O Programa ComputAÇÃO HUMANA reúne um conjunto de ações voltadas para os alunos, quer sejam de graduação ou de pós-graduação, técnico-administrativos e professores com vistas a melhorar os três eixos relacionados à saúde:
-
Eixo físico: promover a interação, o bem-estar físico entre a comunidade do INF por meio de palestras e ações relacionadas à boa alimentação, prática de esportes, entre outros. Desta forma, refutando práticas sedentárias e estabelecendo uma cultura de valorização do vigor físico e consequentemente uma melhor disposição mental.
-
Eixo mental: contribuir com atitudes relacionadas à saúde mental, em especial motivação, valorização da vida, adotando uma visão positiva de ver a vida. Conscientizar a comunidade em relação a problemas como ansiedade, mal-estar psicológico, stress continuado, depressão, dependência de álcool e outras drogas, déficit de atenção, entre outras. Desarraigar o preconceito relacionado ao sofrimento psíquico, tais como: “doenças mentais são fruto da imaginação;” “pessoas com problemas mentais são pouco inteligentes, preguiçosas e imprevisíveis ou perigosas”.
-
Eixo social: desenvolver hábitos relacionados ao bem-estar da comunidade como um todo e do meio ambiente, promovendo gincanas, ações contra a dengue, campanhas doação de sangue, de alimentação, de brinquedos e de agasalho. Assim, cultivando um olhar crítico para questões relacionadas às diferenças, à intolerância, aos preconceitos e à política. Desta forma, estabelecendo uma visão humana, coletiva, consciente, ética e crítica sobre o impacto da sua atuação, enquanto ser na sociedade, quanto à responsabilidade social e quanto à sua vida profissional.
Por meio desse Programa, o Instituto de Informática buscará propiciar um aumento da qualidade de vida em sua comunidade, promovendo o bem-estar físico, social e emocional.
________________________________________________________________________________________________________________________
Atualmente, temos um projeto do eixo mental (Fale Aí) e três projetos do eixo social (Mundo na Ponta dos Dedos, Playground da Programação e Educação Digital).
O Projeto Fale Aí - Compartilhando ideias: reuniões quinzenais oferecidas para alunos, professores e servidores para trocas de ideias sobre algum tema que seja de interesse para a comunidade. A ideia é fornecer uma possibilidade de interlocução e de escuta entre os membros da comunidade do INF, mostrando alternativas, esclarecendo dúvidas, compartilhando conhecimentos e novas perspectivas diretamente envolvidas com a vida mental. Ele se iniciou em Abril, já começou a apresentar frutos e continuará no segundo semestre. Coordenadora: Prof.ª M.ª Adriana Silveira de Souza.
O Projeto Mundo na Ponta dos Dedos tem como objetivo principal o desenvolvimento de treinamento em informática em dois níveis: básico e profissional. Os principais resultados esperados são: - fornecer o acesso à informática para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; - formar mão-de-obra capacitada a entrar no mercado de trabalho. Ele se iniciou em Maio no CECOM (Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos) e continuará no segundo semestre. Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Elisângela Silva Dias.
O Projeto Playground da Programação se baseia nos conceitos relacionados à gamificação e na sua utilização para tornar o processo de aprendizagem mais lúdico e interessante para as crianças. Isto se dará não somente nos programas utilizados, mas em toda a concepção do curso em si, que se baseará nos princípios: solução de problemas, interatividade, alcance de objetivos, trabalho em equipe e linguagem tecnológica. Tem como objetivo principal o ensino de noções básicas de algoritmos e programação através de programas lúdicos para crianças de 8 a 14 anos em alguma instituição carente. O projeto piloto foi executado no mês de Junho em um colégio municipal do Jardim Nova Esperança e continuará no segundo semestre. Coordenador: Prof. M.e Taciano Messias Moraes.
O Projeto Educação Digital: Políticas, Leitura, Produção Textual, Identidade e Letramento Digital com trabalhadoras/es terceirizados/as da UFG pretende que os alunos do INF componham uma equipe interdisciplinar com alunos do curso de Pedagogia, para a realização de um processo educativo sobre letramento digital. Faz-se necessário dizer aqui que a participação das/os alunas/os do INF não restringir-se-á apenas em dar o suporte técnico referente à computação, usando ferramentas como o smartphones, computadores e internet; esses alunos tornar-se-ão sujeitos no/do processo de ensino/aprendizagem de conhecimentos básicos em computação. O objetivo principal do projeto é contribuir com a formação educacional digital, através da leitura, produção textual e inclusão digital e cultural das/os trabalhadoras/es terceirizadas/os da UFG. Coordenadora: T.A.E. Raimunda Delfino dos Santos.