Avaliação Inclusiva é tema de Mesa Redonda no IME-UFG
O Instituto de Matemática e Estatística da UFG (IME-UFG) promoveu na última quinta-feira mesa redonda.
O Instituto de Matemática e Estatística da UFG (IME-UFG) promoveu, na manhã de quinta-feira (07/08), uma mesa redonda com o tema “Desafios e Possibilidades na Avaliação de Estudantes com Necessidades Específicas”, como parte da programação da sua Semana de Planejamento Pedagógico 2025/2.
Entre os convidados, esteve o Prof. Dr. Julliano Rosa Nascimento, coordenador da Coordenação de Atenção e Apoio Educacional (CAAE) do Instituto de Informática (INF-UFG), que compartilhou a trajetória, estrutura e ações da CAAE como uma experiência que pode inspirar outras unidades da universidade na construção de espaços institucionais especificamente voltados ao acolhimento e à inclusão.
A mesa também contou com a participação da Profa. Dra. Ana Cláudia Antônio Maranhão Sá, diretora da Diretoria de Acessibilidade da Secretaria de Inclusão da UFG (DAC/SIN), da Profa. Dra. Jaqueline Araújo, docente do IME com atuação na área de Educação Matemática Inclusiva, e da Profa. Dra. Sunamita Souza Silva, docente do IME e coordenadora de Assuntos Estudantis pela PRAE/UFG. A mediação ficou a cargo da Profa. Dra. Amanda Buosi Gazon Milani, coordenadora de Assuntos Estudantis (CAE-PRAE) do IME, representando a área de Estatística.
Entre os temas debatidos estiveram:
- Situações em que estudantes manifestam necessidades específicas antes da formalização institucional do diagnóstico;
- Estratégias avaliativas alternativas diante de questões emocionais;
- Experiências institucionais que têm promovido inclusão e permanência com sensibilidade e compromisso;
- Como fortalecer o apoio docente sem comprometer a autonomia em sala de aula.
O evento proporcionou um ambiente de escuta, troca e inspiração, reforçando o papel da colaboração entre unidades acadêmicas na construção de uma universidade mais acessível e acolhedora para todos os estudantes.
Categorias: Notícias