INF/UFG conquista medalha de bronze na Final Brasileira da Maratona SBC de Programação 2025
Consagrada como uma das melhores do país, equipe Monkeys: traz o prêmio para Goiás
Em 13 de setembro deste ano, os corredores do Instituto de Informática (INF/UFG) foram tomados por programadores de todo o estado. Isso se deu em virtude da primeira fase da Maratona SBC de Programação 2025 que, em Goiânia, reuniu 38 equipes representando nove instituições de ensino superior em Goiás.
Durante toda a tarde da fase estadual, as equipes resolveram desafios simultaneamente com outras 984 distribuídas por diversas sedes em todo o Brasil. Ao final da disputa, duas equipes goianas garantiram vaga para a final brasileira: uma da Universidade Federal de Goiás (UFG) e outra da Pontifícia Universidade Católica (PUC/GO).

A fase final da competição nacional foi realizada entre os dias 6 e 9 de novembro de 2025, em São Paulo (SP), reunindo apenas 66 equipes classificadas nas diferentes sedes, ou seja, menos de 7% do total de inscritas na competição. Desde 2008 o INF não só marca presença nesta etapa, mas também se destaca na resolução dos problemas, reunindo diversos balões coloridos ao redor da mesa.
O professor Humberto Longo é o responsável por disseminar a cultura da maratona há muitos anos no instituto. Nesta edição nacional, ele acompanhou a equipe Monkeys: que teve um desempenho de destaque ao conquistar a 13ª posição geral, resultado que lhe rendeu a medalha de bronze e reafirmou o protagonismo da universidade na competição, colocando-a novamente entre as 2% melhores equipes do país.

Além da etapa brasileira, a mesma prova foi aplicada simultaneamente em competições similares realizadas em diversos países da América Latina, totalizando cerca de 600 equipes participantes. Nesse cenário continental, a equipe do INF/UFG alcançou a 34ª colocação, posicionando-se entre as 5% melhores equipes da região.
O desempenho das equipes goianas, especialmente o resultado alcançado pela Monkeys:, reforça o avanço da formação em computação no estado e destaca a importância da Maratona SBC de Programação como ambiente de aprendizado, inovação e integração entre estudantes de todo o país e da América Latina.
Equipe Monkeys:
Danilo Dias - Bacharelado em Ciências da Computação
Felipe Sabino - Bacharelado em Ciências da Computação
Nelsi Junior - Bacharelado em Ciências da Computação
Coach: Gustavo Leal - Doutorando no PPGCC e Prof. Substituto no INF/UFG
Co-Coach: Prof. Humberto Longo
Quer conferir como foi a etapa regional? Acesse aqui a notícia anterior.

Categories: Notícias Noticias ADM;Notícias
