Foto SRI Itinerante - IMG_2369

INF e FL da UFG recebem visita do Programa SRI Itinerante

Secretaria de Relações Internacionais leva ações de internacionalização para UAs

Foto SRI Itinerante - IMG_2369

Texto: Jayme Leno

Fotos: Maycon Spirlandelli

Com a retomada das atividades presenciais, as necessidades de se reconectar se fazem presentes no cotidiano. A Secretaria de Relações Internacionais(SRI) tem feito diversos acordos e parcerias, promovendo acordos com redes internacionais de intercâmbio. Em um circuito itinerante, a secretária titular da pasta, Lais Thomaz, e outros membros da gestão, visitaram, na terça-feira (7/2), o Instituto de Informática (INF) e a Faculdade de Letras (FL) no Câmpus Samambaia UFG, para uma conversa com os diretores e representantes da unidade na qual apresentaram as ações desenvolvidas.

O objetivo da SRI é buscar soluções às questões mais graves e urgentes, sendo a celeridade dos acordos uma das principais. Laís informa que, a internacionalização da Universidade depende de um conjunto de estratégias e ações, com vistas a oferta de educação superior, com melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo, de forma relevante, para a sociedade.

A SRI tem como missão promover e mediar a internacionalização na UFG como um indicador da excelência institucional. Diante disso, Laís ressalta que as visitas às unidades ocorrem com o foco no fortalecimento da comunicação interna, observando como as informações e oportunidades estão chegando nos usuários e quais ações estão sendo desenvolvidas nas unidades, para administrar e registrá-las no intuito de promover e apoiá-los no que necessitarem.

Laís explica que com esse acompanhamento a secretaria pode identificar qual é a maior interface que o instituto teria na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) ou Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFG. Assim pode organizar o fluxo de cada acordo, e disponibilizar em seu site os passos desses tratados e como realizá-los, separando-os em originais e traduzidos para facilitar o acesso.

A secretária Adjunta de Relações Internacionais e diretora de Programas Estratégicos, Rejane Faria, explica os processos que existem para participar dos grupos que possuem parcerias e querem integrar a comunidade acadêmica nessa relação. A secretaria fica atenta também a possíveis novos acordos, sob a perspectiva de qual poderia contribuir e quais aprendizados são tirados dessa troca, contribuindo para a mobilidade do discente ou docente, na recepção ou envio para outro país. Ademais, Rejane incentiva a participação no programa Convívio Cultural, no qual por meio do acolhimento a um estrangeiro, espera-se contribuir para a circulação de conhecimento, incentivando e ampliando visões de mundo, aprendendo a línga estrangeira e ensinando a língua nativa como prática cotidiana.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias SR SRI Secretaria de Relações Internacionais Internacionalização