Prêmio de Inovação em Engenharia Biomédica 2022

Aplicativo da ENF-UFMG E INF-UFG ajuda no tratamento de incontinência urinária

Para o tratamento do câncer de próstata localizado, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) criaram o aplicativo IUProst

Prêmio de Inovação em Engenharia Biomédica 2022

No âmbito da saúde do homem, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta o gênero, e para cada ano do triênio 2020-2022, estima-se que ocorrerão 65.840 mil casos novos no Brasil. Pensando nisso, com o objetivo apoiar e auxiliar no tratamento de homens que apresentam incontinência urinária (IU) após a cirurgia de prostatectomia radical, principal tratamento para o câncer de próstata localizado, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) criaram o aplicativo IUProst (@iuprostapp).

A produção do IUProst foi coordenada pela Luciana Regina F. P. da Mata da ENF-UFMG e coorientada pelo Sérgio Teixeira de Carvalho do INF-UFG, contando também com a participação dos alunos da PPGCC, Filipe Maciel de Souza dos Anjos do Mestrado e de Hugo Miranda de Oliveira do Doutorado.

A Boston Scientific e a Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) criaram o "Prêmio de Inovação em Engenharia Biomédica" para reconhecer iniciativas que possam contribuir com o SUS e a vida dos cidadãos brasileiros, e foi na 3ª edição do prêmio, que está acontecendo esta semana, que a equipe IUProst foi reconhecida e premiada entre 192 candidatos de 13 países.

O IUProst já está disponível na Play Store. Para saber mais sobre o aplicativo acesse https://www.iuprost.com.br/

Categorias: Notícias Noticias iuprost SBEB #sus