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INF transmite nova reunião do Laboratório de Computação Aplicada à Saúde

O responsável pela apresentação desta segunda-feira (20/04) será o Douglas Battisti, Mestre em Ciência da Computação (INF/UFG) com o tema “Exergame com Cicloergômetro para a Reabilitação de Pacientes”.

As reuniões serão transmitidas pelo Youtube do INF e estão aberta a todos: https://www.youtube.com/InstitutoDeInformaticaUFG

Computação Saúde 2

Quer ver de perto como funciona um grupo de pesquisas?

A primeira transmissão foi um sucesso! Venha assistir a segunda transmissão da reunião online do Grupo de Pesquisa: “Laboratório de Computação Aplicada à Saúde”. Orientados pelo professor Sérgio Teixeira de Carvalho, o grupo se reúne semanalmente às segundas-feiras por aproximadamente uma hora, às 18h30. Essa iniciativa visa mostrar aos interessados como funciona um grupo de pesquisas na prática.

O responsável pela apresentação desta segunda-feira (20/04) será o Douglas Battisti, Mestre em Ciência da Computação (INF/UFG) com o tema “Exergame com Cicloergômetro para a Reabilitação de Pacientes”.

As reuniões serão transmitidas pelo Youtube do INF e estão aberta a todos: https://www.youtube.com/InstitutoDeInformaticaUFG

Resumo: Os jogos de computador já são reconhecidos como uma ferramenta motivacional na reabilitação de pacientes; quando jogos promovem exercícios esses são chamados de exergames. A reabilitação tradicional inclui exercícios que são frequentemente considerados repetitivos e enfadonhos. Para pacientes que passaram por um longo período internado na UTI tem sido utilizada a mobilização precoce com cicloergômetro, equipamento estacionário projetado para permitir rotações cíclicas e promover exercícios resistivos. Esse método restaura o estado funcional do paciente que sofreu efeitos adversos da imobilidade. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma solução aos fisioterapeutas capaz de motivar os pacientes durante a mobilização precoce com cicloergômetro, além disso, avaliamos com fisioterapeutas, especializados em terapia intensiva, a aplicabilidade do exergame com os pacientes. O desenvolvimento do exergame inclui a adaptação do cicloergômetro com Arduino, a conexão de sensores fisiológicos ao exergame e a personalização da sessão de jogo a cada paciente.

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