TC Educa - Capa Site.jpg

Fábrica de Software e alunos de Engenharia de Software desenvolvem projeto em parceria com o Instituto Rui Barbosa

Projeto TC Educa visa monitorar o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação

TC Educa

No último dia 11 de novembro foi realizada a entrega do primeiro ciclo de desenvolvimento do Projeto TC Educa, que visa produzir um painel dinâmico de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O projeto é realizado por uma parceria entre a Fábrica de Software do INF e o Instituto Rui Barbosa (IRB) e conta com a atuação dos alunos e professores da disciplina de Prática em ES do curso de Engenharia de Software.

Nesta primeira etapa, o antigo TC Educa foi analisado pelos técnicos da Fábrica de Software e foi feito um redesenho do antigo sistema. Foram implantados processos automatizados de coleta e tratamento dos dados e realizado o projeto para o monitoramento de todas as metas do PNE. Até então, o TC Educa monitorava duas das 20 metas do PNE e, nesta primeira etapa de desenvolvimento, foi revisto o monitoramento anterior e implementado o monitoramento de mais três metas, totalizando cinco metas monitoradas. O objetivo é que até o fim de 2022 todas as metas estejam sendo monitoradas pelo software.

Reunião TC Educa

Na disciplina Prática em Engenharia de Software, os alunos são inseridos em um ambiente de desenvolvimento de software próximo ao de uma empresa. Os alunos são selecionados para o projeto por uma oferta de vagas identificadas no projeto. Os professores assumem o papel de consultores e os técnicos da Fábrica de Software são gerentes e líderes de time.

A entrega deste primeiro ciclo marcou o encerramento da disciplina e contou com a presença de representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), mantenedora do IRB, dos professores da disciplina Prática em Engenharia de Software, dos Analistas de Software da Fábrica de Software do INF, do diretor do INF, professor Eliomar Araújo, do coordenador do curso de Engenharia de Software, professor Juliano Oliveira, do coordenador da Fábrica de Software, professor Leonardo Antonio Alves, e do presidente do Núcleo Docente Estruturante do curso, professor Renato Bulcão.

Na ocasião, foram apresentados os resultados do projeto, incluindo um relato da apresentação do protótipo do novo sistema no II Congresso Internacional de Tribunais de Contas, que aconteceu no dia 9 de novembro.

O professor Renato Bulcão destacou os resultados positivos do projeto. "O sucesso obtido com essa experiência é decorrente da sinergia, envolvimento, comprometimento e dedicação de todos os envolvidos. Outras edições virão, esperamos colher bons resultados e contamos com a colaboração de todos".

Os alunos que participaram do projeto comentaram sobre a vivência no projeto. "Foi uma experiência diferente e com certeza aprendi muita coisa nova. Agradeço pelo apoio e oportunidade" afirmou o aluno Octávio Lo Leggio.

O desenvolvimento do projeto continua nos próximos semestres da disciplina. Segundo o coordenador da Fábrica de Software, professor Leonardo Antonio Alves, a ideia é finalizar a implementação do monitoramento das 20 metas nos dois próximos semestres.

O software desenvolvido pode ser acessado no site do TC Educa.

Categorias: Notícias Fábrica de Software Engenharia de Software Instituto Rui Barbosa TC Educa