INF/UFG inaugura nova fase de incentivo ao empreendedorismo
Programa Start-INF foca no desenvolvimento de novos negócios dentro do Instituto de Informática (INF/UFG)
Texto: Izadora Araújo
A unidade também vem estimulando nos últimos anos a cultura empreendedora nos estudantes de graduação e pós-graduação e egressos. A institucionalização dessa iniciativa tomou forma com a criação do programa Start-INF, parceria que promete ser frutífera entre o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), o Centro de Competência EMBRAPII em Tecnologias Imersivas - AKCIT, o Instituto APOEMA, o DEX - Hub de Empreendedorismo e Inovação e o Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG).
Lançado em evento no último dia 17 de abril, o projeto integra a política institucional de incentivo ao empreendedorismo e inovação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a proposta é capacitar participantes para transformar ideias, pesquisas e protótipos em startups de base tecnológica. Ao longo de ciclos semestrais de 4 meses, o Start-INF promoverá uma série de atividades formativas, como palestras, oficinas, minicursos e mentorias.
Apesar do alto volume de pesquisas e soluções desenvolvidas em áreas como software, dados e inteligência artificial no INF/UFG, muitos estudantes ainda enfrentam dificuldades para estruturar modelos de negócio, validar ideias no mercado e acessar editais de fomento. O Start-INF busca preencher essa lacuna ao oferecer formação básica em empreendedorismo, incluindo temas como modelagem de negócios, validação de problemas e soluções, elaboração de pitch e noções jurídicas e financeiras.
O CEI/UFG entra como parceiro estratégico, oferecendo suporte especializado, infraestrutura e capacitação gerencial para novos empreendimentos, reforçando a importância de ações preparatórias dentro das unidades acadêmicas.
O público-alvo inclui estudantes de graduação e pós-graduação vinculados ao INF/UFG, além de egressos da instituição. Interessados já podem se inscrever até o dia 11 de maio de 2026 pelo site oficial do INF/UFG (inf.ufg.br) clicando aqui. O início das atividades está previsto para 15 de maio.
Ao final de cada ciclo, os projetos com maior nível de maturidade poderão ser encaminhados para processos de pré-incubação e incubação no CEI/UFG, fortalecendo o ecossistema empreendedor da universidade na área da informática.
Dúvidas podem ser enviadas no email startinfufg@gmail.com
Categorias: Notícias Noticias ADM;Notícias
