Usar capa para as notícias do tipo ofício circular

Divulgação das regras de cadastro de estudantes de Graduação e de Pós-Graduação (stricto sensu) como usuários externos no Sistema Eletrônico de Informações - SEI-UFG

OFÍCIO CIRCULAR Nº 2/2023/CIDARQ/UFG

Processo nº 23070.018766/2019-31

Enviamos o presente ofício para solicitar apoio na divulgação da metodologia de cadastro de discentes de graduação e de pós-graduação stricto sensu como usuários externos do SEI-UFG, junto aos(às) servidores(as) que realizam este atendimento em Órgãos e Unidades Acadêmicas.

A SeTI (por meio do Cidarq e Cercomp) realiza rotina de importação de dados dos(as) discentes citados a partir das informações cadastradas no sistema SIGAA. Após a criação do e-mail institucional do(a) discente (pelo(a) estudante), a importação de dados é realizada e o(a) estudante consegue gerar a senha para o primeiro acesso ao ambiente de usuário externo do SEI-UFG.

Na tabela a seguir apresentamos as etapas e os responsáveis por cada atividade. Informamos que a rotina de importação de dados dos(as) discentes do SIGAA para o SEI ocorre diariamente, no período noturno.

Etapa

Tarefa

Responsável

Cadastro do(a) estudante no Sistema SIGAA

Centro de Gestão Acadêmica ou Programa de Pós-Graduação

Criação do login único no Portal UFG Net

Discente

Criação da conta institucional de e-mail

Discente

Atualização do e-mail do estudante no SIGAA

Secretaria de Tecnologia e Informação

Cadastro automático do(a) estudante no SEI-UFG como usuário externo

Secretaria de Tecnologia e Informação

Com o acesso realizado, o(a) discente poderá realizar a abertura de processos previamente cadastrados e disponibilizados no ambiente de Peticionamento Eletrônico. Também conseguirá assinar documentos que são disponibilizados por servidores por meio do ícone "Gerenciar Liberações de Assinatura Externa".

Solicitamos cuidado para não confundir os ícones "Gerenciar Liberações para Assinatura Externa" com "Gerenciar Liberações para Acesso Externo". Enquanto o primeiro libera a assinatura para documentos a usuários externos com cadastro habilitado, o segundo disponibiliza a visualização de documentos ao e-mail informado.

Alguns estudantes têm recebido orientação para realizar o cadastro de usuário externo manualmente. Tal cadastro inviabiliza a importação de dados dos discentes do SIGAA para o SEI, pois a regra implementada identifica que o CPF do(a) discente já está na base de dados e não realiza a importação das informações. Alterar a regra implica outras situações que podem confundir ou gerar mais transtornos aos usuários. Portanto, os(as) discentes não devem ser orientados a realizar cadastro manual junto ao SEI-UFG.

Assim, solicitamos que os(as) discentes sejam orientados a criar seu e-mail institucional e, no dia seguinte, gerar a senha para o primeiro acesso ao ambiente de usuário externo.

Categories: ofício SEI Peticionamento Eletrônico