Informações sobre projetos de pesquisa

Em 28/08/19 14:20 Atualizada em 17/11/23 08:00
Dúvidas frequentes sobre projetos de pesquisa INF/UFG - 2023

Os projetos já aprovados por instituições ou órgãos de fomento à pesquisa, bem como os aprovados por comissões especialmente constituídas para este fim nos Programas de Pós-graduação, seguem a mesma tramitação dos demais, eliminando-se as avaliações do mérito técnico e científico e da viabilidade financeira do projeto.

Para submissão à Coordenadoria de Pesquisa, o projeto não tem um formato padrão, mas deverá conter:
  • Informações de identificação do projeto: nome do coordenador, título do projeto, período de vigência (dia, mês e ano de início e de término), área da pesquisa e palavras-chave;
  • Informações sobre financiamento. Caso haja financiamento por alguma agência de fomento, anexar comprovante. Em caso contrário, explicitar claramente que serão utilizados somente recursos já existentes na unidade, pois na avaliação pela comissão de pesquisa será avaliada a viabilidade financeira do projeto;
  • Resumo (até 2.000 caracteres);
  • Introdução/justificativa (até 15.000 caracteres);
  • Objetivos (até 15000 caracteres);
  • Metodologia (até 15.000 caracteres);
  • Resultados esperados (até 15.000 caracteres);
  • Referências (até 15.000 caracteres);
  • Equipe de desenvolvimento. Destacar a participação, se houver, de pesquisadores do INF e/ou de outras unidades da UFG, outras IES ou empresas. Recomenda-se fortemente a participação de alunos da UFG, seja de graduação ou de pós-graduação. Se ainda não tiver alunos selecionados, mas prevê a participação destes, pode colocar apenas que há a previsão de participação de alunos. Todos os participantes de projetos de pesquisa deverão manter atualizados os seus currículos na plataforma Lattes do CNPq.
  • Cronograma de atividades compatível com o período do projeto.

Qualquer servidor docente ou técnico-administrativo em efetivo exercício na UFG. Para servidores técnico-administrativos, a participação como coordenador do projeto está sujeita à compatibilidade do tema de pesquisa com a formação ou com sua atividade na UFG e não pode comprometer as atividades técnicas e administrativas do seu cargo.

Não há limitação de duração para um projeto de pesquisa. Isso pode depender da especificidade da pesquisa. Porém, o cronograma de atividades deve estar de acordo com o período de vigência e deve ser aprovado pelo CD.

É obrigatório que o projeto de pesquisa esteja cadastrado no SIGAA - Módulo Pesquisa, com status "em andamento" na data de submissão de planos de trabalho de Iniciação Científica e o seu encerramento deve ser posterior à data de término dos planos de trabalho.

Não é necessário enviar relatórios parciais, mas a finalização de um projeto requer comprovação de produção intelectual (produção científica, artística, técnica e cultural, atividades de orientação, etc), devidamente relacionadas no RADOC. Caso não haja produção intelectual, o coordenador do projeto deve encaminhar um relatório final à Coordenadoria de Pesquisa, que providenciará parecer a ser apreciado pelo CD e posteriormente à sua aprovação comunicará à PRPI para que encerre o projeto. É importante ressaltar que o pesquisador com pendência de finalização de projeto é impedido de cadastrar um novo projeto.

Sim, mediante justificativa, nos seguintes casos:
  • Perda de vínculo funcional com a instituição;
  • Licenças e afastamentos legais que prejudiquem o desenvolvimento do projeto;
  • Interrupção de convênio/contrato;
  • Não recebimento do recurso financeiro vinculado ao projeto aprovado em edital ou chamadas de agências de fomento; ou,
  • Por solicitação do proponente, após anuência da Coordenadoria de Pesquisa.

A orientação da PRPI para estes casos é que seja submetido um projeto referente à parte que será desenvolvida na UFG. No projeto, deve ser explicitado que ele é parte de um projeto mais abrangente, já que o coordenador do projeto deve ser um servidor da UFG. Na metodologia, deve-se referenciar o projeto original e esclarecer a relação entre os projetos para justificar o comprovante de financiamento total que deve ser anexado ao projeto, caso não tenha o parcial. Pode-se anexar um arquivo com o projeto mais abrangente no SIGAA também para justificar a propriedade intelectual. Não se recomenda submeter esse projeto abrangente, se o seu coordenador não for um servidor do INF/UFG.