Assessoria Educacional

A Assessoria Educacional é um departamento pedagógico do Instituto de Informática que tem como objetivo auxiliar alunos a:
  1. Se organizarem no contexto acadêmico;
  2. Produzir melhores textos;
  3. Definir o tema do seu TCC;

Ações da Assessoria Educacional do INF em tempos de pandemia

O projeto Algorítimo Cinematográfico consiste em promover aos/às estudantes do Instituto de Informática um momento de ócio produtivo, através do cinema. Funciona assim: os/as alunos/as escolhem um filme, relacionado ou não com o universo da computação e da tecnologia da informação. É feita a arte de divulgação e propagada nas redes sociais do INF. Cada pessoa assiste ao filme em sua casa, no horário que quiser e puder e se apresenta para o debate do filme, que acontece em uma sala do Google Meet, às 16h do sábado.

O Algorítimo Literário é um projeto de ensino que consiste em fomentar a leitura e a escrita. O público-alvo é composto pelos/as estudantes do Instituto de Informática. Funciona assim: é feita a escolha do livro a ser lido. Quem escolhe são os/as próprios/as alunos/as. É feita a leitura do livro. Cada um lê, anota os pontos que deseja discutir e acessa o link do Google Meet divulgado na página do INF. Caso o livro escolhido contemple uma discussão mais filosófica, tenha muitos capítulos, muitas páginas (Fique em pé sozinho!) discutiremos um ou dois capítulos por a cada reunião.

Roda de Conversa 3

O projeto de ensino Roda de Conversa com psicólogos e psicanalistas tem como objetivo proporcionar ao/à estudante do Instituto de Informática um momento para “abrir o peitinho”, de ser escutado por um/uma terapeuta, que fará uma escuta profissional e terá condição técnica de interagir da forma mais adequada. Trata-se de um diálogo guiado por um tema que aflige as pessoas presentes na sala do Google Meet, durante a reunião. Não há obrigatoriedade de o/a estudante participar de todas as Rodas, pois não trata-se de um tratamento, trata-se, pois de promover um momento destinado ao alívio do sofrimento psicológico e, caso seja necessário o/a estudante será recomendado que busque o apoio do Saudavelmente ou de uma das clínicas parceiras.

Projeto Cuidado de Si, com a Profª Lu, em parceria com o IFRS Canoas. A atividade consiste em encontrarmos um tempo para nos cuidar, relaxar, respirar, meditar e conversar. O encontro acontece todas as quintas-feiras às 19h.

A Assessoria Educacional do INF promove reuniões semanais com os/as estudantes do INF, que desejem ser protagonistas de alguma ação de ensino ou de interação social. O principal objetivo é mostrar aos/às estudantes que, apesar de estarmos em um difícil momento social, político, por causa da pandemia da COVID19, o mundo não parou, a universidade, o INF, não parou, nem deixou de se preocupar, nem de se ocupar com seus/suas estudantes. Nesse sentido, as/os alunas/os são orientadas/os pela Técnica em Assuntos Educacionais e Assessora Educacional do INF a desenvolverem tutoriais, vídeos com duração de 5 minutos com conteúdos referentes ao universo da Tecnologia da Informação e direcionadas a suas/seus colegas de área, de curso, de aula. É uma ação feita por alunas/os para alunas/os, pela qual cada um/uma desenvolverá um trabalho, dentro de seu leque de habilidades acadêmicas e cognitivas. As atividades irão desde tutoriais de acesso, desenvolvimento, ou uso de plataformas, aplicativos, linguagem de programação etc até mesmo a lives que acontecerão no canal do youtube do Instituto de Informática.

Atividades desempenhadas pela assessoria

Reforço escolar:

• Revisão textual;
  • Oficina de produção textual;
  • ajuda com artigos acadêmicos;
  • Ajuda na busca por um projeto acadêmico: TCC ou iniciação cintífica
  • Promoção de cursos que estudantes desejam ofertar;
  • Integração entre estudantes e coordenação dos cursos