Estágio

En 28/08/19 14:20 Actualizado en 18/07/22 08:12

O estágio curricular constitui-se em um mecanismo de aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos pelo aluno durante o curso de graduação e tem caráter teórico-prático com o objetivo principal de proporcionar aos alunos a vivência da realidade profissional, através de experiências técnico-científicas, culturais e de relacionamento humano. Os estágios curriculares dos cursos do INF são de caráter não obrigatório.

 

Todas as informações atualizadas, documentos e tutoriais relacionados aos estágios devem ser obtidos na página da Central de Estágios da UFG.

 

 

Resumo do Processo

 

1 - Antes de procurar um estágio, o aluno deve verificar se cumpre as exigências mínimas de período e valor de bolsa. Confira aqui.

2 - O aluno é responsável por procurar um estágio não obrigatório de acordo com os seus interesses e necessidades. Para auxiliar nesta etapa, veja o Mural de Estágios.


Obs.: 1. A conferência de documentação e coleta de assinaturas não são imediatas. Assim, recomenda-se realizar o peticionamento de estágio com pelo menos 20 dias de antecedência para início do estágio.

2. Antes de que o aluno realize o peticionamento, a Empresa/Agente Integrador deve possuir convênio formalizado com a UFG. Na página do Setor de Convênios da UFG há uma lista contendo os convênios vigentes.
Se a Empresa ainda não possuir convênio firmado, recomenda-se definir pelo menos 30 dias de antecedência para início do estágio.

 

3 - O aluno deve entrar em contato com um professor orientador do INF (de preferência na área do estágio) para validar se as atividades a serem desenvolvidas estão de acordo com o perfil do curso. Veja a lista de orientadores neste documento.

 

4 - Para requerer estágio não obrigatório, o aluno deve abrir um Peticionamento de Estágio Não Obrigatório no SEI, conforme tutorial disponível na página da Central de Estágios.

 

5 - Após abrir o Peticionamento, com preenchimento do Requerimento de Estágio Não Obrigatório, a Central de Estágios gera o Plano de Atividades (PA) do aluno, a ser assinado eletronicamente (assinaturas eletrônicas no próprio SEI) por (i) aluno estagiário, (ii) coordenador de estágio do curso, (iii) professor orientador e (iv) supervisor na empresa. 

 

Obs.: O aluno estagiário, coordenador de estágio do curso e professor orientador já possuem cadastro no SEI-UFG. Por outro lado, o supervisor na empresa não possui cadastro no SEI-UFG e deve realizar o cadastro como usuário externo, conforme este passo a passo.

 

 

6 - Depois do Plano de Atividades ser assinado por cada uma das pessoas acima referidas, é gerado o Termo de Compromisso de Estágio (TCE), para que seja assinado pelo (i) aluno estagiário, (ii) responsável legal na empresa (geralmente diferente do supervisor) e outras pessoas indicadas pelo agente de integração, se for o caso.

 

Obs.: Para o realizar estágio não obrigatório, a empresa possui 2 opções:

 

  1. Convênio Direto: nesse caso, a empresa já firmou anteriormente um convênio com a UFG, e se a empresa optar por assim fazer, será a própria Central de Estágios a gerar o TCE, após o Plano de atividades estar devidamente assinado. Assim, tanto o Plano de Atividades como o Termo de Compromisso de Estágio são assinados na própria plataforma SEI-UFG.

 

  1. Agentes de Integração/Integradores: nesse caso, a empresa opta por terceirizar para um agente integrador as tratativas relativas à documentação de estágio não obrigatório. Assim, a Central de Estágios ainda é responsável por gerar o Plano de Atividades, mas será o agente integrador o responsável por gerar o Termo de Compromisso de Estágio, após as assinaturas estarem completas.

 

Obs.: Se a empresa optar por agente integrador, após o Plano de Atividades estar assinado por todas as partes, o aluno deverá procurar o referido agente para que o mesmo possa gerar o Termo de Compromisso de Estágio.

 

 

7 - Depois que o Plano de Atividades e o Termo de Compromisso de Estágio estiverem assinados por todas as partes, a Diretoria da Central de Estágios (PROGRAD) fornece a assinatura final do TCE.

 

Obs.:  1. O professor coordenador de estágio não pode assinar Termo de Compromisso de Estágio nem Termo Aditivo de Estágio.

  1. Não é possível assinar o Termo de Compromisso de Estágio antes das assinaturas no Plano de Atividades no SEI-UFG;
  2. Não é possível a Diretoria da Central de Estágios assinar o Termo de Compromisso antes de todas as partes responsáveis terem assinado referido documento. A Diretoria assina em último lugar.

 

8 - O aluno deve preencher um Relatório de Atividades Parcial a cada 6 meses decorridos de estágio e, ao término, um Relatório de Atividades Final. Para isso, o aluno deve abrir uma solicitação no SIGERA solicitando a assinatura do coordenador de estágio do curso e deixar os formulários na Secretaria do INF. Os formulários já devem estar assinados pelo professor orientador e supervisor de estágio. Os formulários se encontram aqui, bem como o procedimento a ser realizado após coletadas as assinaturas. 

 

Obs.: 1. O aluno é responsável por arquivar as vias físicas dos Relatórios de Atividades assinados, caso sejam solicitadas futuramente.

2. Os Relatórios de Atividades também podem ter as assinaturas coletadas por meio de plataformas eletrônicas, por exemplo Clicksign, Docusign, etc.

 

 

Outras informações

 

Renovação de Contrato

Em caso de renovação de contrato de estágio, deve ser preenchido um Termo Aditivo de Compromisso de Estágio. Veja mais informações aqui

 

Desligamento

Em caso de saída do estágio antes da data prevista no Termo de Compromisso, além do Relatório de Atividades Final, deve ser preenchido um Formulário de Desligamento. Veja mais informações nesta página

 

Regulamentos específicos de cursos:

Ciência da Computação (.pdf)

Engenharia de Software (.pdf)

Inteligência Artificial (.pdf)

Sistemas de Informação (.pdf)

 

 

Coordenadores de Estágio

 

Ciência da Computação

E-mail: estagio-cc@inf.ufg.br

 

Coordenador: Prof Dr. Julliano Rosa Nascimento

E-mail: jullianonascimento@ufg.br

Sala: 200

 

Vice-coordenador: Prof Dr. Daniel Lima Ventura

E-mail: daniel@inf.ufg.br

Sala: 106

 

Mural de Estágios

 

 

Engenharia de Software

Coordenador: Prof. Dr. Cássio Leonardo Rodrigues

E-mail: cassio@inf.ufg.br

Sala: 231

 

Vice-coordenadora: Profª. Dra. Renata Dutra Braga

E-mail: renata@inf.ufg.br

Sala: 222

 

Mural de Estágios

 

 

Inteligência Artificial

 

Coordenador: Prof Dr. Fernando Marques Federson

E-mail: federson@inf.ufg.br

Sala: 215

 

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Telma Woerle de Lima Soares

E-mail: telma@inf.ufg.br

Sala: 101

 

Mural de Estágios

 

 

Sistemas de Informação

Coordenador: Profa. Dra. Nádia Félix Felipe da Silva

E-mail:  nadia.felix@ufg.br

Sala: 129

 

Vice-Coordenador: Prof. Me. Nivaldo Pereira de Morais Júnior

E-mail: nivaldo@inf.ufg.br

Sala: 117

 

Mural de Estágios