INF/UFG recebe pesquisador do Fit - Instituto de Tecnologia
Visita incentiva a adesão do instituto ao Programa Nacional de Aprendizado Acelerado em Tecnologia (PNAAT)
Texto: Izadora Araújo
Na última quarta-feira (11), o Instituto de Informática (INF/UFG) recebeu a visita de João Amparo, pesquisador da FIT - Instituto de Tecnologia, para uma agenda institucional voltada à inovação, formação tecnológica e aproximação entre academia e setor produtivo. O professor Jacson Rodrigues, do Instituto Apoema, órgão institucional vinculado ao INF, foi o anfitrião responsável por receber o pesquisador na unidade.
O roteiro contemplou um encontro do pesquisador com discentes da graduação e da pós-graduação, além de representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG), para a apresentação do Programa Nacional de Aprendizado Acelerado em Tecnologia (PNAAT), programa de residência tecnológica com foco em Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial na borda.

Reunião institucional com os estudantes do INF/UFG
Após o encontro no INF, a comitiva seguiu para o Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG), polo de referência no desenvolvimento de inovação e transferência de tecnologia no estado de Goiás. Nesse ponto de parada foi possível visualizar as potencialidades das instalações do Parque e fortalecer o diálogo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), por meio do encontro com Wendell Coltro, pró-reitor da unidade.

Comitiva na entrada da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI)
As conversas institucionais se encaminharam para o incentivo da participação da comunidade universitária da UFG no Programa Nacional de Aprendizado Acelerado em Tecnologia (PNAAT). O programa, voltado aos discentes, tem foco na residência tecnológica IoT e IA na borda.
Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e base tecnológica, sejam estudantes de ensino técnico, graduação ou pós-graduação. Os participantes podem se inscrever e realizar cursos na modalidade EaD, disponíveis na plataforma oficial do programa.
A região com maior adesão será escolhida para o próximo ciclo de residência técnica. Essa adesão será mensurada pela quantidade de estudantes certificados e pelo número de empresas residentes inscritas. Os cursos permanecem disponíveis até 31 de março de 2026, ampliando a oportunidade para que estudantes e instituições fortaleçam sua participação na iniciativa.
Apenas 3 regiões do Brasil serão escolhidas para o próximo passo, baseado no desempenho dos participantes nas trilhas EaD. Conheça mais sobre o programa: https://fit-tecnologia.org.br/pnaat/index.html
Categorias: Notícias Noticias ADM;Notícias
