
Alunos da UFG ganham prêmio na CPGoiás3 com protótipo inovador para segurança escolar
Sob a mentoria do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG (CEIA) e do professor do INF Leonardo Antônio, os estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) conceberam o protótipo, conhecido como EduWatch, que utiliza a inteligência artificial (IA) capaz detectar, por meio de câmeras de segurança, comportamentos suspeitos e anomalias em ambientes escolares.
Os alunos por trás do desenvolvimento do EduWatch incluem Jordane Gabriella, aluna de Engenharia de Software, que liderou o projeto, Luis Vinicius e Gabriella Graciano, responsáveis pelo design, e Adriel Gomes e Felipe Lagares, aluno de Engenharia de Software que trabalharam no desenvolvimento técnico.
O propósito do EduWatch é mitigar os desafios relacionados à violência escolar, que tem testemunhado um preocupante aumento nos últimos anos. Os estudantes afirmam que a integração da inteligência artificial aprimorará significativamente a identificação de comportamentos de risco e anomalias, agilizando assim as ações preventivas tanto por parte da administração escolar quanto da polícia, com o objetivo de prevenir incidentes violentos.
Em reconhecimento à sua notável inovação, o protótipo foi premiado durante a última edição da Campus Party Goiás, ocorrida em junho deste ano.
O vídeo a seguir mostra como funcionaria na prática o protótipo:
Categorias: Notícias EduWatch Segurança Escolar inteligência artificial Ceia UFG