Capa Prêmios

SBGames premia alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Premiação SBGames aos alunos do PPGCC 2023

O Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, SBGames, é um evento que reúne professores, pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Neste ano, o evento aconteceu na cidade de Rio Grande, no Rio Grande Sul, nos dias 6 a 9 de novembro, organizado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Anualmente são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, dentre outros.

Os premiados foram Filipe Maciel (Egresso do mestrado), que ganhou o 1° Lugar na categoria "Melhor artigo científico da trilha de saúde", Carlos Henrique Rorato (Doutorando) e Saulo Oliveira (Mestrando), que ficaram em 3° lugar na categoria "Melhor artigo da trilha principal - trilha computing".

O premiado Felipe Maciel fez um artigo intitulado “Tratamento comportamental da incontinência urinária por meio de uma aplicação mHealth gamificada: primeiros resultados", que trata sobre o aplicativo IUProst. O aplicativo móvel para tratamento da incontinência urinária pós-prostatectomia radical, principal tratamento para o câncer de próstata localizado, foi desenvolvido por meio de uma parceria entre pesquisadores da Escola de Enfermagem da UFMG: professora Luciana Regina Ferreira Pereira da Mata e da enfermeira e mestre em Enfermagem pela UFMG, Fabrícia Eduarda Baia Estevam e do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás: Filipe dos Anjos Filipe Maciel de Souza dos Anjos, Hugo M. Oliveira e Sérgio Teixeira de Carvalho. Atualmente, o aplicativo está na segunda versão e contempla novos alunos de pós-graduação e docentes de quatro universidades públicas que atuam nos avanços e pesquisas relacionadas à tecnologia.

Categorías: Notícias Noticias SBGames iuprost