OBR 2025

Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica movimenta fim de semana em Goiânia

Com público extenso, etapa classifica as melhores equipes do estado para o nacional

Texto: Izadora Araújo


A Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu, nos dias 13 e 14 de setembro, a Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2025. O evento reuniu dezenas de equipes de estudantes de escolas públicas e privadas da região, que competiram em provas práticas e artísticas envolvendo raciocínio lógico, programação e montagem de robôs autônomos.
A competição aconteceu no Câmpus Samambaia, em um ambiente de muita criatividade, cooperação e espírito esportivo. Voltada para incentivar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia, a OBR é uma das maiores competições do gênero na América Latina e integra o calendário oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).


Durante os dois dias de evento, os participantes enfrentaram desafios em arenas montadas para simular situações reais. "Na modalidade resgate, é avaliada a autonomia do robô em trafegar por uma rota pré-definida, superando assim vários tipos obstáculos no caminho, e localizar e resgatar vítimas "bolinhas" de uma área perigosa para uma segura", afirma Pedro Caetano, juiz na modalidade.
Já na categoria artística, “as equipes realizam uma entrevista técnica contando sobre os componentes usados em seus robôs e como foi feita a sua programação. Logo em seguida, fazem uma apresentação artística (música, dança, teatro), interagindo com seus robôs e cenários ", diz Victor Morais, juiz da competição.


Wesley Chaves, e suas duas filhas pequenas, vieram do interior do estado do Amazonas e estão conhecendo o evento pela primeira vez. “É o primeiro ano que minha filha tem aula de robótica e está muito empolgada. E a gente veio participar e realmente valeu a pena demais, porque abre a mente, e até a menorzinha que não tem aula de robótica ficou empolgada com tudo e está apaixonada ", diz com entusiasmo.
As equipes foram avaliadas por critérios como desempenho técnico, estratégia, inovação e trabalho em equipe. Os vencedores da etapa regional seguem agora para a fase nacional da competição, que ocorrerá no final do ano.


A OBR também contou com a presença de professores, pesquisadores, voluntários e visitantes interessados em acompanhar de perto as soluções tecnológicas desenvolvidas pelos estudantes.

 5. OBR Visão geral .jpeg.   7. Arena OBR Modalidade Prática.jpeg    \OBR 2025

 

Confiras fotos aqui

 

Confira os resultados dos dois níveis de competição:
OBR Goiás - Nível 1

Robustez
Neutronbots

Design
Equipe Cyberdino

Inovação
Equipe Ribs

Dedicação
Equipe Cybernautas

Programação
Equipe Dino Bots

Maker
Equipe Fly Elementary School 2

Melhor Escola Pública
Seven Bolths (Militar)

Melhor Escola Privada
Cloud Tech

Artística 3°
Dominadores da IA

Artística 2°
Galle Girls

Artística 1°
Robobros

Resgate 3°
Cyberdragons

Resgate 2°
Starbots

Resgate 1°
Animatrix

 

OBR Goiás - Nível 2

Robustez
TechDivas

Design
Protágoras 1

Inovação
Antares

Dedicação
Atlas Robotic

Programação
Red Hot Chilli Bots 1

Maker
Animaghost

Melhor Escola Pública
Teen Titans

Melhor Escola Privada
Protágoras 6

Artística 3°
RoboCOPE

Artística 2°
Gansotron

Artística 1°
Cyber Nordics

Resgate 3°
Capibots

Resgate 2°
Super Nova

Resgate 1°
Brainbots

 

Categorías: Notícias OBR Olimpíada de Robótica