Ciência e criatividade jogando lado a lado
INF/UFG se destaca com premiações no SBGames, principal evento acadêmico de jogos da América Latina
Texto: Izadora Araújo
A capital baiana foi escolhida para sediar a edição 2025 do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), considerado um dos principais eventos acadêmicos sobre jogos na América Latina. O evento acontece entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, nas instalações do SENAI/CIMATEC, em Salvador.
Organizado pela Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CEJOGOS), vinculada à Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o simpósio é itinerante e ocorre a cada ano em uma das regiões representadas pelos membros da comissão. A definição da sede passa por um processo que envolve articulações locais, busca por patrocínio e participação em editais.
O evento é composto por uma programação mista que inclui sessões técnicas, palestras, exposição de banners e modalidades que diferenciam o SBGames de outros encontros acadêmicos. Entre os destaques estão o Festival de Jogos, onde desenvolvedores independentes e profissionais apresentam seus projetos ao público; o Festival de Artes, com foco na estética dos jogos; e os tutoriais práticos, que oferecem uma abordagem "mão na massa".

Um exemplo dessa proposta foi o tutorial apresentado por Daniela Fernandes e Bruna Mota, mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG). A atividade abordou métodos de avaliação da experiência do jogador, discutindo dimensões e aspectos fundamentais para compreender as interações do usuário com jogos digitais, uma contribuição relevante para desenvolvedores, designers e pesquisadores da área.
“Esse tipo de apresentação e nicho, principalmente quando é o seu nicho, é de extrema importância, porque te dá alguns insights, algumas percepções, porque são visões diferentes. A gente costuma ter alguns vieses de leituras que talvez tenham passado despercebido, mas com essa comunicação com outras pessoas, a gente consegue ter mais essa percepção", diz Daniela.
Angelo Coronado, estudante de doutorado do PPGCC do INF/UFG inovou apresentando sua dissertação de mestrado sobre acessibilidade em realidade virtual para pessoas cegas. Ele utilizou guias de acessibilidade em jogos, o conceito de cognição espacial e o Gemini LLM na solução. Contente com seu desempenho e os resultados da dissertação, ele concorreu na modalidade Call to Dissertation (CTD), competindo com outras dissertações de outras universidades.
Guilherme Carvalho é também estudante de mestrado do PPGCC do INF/UFG e um pesquisador vinculado ao AKCIT e apresentou um trabalho intitulado "Desenvolvimento WebXR Simplificado: explorando a criação de jogos via Wonderland Engine". O tutorial decorreu a partir de uma introdução teórica sobre o que era WebXR e os tipos de realidades imersivas, depois prosseguiu por um tutorial do desenvolvimento de um jogo de boliche via Wonderland Engine.
Já na trilha de Computação, Carlos, estudante de doutorado do INF/UFG, apresentou um artigo sobre modelagem de jogadores utilizando Large Language Models. A sua pesquisa sobre Ajuste Dinâmico de Dificuldade em Jogos Digitais olha os jogos sob a perspectiva de sistemas de computação. Ele divulgou boa parte dela no SBGames ao longo dos anos, uma vez que é um evento muito relevante na América Latina. “A troca com a comunidade da área enriquece a pesquisa e ajuda a caminhar com mais firmeza, além de produzir pesquisa de melhor qualidade", afirma.
O SBGames se configura como um evento cultural e de networking, oferecendo momentos de descontração e troca entre a comunidade gamer-acadêmica. Mikael, mestrando do PPGCC que sempre foi um jogador assíduo de jogos digitais, têm se interessado muito por pesquisas científicas que estudam e evoluem mecânicas em jogos. Para ele, o SBGames foi uma oportunidade para que pudesse se conectar a esses trabalhos em um ambiente plural, em contato com pessoas de universidades e culturas diferentes.
"Sou um grande entusiasta do SBGames! O evento é crucial por focar na pesquisa e na ciência por trás dos jogos, demonstrando a riqueza acadêmica desse campo. Além disso, ele é essencial para dar visibilidade a jogos indies, um esforço que o Professor Sérgio e a WMDG também fazem, impulsionando a divulgação a produção de jogos no Brasil" afirma Bruna Barbosa, uma das estudantes que apresentou no evento. A atmosfera descontraída e colaborativa é uma marca registrada do simpósio, que se diferencia por reunir uma comunidade engajada e apaixonada por jogos e inovação.
PATROCÍNIO
Vale ressaltar que o Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCIT) do INF/UFG também é um dos patrocinadores deste grande evento.
FUTURO
Ano que vem o Instituto de Informática UFG será o responsável por sediar a edição 2026 do evento, recebendo estudantes de todos os cantos do país.
PREMIAÇÕES
Melhor Dissertação em Game Design
Estudante: Angelo Coronado
Orientação: Luciana Berretta e Sérgio Carvalho
Dissertação: "Acessible Heads-Up Computing: An HMD-Based VR Escape Game For Blind People"
Best Paper Award - Trilha Computação
Estudante: Carlos Henrique Rorato Souza
Orientação: Luciana Berretta e Sérgio Carvalho
Dissertação: "Player Modeling and Large Language Models: An Interaction-Based Approach"



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