
UFG inaugura nova especialização em Saúde Digital com foco em inovação e tecnologias imersivas
O curso visa capacitar profissionais para desenvolver soluções inovadoras que promovam melhorias nos processos de trabalho, gestão e qualidade da atenção à saúde (AKCIT UFG).
Na última segunda-feira, 29/08, a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio de seu Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCIT), lançou a segunda turma da especialização inédita em Inovação, Tecnologias Emergentes e Imersivas para Saúde Digital. Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso é 100% a distância e organizado em trilhas de aprendizagem com microcursos que totalizam 370 horas de atividades.
A live trouxe representantes de cada uma das estruturas institucionais que organizam o curso. A composição da mesa contou com Juliana Zinader, coordenadora do curso; Arlindo Galvão, diretor geral do AKCIT; Sérgio Carvalho, diretor do INF/UFG; a diretora da pós-graduação lato sensu, Larissa Matsuda e Edelvicio Souza, especialista em Inovação da Embrapii.
A coordenadora Juliana Zinader afirmou aos estudantes que, “a partir de agora vocês mergulharam em um universo onde a ciência e a tecnologia se encontram para cuidar do nosso bem mais precioso: a vida”, diz. Já Larissa Matsuda, celebrou o formato da especialização e explicou que “são cursos mais rápidos, de especialização da pós-graduação lato sensu, com esse objetivo de levar pra vocês conhecimentos atualizados que estão na fronteira do conhecimento e que podem ser aplicados em cada campo profissional que vocês estão", pontua.
Eldevicio Souza encerrou as falas da mesa ao reiterar que, “o CEIA já era referência em IA, o AKCIT é uma referência hoje em tecnologias imersivas associadas à IA e vocês hoje são privilegiados porque vocês estão iniciando o curso talvez de uma das maiores referências mundiais em tecnologias imersivas junto com a área de saúde. Vocês vão lidar em alguns meses com os melhores profissionais do mercado, que tem o mesmo interesse de vocês na inovação na saúde, com uma troca de experiências como nunca vocês viveram, um tema extremamente atual e eu tenho certeza que cada um de vocês ao terminar esse curso, vai sair muito melhor do que entrou", destaca.
Em seguida, foi iniciada a masterclass inaugural pelo Dr. Lincoln de Assis, intitulada “Uma saúde digital: entregando infraestruturas públicas digitais, uma única saúde e cuidado híbrido para uma nova era". Lincoln é Mestre em Engenharia Biomédica (Coppe/Ufrj) e Phd (Imperial College). Especialista em Estratégias de Saúde Digital, atuou em liderança na SBIS, IMIA e na elaboração da Esd28 e da Estratégia Global de Saúde Digital da OMS. É também Senior Partner na B&L Digital Health Advisory, com vasta experiência em Sistemas de Informação em Saúde.
Contexto institucional
O curso está associado ao AKCIT, um centro de excelência em tecnologias imersivas, vinculado ao CEIA (Centro de Excelência em Inteligência Artificial) da UFG, uma referência latino‑americana em Inteligência Artificial. De acordo com Arlindo Galvão, coordenador geral, o centro trata-se de uma “iniciativa nacional em que a gente consegue prover essas capacitações para 26 estados praticamente, então a gente alcança geograficamente quase todo o país com o que há de melhor em capacitação”, afirma.
Pensada para ser executada em um ambiente totalmente online, com encontros síncronos e tutoria direcionada, a especialização foi organizada em microcursos curtos e aplicáveis, além do diferencial da realização de um trabalho de conclusão de curso com foco em problemas reais. O público-alvo é composto majoritariamente por profissionais vinculados às empresas parceiras do Centro de Competências da UFG.
Os estudantes da especialização estão vinculados oficialmente ao Instituto de Informática da UFG. Na oportunidade, o diretor do instituto, Prof. Sérgio Teixeira, reforçou que “o Instituto de Informática tem muitos cursos de especialização, muitos promovidos pelo próprio AKCIT, além dos seus cursos de pós graduação stricto sensu, mestrado, doutorado e quatro graduações que nos orgulham muito né? Que são a graduação em inteligência artificial, engenharia de software, sistema de informação e ciência da computação”, diz.
O curso é dividido em três trilhas de aprendizagem: Fundamentos Básicos (com carga horária de 90h) incluindo microcursos sobre saúde digital, governança e engajamento de usuários com tecnologias imersivas. Fundamentos Específicos (2 módulos, 80h cada): incluindo engenharia de dados de saúde e Inovações e Tendências em Saúde Digital; e a Prática Aplicada, incluindo analytics, inteligência de negócios para saúde e desenvolvimento de soluções imersivas; o módulo de TCC tem 40 h.
A live completa está disponível no canal UFG Oficial no Youtube e pode ser acessada gratuitamente a qualquer momento.
Assista a live completa aqui: https://www.youtube.com/watch?v=NVxiDXvcW2g&t=2047s
Saiba mais sobre o curso: https://akcit.ufg.br/rh/especializacoes/saudedigital
Categorias: Notícias AKCIT CEIA Saúde Digital Especialização em Saúde Digital