Visita Alunos UEG Ceres 2025

Alunos da UEG Ceres visitam o Instituto de Informática da UFG

Na última segunda-feira, 14 de outubro, o Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF-UFG) recebeu a visita de estudantes do curso de Sistemas para Internet da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Ceres.

 

A visita, conduzida pelo professor Iwens Senes, teve como objetivo aproximar os alunos da realidade acadêmica e de pesquisa desenvolvida no INF. Durante a passagem pelo Instituto, os estudantes puderam conhecer os laboratórios de pesquisa, o carro autônomo e o mini data center, além de conversar com alunos do curso de Bacharelado em Inteligência Artificial (BIA).

Durante o encontro, os alunos do BIA compartilharam suas experiências no curso, destacando que, no primeiro período, a grade curricular conta com três disciplinas, o que favorece a adaptação do ensino médio para o ensino superior. Eles também ressaltaram que, já nesse início de curso, há a disciplina de Empreendedorismo, que incentiva o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora e crítica em relação ao mercado profissional.

 

Visita Alunos UEG Ceres 2025

Os estudantes comentaram ainda que, nas disciplinas iniciais, são convidados a ministrar aulas, o que contribui para aprimorar a comunicação, a didática e a segurança ao se expressar em público. Durante as conversas com docentes e técnicos do INF, também refletiram sobre as diferenças entre a vida acadêmica e o mercado de trabalho, reconhecendo a importância de unir teoria e prática na formação em tecnologia da informação.

O professor Iwens aproveitou o momento para compartilhar experiências sobre a vida acadêmica e refletir com os alunos sobre a motivação para seguir na pós-graduação stricto sensu, destacando que o INF está de portas abertas para receber os estudantes da UEG que desejam continuar na vida acadêmica.

O técnico-administrativo Maycon Spirlandelli também participou da atividade, relatando um pouco de sua trajetória profissional e acadêmica. Ele ressaltou as diferenças entre a vida acadêmica e o mercado de trabalho, incentivando os estudantes a participarem de pesquisas e conhecerem metodologias científicas que podem tornar o profissional mais preparado para lidar com os desafios da área de tecnologia da informação. Segundo Iwens, “a vida não é apenas ministrar aulas, mas também saber transformar o conhecimento acadêmico em soluções para o mercado”.

O encontro promoveu intercâmbio de conhecimentos entre as instituições e reforçou a importância da integração entre os cursos de tecnologia do estado de Goiás.

 

 

Categorias: Notícias ueg Ceres Formação profissional