Inteligência Artificial

En 10/09/21 15:19 Actualizado en 10/09/21 15:24

O curso tem o objetivo de formar profissionais aptos a resolver problemas complexos por meio da Inteligência Artificial, incluindo sistemas embarcados e autônomos, de forma inovadora e empreendedora.

Inteligência Artificial no INF/UFG

A discussão interna para a criação de um Bacharelado em Inteligência Artificial remonta a 2017, embora a atuação do INF na área de conhecimento seja anterior à própria formação do INF por meio de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos de seus docentes. Para efeito histórico, é importante registrar alguns eventos recentes e que de alguma forma revelam a atenção que a área de conhecimento tem despertado.

Em agosto de 2017, foi realizado um Workshop contendo os resultados de projetos executados por estudantes das disciplinas de pós-graduação (stricto sensu) relacionadas a IA e ministradas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do INF. Um dos objetivos do evento foi proporcionar uma visão prática e ampla dos resultados dos projetos principalmente para o público externo à Universidade. O evento foi realizado no dia 15 de agosto de 2017, no pátio do Instituto de Informática, com a presença de dezenas de convidados não apenas do Estado de Goiás. Alguns convidados fizeram parte Comissão Julgadora dos trabalhos expostos e escolheram os trabalhos premiados. Em função da surpresa com a qualidade dos trabalhos, um dos jurados convidados sugeriu e patrocinou uma nova rodada do evento na semana seguinte em um hotel de Goiânia. Esta segunda rodada foi realizada no dia 22 de agosto de 2017 com presença ainda maior de convidados locais e de outros Estados.

Entre os dias 5 e 9 de fevereiro de 2018, foi realizado a primeira Deep Learning Brasil Summer School. Uma Escola de Verão voltada para a disseminação da técnica de Deep Learning, uma das técnicas mais utilizadas no campo da IA atualmente. Foram recebidos mais de 504 pedidos de inscrição de 15 Estados diferentes e 3 países para um total inicial de 40 vagas, que foi ampliado para 90 vagas. Em Abril de 2019, mais uma edição do Workshop de trabalhos de IA foi realizada em um Hotel de Goiânia. O evento recebeu cerca de 1500 visitantes.

Diante das informações obtidas e compartilhadas com vários setores da economia e com a administração pública em diversos escalões nos últimos anos, o INF apresentou para a UFG a oportunidade de criar o primeiro Bacharelado em Inteligência Artifcial entre as Universidades Federais do Brasil.

Relacionamento com empresas e orgãos de fomento

Um número significativo de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) foram executados ou estão em desenvolvimento pelo Instituto de Informática. Os projetos proporcionam oportunidades para alunos vivenciarem a resolução de problemas.

Estes projetos viabilizaram a aquisição de importantes equipamentos tais como Impressoras 3D, Drones, Servidor de IA DGX-1 com GPUs v100, dentre outros. Em parceria com a Fapeg, no ano de 2020 está prevista a aquisição de equipamentos para montagem do laboratório de veículos autônomos e do laboratório de redes 5G.

Algumas das empresas e organizações patrocinadoras das iniciativas de soluções em Inteligência Artificial são:

Grade Curricular

Dados do curso

Habilitação: Bacharelado

Duração prevista: 8 semestres

Período: Integral

Coordenador: Prof. Dr. Anderson da Silva Soares

Vice-Coordenador: Prof. Dr. Vinícius Sebba Patto

Contato: coord-ia@inf.ufg.br

Localização: Prédio do Instituto de Informática (UFG)

Campus Samambaia, Goiânia-GO

Reportagens jornalísticas sobre projetos e iniciativas

Confira abaixo videos e materias jornalisticas sobre projetos de Inteligência Artificial executados ou sobre ações de divulgação.

Reportagens

Setembro, 2019 - Revista Exame - Universidade cria o 1º curso superior de inteligência artificial do Brasil

Dezembro, 2019 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Julho, 2019 - G1 Goiás - Estudante da UFG desenvolve programa que prevê piora no quadro de diabéticos com 96% de precisão