
Uma ação inovadora de atenção para a saúde encerra seu ciclo formativo
A Especialização em Inovação, Tecnologias Emergentes e Imersivas para a Saúde Digital do AKCIT/UFG capacitou agentes em todo o país
Texto: Izadora Araújo
O Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCIT), vinculado ao Instituto de Informática (INF/UFG) da Universidade Federal de Goiás (UFG), celebrou, neste mês, o encerramento da primeira turma da “Especialização em Inovação, Tecnologias Emergentes e Imersivas para Saúde Digital”.
Ao todo foram 80 concluintes, e como reforçado por Renata Braga, Gestora da Equipe de Produção do AKCIT/UFG, o que mais impressionou foi a diversidade de áreas envolvidas na especialização. A formação inédita reuniu profissionais do campo da saúde, da tecnologia e da educação, e teve como objetivo capacitar agentes transformadores para o ecossistema da saúde digital no Brasil.
Iniciada no dia 25 de Agosto de 2025, a especialização teve um mês de duração e envolveu disciplinas com enfoque em temas como realidade aumentada e virtual, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), interoperabilidade de dados, segurança da informação em saúde, design de experiências imersivas, entre outros tópicos alinhados às demandas contemporâneas da transformação digital no setor de saúde.
De acordo com Sheila Mara, coordenadora de Orientação Acadêmica da Especialização, foram 34 grupos de trabalho de conclusão de curso e 9 orientadores envolvidos. Ainda que apenas três trabalhos de nota máxima tenham sido apresentados na cerimônia de encerramento, em breve todos os produtos do curso estarão disponíveis em formato de ebook.
A cerimônia de encerramento aconteceu em uma live no Youtube UFG Oficial, e contou com a presença de docentes, alunos, coordenadores e representantes da UFG e do AKCIT. O evento marcou não apenas o fim de uma jornada acadêmica, mas o início de novos desafios profissionais para os concluintes, que agora integram uma rede de especialistas preparados para atuar de forma crítica e inovadora na interface entre tecnologia e saúde.
“Desde o início, o nosso objetivo foi ousado, construir uma formação pioneira que unisse profundidade acadêmica, inovação tecnológica aplicada à saúde e relevância prática para os alunos vindos das mais diversas áreas de formação.", diz Juliana Zinader, coordenadora da especialização.
Com a conclusão da Turma 1, o INF/UFG por meio do AKCIT/UFG reafirma mais uma vez seu compromisso com a formação de excelência e com o desenvolvimento de soluções tecnológicas que promovam equidade, inovação e impacto social na saúde digital.
Categorias: Notícias Noticias Notícias capa