TCE-GO Lança Ferramentas de Inteligência Artificial para Modernizar Fiscalização de Recursos Públicos
Na última segunda-feira, (30/set), o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) lançou duas novas iniciativas tecnológicas voltadas para o controle dos recursos públicos: o Observatório de Políticas Públicas e o IAGO, acrônimo para Inteligência Artificial do TCE-GO. Os lançamentos ocorreram durante o 1º Encontro de Inteligência Artificial e Políticas Públicas, que contou com a presença de autoridades dos três poderes, secretários e representantes de entidades dos Tribunais de Contas.
O IAGO foi apresentado como uma inovação significativa. A ferramenta de IA será instalada em um veículo que percorrerá o estado, coletando imagens para avaliar a qualidade da malha viária de Goiás. Outras aplicações da tecnologia para otimizar as atividades de fiscalização também foram discutidas.
Durante a palestra, Carlos França, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, , após parabenizar o TCE-GO pela iniciativa de realizar um evento com uma temática de grande relevância, apresentou as principais parcerias do Judiciário com o Tribunal de Contas do Estado no uso de inteligência artificial. Para ele, o setor público não pode mais abrir mão dessa tecnologia. “A IA é uma ferramenta essencial. A Berna, por exemplo, tem sido fundamental para auxiliar o TJGO no processamento e julgamento de processos de massa, como as execuções fiscais. Apenas para dar um exemplo, foram resolvidos quase 10 mil recursos em execuções fiscais de forma muito rápida com a utilização da IA.” O presidente do TJGO ainda citou outras inovações, como o chatbot ANA, que facilita a comunicação com o público, o Visual Law, que consolida documentos processuais em fluxogramas simplificados, e a GAIA, ferramenta de geração de relatórios no segundo grau.
O governador Ronaldo Caiado esteve presente e destacou a importância dessas novas tecnologias para o desenvolvimento do estado, ressaltando que o TCE-GO é o primeiro tribunal de contas estadual do país a adotar inovações desse tipo para enfrentar desafios e resolver problemas.
Por sua vez, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, reforçou que a tecnologia não é uma moda passageira ou um luxo, mas sim uma ferramenta essencial para os dias atuais. Veiga também apresentou as aplicações da Inteligência Artificial na Justiça Eleitoral.
O presidente do TCE-GO, Saulo Mesquita, destacou que o Tribunal de Contas busca continuamente a inovação para melhorar suas atividades de controle, ressaltando a parceria com o TJGO para alcançar um serviço de excelência para os cidadãos. Ele também anunciou que o TCE-GO lançará uma ferramenta própria de linguagem simplificada. “Firmamos um convênio com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG (CEIA/UFG) e lançaremos a Inteligência Artificial do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (IAGO) e o Observatório de Políticas Públicas, ações que resultarão em melhorias na atividade de controle", concluiu.
Fontes: TJGO, Goias.gov.br, TCEGO