O INF fica na 10° posição do International Collegiatte Programming Contest 2024

Alunos do INF alcançam posição de destaque no Campeonato Latino-Americano do International Collegiatte Programming Contest 2024

O International Collegiate Programming Contest (ICPC) é uma competição de programação algorítmica para estudantes universitários, promovendo colaboração, criatividade e inovação. Equipes de três pessoas representam suas universidades e trabalham para resolver problemas do mundo real, desafiando umas às outras para elevar o nível do possível. O ICPC é reconhecido como o concurso de programação mais antigo, maior e de maior prestígio no mundo, com competições regionais em oito campeonatos diferentes: o Campeonato ICPC África e Árabe, o Campeonato ICPC Ásia Oriental, o Campeonato ICPC Ásia-Pacífico, o Campeonato ICPC Ásia Ocidental, o Campeonato Europeu ICPC, o Campeonato Latino-Americano ICPC, o Campeonato ICPC Norte-Eurásia e o Campeonato Norte-Americano ICPC. As competições regionais seguem as mesmas regras e requisitos de equipe das Finais Mundiais do ICPC.

O INF fica na 10° posição do International Collegiatte Programming Contest 2024

Campeonato Latino-Americano ICPC

O campeonato "Os Programadores da América", reuniu 42 times selecionados dentre 2.260 times, de 495 instituições de ensino superior, de 17 países da américa latina, que iniciaram o Campeonato Regional Latino-Americano ICPC. Os países são agrupados nas seguintes sub-regiões: América Central, América do Sul - Sul, América do Sul - Norte, Brasil, Caribe e México. Os doze primeiros colocados do "Programadores da América 2024" foram agraciados com placas de Ouro, Prata e Bronze (quatro de cada).

O time denominado "Monkeys: Karasuno", formado por alunos do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG), encerrou o campeonato na 10° posição, sendo agraciado com a placa de Bronze e se classificando para as Finais Mundiais do ICPC.

O INF fica na 10° posição do International Collegiatte Programming Contest 2024   O INF fica na 10° posição do International Collegiatte Programming Contest 2024

A Trajetória

Até chegar às competições organizadas pelo ICPC, a equipe Monkeys: Karasuno se destacou entre os melhores nas seletivas regional e nacional da Maratona de Programação, organizada pela Sociedade Brasileira de Computação - SBC. Para que todo esse percurso vitorioso fosse trilhado, culminando com a participação nas Finais Mundiais do ICPC, o Coordenador do Projeto, professor Humberto Longo do INF/UFG, faz questão de agradecer o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - Fapeg e o apoio institucional dos Órgãos Superiores da UFG, em especial a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Proec, e o Instituto de Informática, sem os quais não seria possível viabilizar a logística, as viagens e os materiais utilizados.

No site oficial do evento, é possível obter maiores informações, fotos e resultados:

Categorias: Notícias Noticias ICPC