Foto do app IUProst Ganha Prêmio de Inovação Médica em Engajamento de Pacientes 02

Aplicativo desenvolvido por pesquisadores do INF ganha Prêmio de Inovação Médica

Aplicativo é vencedor do Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas de Inovação Médica na categoria de Engajamento e Empoderamento do Paciente.

O aplicativo IUProst ® versão 2.0, destinado a homens que apresentam incontinência urinária após a cirurgia de retirada da próstata, denominada prostatectomia radical, foi vencedor do Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas de Inovação Médica na categoria de Engajamento e Empoderamento do Paciente. A pesquisadora coordenadora, professora Luciana Regina Ferreira Pereira da Mata, da Escola de Enfermagem da UFMG, participou da cerimônia de premiação que aconteceu em Brasilia, na noite da última quinta-feira (26).

A professora Luciana da Mata recebeu a premiação em Brasília

A professora Luciana da Mata recebeu a premiação em Brasília (foto da FEN/UFMG)

 

Atualmente a equipe IUProst ® contempla 17 profissionais dentre eles enfermeiros e alunos da EEUFMG, da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Universidade Federal de Jataí (UFJ) e especialistas de desenvolvimento de softwares em saúde do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG). O IUProst ® é uma tecnologia que visa utilizar a prática clínica aliada à tecnologia.

 

Promovido pela revista Veja Saúde, o prêmio conta com oito categorias em diferentes áreas de inovação e tem o objetivo de reconhecer e divulgar pesquisas, campanhas e novas tecnologias com potencial inovador de aprimorar a assistência à saúde no país. A iniciativa, aberta a universidades, hospitais, empresas privadas, órgãos públicos e outras instituições, recebeu centenas de trabalhos inscritos que foram avaliados por jurados de alto nível, que inclui referências da oncologia médica brasileira.

Fonte: www.enf.ufmg.br

Leia a matéria completa, clique aqui.

 

 

 

 

Engajamento e Empoderamento do Paciente: Aplicativo para controle da incontinência urinária após cirurgia da próstata

 

Os escapes de urina acometem cerca de 60% dos homens que passam por retirada da próstata, gerando prejuízos emocionais, sociais e financeiros a esses indivíduos.

Pensando em uma forma de contribuir para o alívio desse desconforto, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) se dedicaram à criação de um aplicativo para não apenas fornecer informações sobre a cirurgia e dicas sobre mudanças no estilo de vida a fim de amenizar a incontinência urinária, mas também auxiliar de forma interativa e gamificada na reabilitação.

Batizada de IUProst, a ferramenta conta com um diário para registro do consumo de líquidos ao longo do dia, as idas ao banheiro (com data, horário e volume) e os episódios de perda de xixi. Traz ainda uma seção com protocolo interativo de exercícios de treinamento muscular do assoalho pélvico, vídeos tutoriais e relatos de pessoas em situação similar.

A proposta é um tratamento mínimo de oito semanas, por meio de exercícios com repetições e intensidades diferentes, para praticar três vezes ao dia. Os criadores destacam que a versão 2.0 do aplicativo contempla estratégias de letramento e permite aos médicos acompanhamento, coleta e armazenamento de dados dos pacientes.

Em junho de 2024, o aplicativo registrava mais de 3 mil downloads, mil usuários cadastrados e aproximadamente 81 mil exercícios praticados. O próximos passos preveem a disponibilização do aplicativo via iOS - por enquanto funciona somente no sistema Android - e análise de usabilidade pelo público-alvo.

IUProst® 2.0 - Aplicativo mHealth para controle da incontinência urinária decorrente do tratamento cirúrgico para o câncer de próstata

Autores: Adriana Ferreira Machado, Anna Júlia Guimarães Batista, Cissa Azevedo, Fabrícia Eduarda Baia Estevam, Filipe Maciel de Souza dos Anjos, Hugo Miranda de Oliveira, Larissa Assis Caputo Figueiredo, Lívia Cristina de Resende Izidoro, Luciana Regina Ferreira da Mata, Matheus Brito Martin e Sérgio Teixeira de Carvalho Instituições: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Fonte: https://saude.abril.com.br 

Leia a matéria completa, clique aqui.

 

Categorias: Notícias Noticias aplicativo Medico Medicina iuprost câncer de próstata