Aula Inaugural ES 2021

Curso de Engenharia de Software tem aula inaugural com a Fábrica de Software

Evento é um marco para o curso, consolidando a participação dos alunos nos projetos de desenvolvimento de software da Fábrica

Aula Inaugural ES 2021

No último dia 26 de julho ocorreu uma aula que marca a história da Fábrica de Software do Instituto de Informática (INF) da UFG e também do curso de Engenharia de Software (ES) do INF. Trata-se da aula inaugural do curso de Engenharia de Software que teve a participação da Fábrica de Software e que marca a atuação, pela primeira vez, dos alunos do curso como colaboradores da Fábrica em um projeto real, em um cenário muito próximo ao mundo corporativo. O projeto escolhido neste semestre é uma parceria entre a Fábrica e o Grupo de Trabalho Atricon-IRB (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) que irão conduzir um projeto que visa oferecer um painel de acompanhamento das metas do Plano Nacional de Educação - PNE. O PNE determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024.

O resultado esperado do projeto é fornecer um recurso que facilite o acompanhamento dos objetivos deste período do PNE. Nesse período, o plano visa universalizar a oferta da etapa obrigatória (de 04 a 17 anos), elevar o nível de escolaridade da população, elevar a taxa de alfabetização, melhorar a qualidade da educação básica e superior, ampliar o acesso ao ensino técnico e superior, valorizar os profissionais da educação, reduzir as desigualdades sociais, democratizar a gestão e ampliar os investimentos em educação.

A aula foi conduzida pelo coordenador da Fábrica, professor Leonardo Antônio Alves, que explicou os processos da Fábrica, como os trabalhos serão conduzidos, apresentou um panorama, como surgiu e a motivação do projeto e ainda ressaltou o princípio básico que conduz a Fábrica de Software: “A Fábrica desenvolve projetos que têm impacto social". O prof. Leonardo ainda lembrou de outros projetos desenvolvidos pela Fábrica como o Minha UFG, Mapa Escolar, Sempre UFG e o projeto que teve maior repercussão na mídia regional, De Olho Na Bomba. Lembrou também que todos esses projetos não só tiveram alunos do último período de ES, mas também a participação de alunos/bolsistas dos cursos de Ciência da Computação e Sistema da Informação de diferentes períodos do curso. Além disso, contaram com a colaboração de docentes e da equipe técnica da Fábrica.

Em seguida, a palavra foi passada à servidora técnico-administrativa Mariana Soller, gerente do projeto, que explicou como será a divisão das atividades e apresentou um cronograma inicial. As aulas práticas serão durante o período noturno no mesmo horário de aulas, no qual os alunos serão divididos em grupos de trabalhos orientados pelos técnicos da Fábrica, juntamente com os docentes que atuaram como consultores, os professores Cássio Leonardo Rodrigues, Fábio Nogueira de Lucena, e Leonardo Antônio Alves.

Foi passada a palavra para cada servidor da Fábrica se apresentar e falar das suas atividades e experiências desenvolvidas. Em seguida, foi a vez dos alunos, que se apresentaram, comentando das suas experiências profissionais e tecnologias que já trabalharam e qual área de sua afinidade. Foi surpreendente a fala dos alunos, pois todos já tem bagagem profissional o que será um agregador a mais na Fábrica.

A aula foi finalizada pelo professor Leonardo, comentando que agora a Fábrica conta com colaboradores profissionais, mesmo sendo alunos, mas ressaltou que serão cobrados como futuros profissionais, e que terão que produzir os artefatos de acordo com cronograma. Leonardo ainda afirma que “a Fábrica nasceu para esse momento, no qual os alunos atuam como se fossem residentes do curso de medicina. A Fábrica é um local no qual os alunos aplicam na prática tudo que aprenderam durante o curso”. Serão 320 horas de dedicação à construção de um software que tem impacto na sociedade, terão contato com as diversas áreas da engenharia de software, como requisitos, design, testes, construção de código, arquitetura de software e dentre outras.

Convém destacar que o projeto está alinhado com os objetivos da disciplina (Prática em Engenharia de Software), que incluem proporcionar aos alunos uma experiência concreta de integração entre teoria e prática, vivenciando situações reais e, neste caso específico, de interesse nacional. A Fábrica, por sua vez, oferece ferramentas, infraestrutura e está atenta à qualidade no desenvolvimento e evolução de software.

Texto: Maycon Batista Spirlandelli

Categorias: Fábrica de Software Notícias Aula Inaugural Engenharia de Software