SBGames foto 01

Alunos do INF se destacam em premiações durante SBGames em Manaus

Durante o SBGames – Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, realizado em Manaus, na Amazônia, no último dia 30/09, alunos de graduação e pós-graduação do INF foram premiados por seus trabalhos. Este é o principal evento do Brasil na área de jogos e entretenimento digital, reconhecido por sua tradição e pioneirismo. O evento conta com o apoio anual da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CEJOGOS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Os alunos premiados e seus respectivos trabalhos foram:

SBGames foto 05

• Bruna Mota Barbosa recebeu o prêmio de 3º melhor artigo completo na Trilha de Saúde pelo trabalho intitulado “DiagnosTEA: a digital game as a tool for the diagnosis/therapy of Autism Spectrum Disorder”.

SBGames foto 04

• Thiago Moura recebeu uma menção honrosa pelo artigo “IsoPuzzle: Connecting Education and Culture through Interdisciplinary Games” na Trilha Cultura do SBGames.

SBGames foto 02

• Angelo Coronado recebeu uma menção honrosa pelo trabalho “Escape-INF-VR: An Accessible VR Escape Game Proposal for Blind Individuals”, apresentado na IFIP International Conference on Entertainment Computing (ICEC), também realizada em Manaus na semana passada.

SBGames foto 03

• Gabriel Orlow, estudante de graduação do curso de Inteligência Artificial, conquistou o 3º melhor artigo curto na Trilha de Saúde com o trabalho “Gamificação e Wearables: Uma Abordagem para Aumentar a Retenção e o Engajamento em Academias”.

SBGames foto 01

Todos os estudantes premiados são orientados pela professora Luciana Berretta e pelo professor Sérgio Carvalho.

Essas conquistas demonstram a excelência e a dedicação dos estudantes do INF, que têm contribuído de forma significativa para o desenvolvimento e a inovação na área de jogos e entretenimento digital.

Sobre o evento

O SBGames é o maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital. O evento reúne professores, pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, dentre outros. Além de Manaus/Amazonas, sede do evento em 2024, nos últimos anos o SBGames foi realizado em Rio Grande (2023), Natal (2022), Gramado (online, 2021), Porto de Galinhas (online, 2020), Rio de Janeiro (2019) Foz do Iguaçu (2018), Curitiba (2017), São Paulo (2016), Teresina (2015) e Porto Alegre (2014), em uma demonstração da grande expansão, alcance e diversificação do nosso simpósio.

Além das 6 (seis) trilhas científicas com suas várias sessões técnicas que cobrem as principais áreas relacionadas, o SBGames tem mais 10 atividades que incluem: Apresentação de Livros, Tutoriais; Concurso de Teses e Dissertações; Palestras convidadas; Festival de Jogos; Festival de Artes; Fórum de Ensino; Fórum de Esportes Eletrônicos; MÁGICA – gaMes nA Graduação e na educação básica e, Post Mortem.

A 23ª edição do SBGames será presencial e está sendo organizada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Categorias: Notícias Noticias