
INF/UFG e Flamboyant realizam workshop em parceria sobre soluções de IA para o mercado
Workshop aproxima universidade e setor privado para criar soluções inovadoras com IA
Texto: Mariana Mendes
Foto: Natália Guimarães
Nos dias 20 e 21 de agosto, o Instituto de Informática (INF) promoveu, em parceria com o Grupo Flamboyant, um workshop voltado para pautas de empreendedorismo e aplicação da inteligência artificial em diferentes áreas. O encontro reuniu professores da Universidade Federal de Goiás, estudantes e gestores da rede Flamboyant. O objetivo era discutir os principais problemas enfrentados no ecossistema da organização e estimular a criação de projetos tecnológicos que auxiliem no processo de resolução.
Na manhã do primeiro dia, foram apresentados cases de sucesso do Instituto de Informática. O objetivo era demonstrar soluções criativas e inovadoras desenvolvidas na universidade. Dessa forma, no restante do evento, os participantes puderam ter mais clareza sobre o funcionamento e resultados de iniciativas com uso de IA.
Um dos projetos de destaque foi a NeuroFit, desenvolvida pelos universitários Rafael e Gustavo. A startup, que aplica a IA para reduzir a taxa de evasão em academias, já impactou mais de 5000 alunos. Utilizando dados como frequência, sazonalidade, idade e gênero, a ideia é usar um algoritmo preditivo, que consiga prever a probabilidade crítica de cada um.
Outro projeto de destaque foi Synkar, desenvolvido por Lucas Assis. A empresa, que nasceu de uma ideia na universidade, hoje virou um grande negócio que ajuda a reduzir atrasos, melhorar a experiência do consumidor, otimizar entregas e, principalmente, economizar o tempo das pessoas. Tudo isso feito com um veículo robotizado e a colaboração de 23 pesquisadores, a maioria sendo pertencentes à UFG.
Lucas Assis da Synkar apresenta veículo robotizado
Ao longo do evento, os gestores da organização privada participaram ativamente das discussões, levantando problemas cotidianos e ideias de possíveis soluções. Dentre algumas das pautas debatidas, estavam o uso da inteligência artificial para criação de relatórios, avatares digitais para interações com os clientes, ferramentas de auditorias de vendas e novas formas de relacionamento com o público.
O encontro marcou um passo importante na parceria entre o Instituto de Informática e o Grupo Flamboyant, fortalecendo o vínculo entre a universidade e o mercado de trabalho. Além disso, representou o início de um avanço significativo para o ecossistema de negócios.
Categorias: Notícias Comunicação Institucional Comunica INF