes de mulheres que fizeram história na computação e a promoção de palestras com mulheres que atuam na área de TI em eventos como IntegrAÇÃO do INF, Espaço das Profissões, ERI - Escola Regional de Informática. Anualmente, está sendo realizado o Workshop ADAs. O projeto já vem engajando e estimulando as alunas do INF, que se mostram muito empolgadas com a iniciativa.
O Projeto ADAs faz parte do Programa ComputAÇÃO HUMANA, conjunto de projetos que têm por objetivo humanizar o Instituto de Informática (INF) e valorizar todos aqueles que mantêm o INF como referência de Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Computação do Estado de Goiás.
Coordenadora: Profa. Dra. Erika Morais Martins Coelho.
Sigam as nossas redes sociais:
- Facebook: https://www.facebook.com/projetoadasufg
- Instagram: @projetoadasufg
- YouTube: https://youtube.com/projetoadasufg
Vejam algumas referências:
- Blog Mulheres na Computação
- Mulheres na informática: quais foram as pioneiras (2006) (.pdf)
- As mulheres na Ciência da Computação (2013) (.pdf)
- Mulheres na Computação (2016)
- Como as mulheres passaram de maioria a raridade nos cursos de Informática (2018)
- Um panorama da atuação das mulheres na Computação (2019)
- Retomada do espaço da mulher na Computação (2019)
Fale conosco: projetoadasufg@gmail.com