Capa Ofícios

Oferta de Núcleos Livres de Português Básico, Informática Básica e Cursos Modulares de Matemática Básica

OFÍCIO No 160/2024/PROGRAD/UFG Processo no 23070.008139/2024-59

Na perspectiva de combate à evasão e à reprovação nos cursos de graduação, a Diretoria de Acompanhamento e Promoção Estudantil - DAPE/PROGRAD, em parceria com Faculdade de Letras – FL, Instituto de Informática - INF e Instituto de Matemática e Estatística - IME, ofertará, em  2024-1, um (1) Núcleo Livre de Português Básico (EaD), um (1) Núcleo Livre Informática Básica (Presencial), um (NL) de Matemática Básica (EaD) e seis (6) Cursos Modulares de Matemática Básica (Híbrida – presencial e EaD). Essas ações de ensino fazem parte do Projeto de Acompanhamento e Apoio Acadêmico – PAAA/DAPE/PROGRAD.

Os NLs e os cursos modulares destinam-se, prioritariamente, aos estudantes dos cursos de graduação da UFG com o seguinte perfil:

• Ingressantes 2024/1
  • Com até 50% de integralização do curso
  • Cotistas (sociais e raciais)
  • Quilombolas e indígenas
  • Históricos de reprovações
  • Estudantes participantes do PTA - Programa de Tutoria Acadêmica

As pré-inscrições tanto nos NL como nos cursos modulares serão realizadas por meio do preenchimentodo formulário de pré-matrícula. Os estudantes, público destas ações, deverão preencher o formulário específico do NL ou dos cursos modulares que deseja realizar em 2024/1 e, posteriormente, em conformidade com o cronograma abaixo, a PROGRAD irá efetivar a matrícula daqueles que atendem aos critérios acima descritos.

Cronograma:

• Período para pré-matrícula dos estudantes via preenchimento do formulário específico: 16/02 a 04/03
  • Análise dos formulários de solicitação de matrícula (PROGRAD): 05 a 09/03
  • Efetivação da matrícula (PROGRAD): 10 e 11/03
  • Conferência pelo estudante do plano de matrícula no SIGAA: 12/03
  • Início das aulas: 18/03 Término: 20/07

Ressaltamos que os estudantes poderão se inscrever em mais de um NL ou cursos modulares, desde que, não tenham choques de horários das aulas. Em caso de choques a solicitação de pré-matrícula será indeferida. Nos links dos formulários estão disponíveis informações gerais da oferta (carga horária, professores/as, formato de oferta etc.). Seguem os links dos formulários de pré-matrícula:

Formulário de pré-matrícula Núcleo Livre PORTUGUÊS BÁSICO/ FAL1752 (EAD):

Formulário de pré-matrícula Núcleo Livre em INFORMÁTICA BÁSICA (PRESENCIAL) :

Formulário de Pré-matrícula nos Cursos Modulares de Matemática BÁSICA (HIBRIDO –
PRESENCIAL E EaD): https://forms.gle/AEz2o23E4rrEJdUW6

Categorias: ofício NL Disciplinas de Núcleo Livre PAAA DAPE Prograd Português Básico Informática Básica Matemática Básica