Capa para Notícia

Professor francês visita UFG para discutir colaboração científica em sistemas distribuídos

INF recebe a visita de professor do David Bromberg

O professor David Bromberg, da Universidade de Rennes 1, na França, visita a Universidade Federal de Goiás (UFG) entre os dias 22 de janeiro e 2 de fevereiro de 2024. A visita ocorre no contexto do Edital de Pesquisador Visitante Estrangeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), em um projeto denominado Trends in Self-Adaptive Distributed Systems and Middleware, coordenado pelo professor Fábio Moreira Costa, do Instituto de Informática (INF) da UFG.

Bromberg é professor titular do Centro de Pesquisa IRISA (Institut de Recherche en Informatique et Systèmes
Aléatoires), um dos maiores laboratórios de pesquisa na área de computação da França, criado em 1975 conta com um quadro de mais de 850 pessoas (entre pesquisadores, estudantes de doutorado e pessoal administrativo), 40 grupos de pesquisa e representantes de 56nacionalidades em seu quadro de pesquisadores.

No IRISA , ele é membro do grupo de pesquisa WIDE,  participando ativamente da pesquisa e orientação de doutorado, bem como de colaborações institucionais de abrangência internacional.

O professor já colaborou com a UFG no passado (entre os anos de 2015 e 2018), em um projeto de pesquisa financiado pela FAPEG e pelo CNRS na França. Esse projeto resultou na publicação de um artigo na principal conferência da área de sistemas pervasivos e  em um trabalho que prêmio de melhor artigo do SBRC de 2020.

Durante a visita à UFG, Bromberg ministrará uma palestra e uma aula convidada sobre sistemas distribuídos adaptáveis. Ele também participará de rodas de conversa com alunos e reuniões com o grupo de pesquisa em Sistemas Distribuídos e Web 3.0 do INF.

Um dos objetivos da visita é a elaboração de um plano de colaboração científica entre a UFG e a Universidade de Rennes 1 na área de sistemas distribuídos. A colaboração visa à elaboração de uma proposta conjunta de pesquisa a ser submetida para as agências de fomento bilaterais em um futuro próximo.

A visita do professor Bromberg é uma oportunidade importante para o INF fortalecer suas parcerias internacionais na área de sistemas distribuídos. O trabalho dele é de referência na área, e sua presença na UFG será um estímulo para os nossos alunos e pesquisadores.

Biografia do professor visitante
David Bromberg is a professor in distributed computing systems at the University of Rennes (IRISA) since 2015. He heads the secured and large-scale systems department at the computer science research laboratory of Rennes (IRISA), the INRIA's international computer research laboratory for the African continent. From 2022 to 2023, he was also heading the computer science department at the Engineering School of Rennes (ESIR).
Additionally, he is one of the initiators and leaders of the Inria national challenge on systems research, which started in 2022, and whose objective is to federate the dispersed actors in systems in order to revive and promote research on operating systems in France. In the same vein, he was the general chair of Eurosys'22 which was held in person in Rennes to revitalize system research in Europe after two years of pandemics and virtual editions.  Further, David is also strongly involved in the promotion of research in Computer Science in Africa via its INRIA associated team with Cameroon which he has been leading since 2021. Previously, he was an associate professor at the University of Bordeaux, and a member of the LaBRI software engineering research that he led from 2013 to 2015. His main interests are in scalability and programmability of complex distributed systems (e.g., overlays), software engineering applied to systems, distributed systems, systems and network programming. These last years, David has operated a shift to promote and focus on cyber security from a system perspective.

David is the author of over 40 peer-reviewed publications, and has regularly accepted papers at SRDS, DSN, ICDCS, Middleware, Percom, Infocom, NSDI. He has served on a number of program committees in his field. In particular, he was a member of the program committee for many years at the ACM/IFIP/USENIX International Conference on Middleware, and ultimately at Usenix NSDI, and DSN for 2024.

Categorías: Notícias Noticias