WhatsApp Image 2024-08-31 at 11.14.40.jpeg

Etapa Regional da Maratona de Programação, organizada pelo Instituto de Informática da UFG. São 30 equipes de estudantes da UFG, PUCGO e IFGoiano, representando 7 cidades do Estado de Goiás

No último sábado (31/08) ocorreu, em 49 sedes distribuídas pelo país, a fase regional da XXIX Maratona SBC de Programação, com a participação de 872 equipes de 223 escolas! Na sede de Goiás, organizada pelo INF-UFG, foram 30 equipes de 8 escolas. Destaque para o aumento da participação feminina: 454 inscritas (17.35% dos membros de equipes; em 2023 eram 363, 16.66%), em 61 equipes com 3 competidoras (48 em 2023), 49 com duas competidoras (46) e 173 com uma competidora (127)

A fase final brasileira será em João Pessoa - PB, de 8 a 10 de novembro, com a participação de 66 equipes classificadas nessa fase regional. A sede de Goiás será representada pelas equipes da UFG "Monkeys: Monkeys Monkeys Monkeys", formada pelos discentes Dayllon Xavier (MCC), Felipe Sabino (BCC), Wevton Santana (BCC) e Gustavo Leal (MCC - Coach), primeira colocada na sede e nona melhor equipe do Brasil!; e "Monkeys: acho que é uma DP (era guloso)", formada pelas discentes Nicole Liecheski (BES), Lauane Mateus (BCC), Mariana Santos (BCC) e Gustavo Leal (MCC - Co-coach), segunda melhor equipe feminina do Brasil!; e a equipe da PUC-GO "C++ ou uma linguagem misteriosa?", formada pelos discentes Lucas Arriel, Ricardo Vieira, João Guilherme Silva e Gustavo Leal (MCC - Co-coach) (segunda colocada na sede).

Os resultados da sede foram excelentes, tanto quantitativos (aumento de 50% na quantidade de equipes e de 100% na quantidade de escolas participantes, em relação a 2023) quanto qualitativos (três equipes classificadas para a final brasileira, 10% das equipes da sede; uma entre as 10 melhores do país e uma equipe feminina).

 WhatsApp Image 2024-08-31 at 11.14.39.jpegWhatsApp Image 2024-08-31 at 11.14.39(1).jpeg

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996 (neste ano ocorre a XXIX edição do evento). A Maratona é uma competição classificatória (em duas fases) para a final Latino Americana do International Collegiate Programming Contest (ICPC). A primeira fase (etapa regional classificatória) é disputada em várias sedes distribuídas por todo o país e os melhores times de cada sede classificam-se para a final brasileira da competição. Este ano a fase regional ocorrerá dia 31/Ago em cerca de 50 sedes sedes regionais. A fase final ocorrerá dias 8 e 10/Nov em João Pessoa - PB. Dentre os times de universidades do Brasil que participam da Maratona de Programação, são selecionadas as times que representam o Brasil na final Latino Americana do ICPC.

A Maratona de Programação é destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A Maratona de Programação visa reunir em um mesmo ambiente estudantes da área de computação, de forma que os mesmos, além de competir de uma forma saudável, possam: - interagirem com outros competidores de outras instituições e demonstrarem suas capacidades de resolver problemas, programarem e trabalharem em grupo; - desenvolverem um raciocínio rápido, de forma a lidar melhor com problemas computacionais de variadas complexidades; - buscarem conhecer o máximo de recursos das linguagens de programação; - se sentirem motivados a estudar tópicos avançados da computação.

Os times são compostos por três alunos, que devem tentar resolver durante 5 horas o maior número possível dos cerca de 12 problemas que lhes são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos. Os competidores de cada time devem colaborar entre si para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.

O julgamento de cada proposta de solução é estrito. Nos enunciados dos problemas constam exemplos dos dados de testes dos problemas, mas eles não têm acesso às instâncias de testes usadas pelos juízes. A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que deu resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.

Maiores informações sobre o ICPC, a Maratona de Programação e tudo
mais relacionado ao treinamento para competições de programação podem
ser obtidas em:
https://icpc.global/
https://maratona.sbc.org.br/

Categorias: Notícias Noticias