A0000061.JPG

Realidades que se encontram: SVR 2025 reúne ciência e inovação em experiências imersivas

O Simpósio sobre Realidade Virtual e Aumentada contou com as inovações e premiações dos estudantes do Instituto de Informática da UFG

Texto: Izadora Araújo 

O Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR) (ou “Simpósio sobre Realidade Virtual e Aumentada” em português), é o principal evento científico da América Latina nas áreas de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Tecnologias Imersivas. O evento, que vai muito além do acadêmico, teve início no dia 30 de Setembro e finalizou no dia 03 de Outubro reunindo pesquisadores, profissionais da indústria e estudantes de todo o país em Salvador, na Bahia, tendo como local o SENAI CIMATEC.

Promovido anualmente pelo Grupo de Interesse em Realidade Virtual (CERV), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o SVR oferece um espaço para a apresentação de pesquisas, debates sobre avanços tecnológicos e demonstrações de soluções inovadoras aplicadas a diversos setores, como saúde, educação, entretenimento, engenharia e design.

A programação promove a troca de conhecimento e também busca incentivar a formação de redes de colaboração e o desenvolvimento de novas aplicações em realidade virtual e aumentada. Nesse contexto, a UFG não ficou de fora. Os estudantes vinculados ao Instituto de Informática (INF/UFG), ao Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCIT) (que também patrocina o evento) e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Culturas e Tecnologias (Medialab/UFG) compartilharam as principais inovações de seus trabalhos. Ao todo foi uma comitiva de em média 30 participantes.

 WhatsApp Image 2025-10-06 at 11.20.23.jpegLegenda: Estudantes do INF/UFG receberam premiação

Marcos Felipe é aluno do bacharelado de Ciência da Computação do INF/UFG e viveu experiências muito positivas com a participação. Ele realizou um workshop sobre a mescla de espaços físicos e virtuais usando tecnologia de point-cloud, trabalho que desenvolveu em conjunto com o professor Hugo Nascimento, a professora Laurita Ricardo e o também estudante, Vitor Moreira que contribuiu participando ativamente na construção dos ambientes para o artigo. Embora não estivessem presentes pessoalmente com Marcos, a construção coletiva do material levou à uma apresentação muito bem sucedida.

“Foi meu primeiro simpósio apresentando. Acredito que participar do ambiente de pesquisa complementa bastante as matérias do curso e trás uma outra visão mais prática e sistemática de onde podemos empregar o conhecimento”, diz Marcos, retomando sua experiência.

Já Rafael, estudante do Bacharelado em Ciência da Computação (PPGCC) do INF/UFG apresentou um pôster nos Workshops SVR sobre a janela físico-virtual, um recurso de comunicação audiovisual entre um ambiente virtual e o mundo real, objetivando aumentar o senso de imersão em experiências VR. “Apresentar meu trabalho no SVR foi uma experiência interessante, obtive feedback construtivo de alguns transeuntes e pude interagir com pesquisadores de outros países” afirma o pesquisador.

Guilherme Carvalho, um outro exemplo da comitiva, ficou responsável por 2 trabalhos em formato de pôsteres no workshop de Works in Progress, 1 entitulado "Hybridizing Real and Virtual Worlds: A workflow-Based Approach Using 3D Scanners and Printers" onde o objetivo era implementar e verificar um modelo de comunicação com um ambiente imersivo em XR e dispositivos de impressora 3D e Scanners de malha. O modelo construído possui 2 fluxos de interação distintos, 1 fluxo de interação que ocorre a partir da digitalização de um objeto real para depois ser interagido e manipulado no metaverso, e 1 fluxo de interação que começa no metaverso e é responsável por realizar a impressão 3D do objeto escolhido dentro do metaverso, para assim interagir no mundo real. 

Já o outro trabalho é intitulado "Designing and Evaluating a University Web-Based Metaverse An A-Frame Implementation" que expõe o desenvolvimento de um metaverso construído em A-Frame, e um resultado de uma avaliação preliminar da usabilidade utilizando um questionário de avaliação de jogos chamado GUESS-18 e as direções para trabalhos futuros para aumento da imersão e da interatividade.

Além do conteúdo científico, o SVR também abrigou atividades práticas e competições, como demonstrações de protótipos e experiências imersivas que permitem ao público vivenciar na prática os potenciais das tecnologias envolvidas.

SVR Foto

Legenda: representantes da Comitiva do Instituto de Informática da UFG

 

PREMIAÇÕES

Honorable Mention (2nd place) - Work in Progress (WIP)

Estudantes: Luiza M.F. Cintra, Elisa A. M. Oliveira, Gustavo H.W. Barbosa, Matheus D. Negrão

Orientação: Valdemar V.G. Neto, Rafael T. Sousa, Sofia L. C. Paiva e Arlindo R. Galvão Filho 

Artigo: "A Multisensory AI-based Framework for Accessible Navigation of Visually Impaired Users in Virtual Environments: preliminary results"

 

Honorable Mention (3rd place) - Work in Progress (WIP)

Estudantes: Angelo Coronado, Guilherme C. Franco, Hugo Nascimento

Orientação: Luciana Berretta, Arlindo R. Galvão Filho e Sérgio Carvalho 

Artigo: "Designing and Evaluating a University Web-Based Metaverse: An A-Frame Implementation"

 

PATROCÍNIO

O Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCIT) do INF/UFG também é um dos patrocinadores deste grande evento.

FUTURO

Ano que vem o Instituto de Informática UFG será o responsável por sediar a edição 2026 do evento, recebendo estudantes de todos os cantos do país.

 

Acesse aqui o site do Evento: https://svr.sbc.org.br/2025/

 

Acesse a galera de fotos aqui 

premiacao
Legenda: representantes da Comitiva do Instituto de Informática da UFG

 

Categorias: Notícias Noticias ADM;Notícias Notícias capa