INF recebe comitiva chinesa para estreitar laços acadêmicos e tecnológicos
A visita, marcada pelo intercâmbio de conhecimento e fortalecimento de parcerias, contou com apresentações de projetos e visitas aos laboratórios
Na manhã desta quinta-feira (29/8), o Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em conjunto com a Secretaria de Relações Internacionais (SRI), recebeu uma comitiva chinesa do Instituto Politécnico de Ciência e Tecnologia de Guangdong (GDPST), da China.
O professor Valdemar Neto deu início ao encontro com uma apresentação detalhada do Instituto de Informática. Ele destacou a localização estratégica do INF em Goiás, posicionando-o como um centro importante para o desenvolvimento tecnológico e científico no Brasil. Neto ressaltou que o INF não só forma profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho, mas também é um polo de produção de conhecimento e ciência, conduzindo pesquisas inovadoras através de seus diversos projetos e pesquisadores.
Em seguida, o professor Sávio de Oliveira apresentou o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da UFG. Ele detalhou os projetos já concluídos e os que estão em andamento, sublinhando a importância do CEIA para o Brasil e suas várias parcerias. Sávio também destacou o lançamento do primeiro curso de Inteligência Artificial do país, amplamente noticiado na mídia nacional, e explicou como os alunos do CEIA têm a oportunidade de desenvolver projetos reais em colaboração com empresas parceiras, muitas vezes resultando em contratações após a conclusão dos estudos. Ele ainda mencionou que o CEIA mantém parcerias com diversas empresas de diferentes setores, gerando milhões de dólares em projetos colaborativos.
A visita também contou com a presença de autoridades acadêmicas e administrativas de ambos os países. Participaram do encontro a secretária-adjunta de Relações Internacionais da UFG, Maria Cristina Dalacorte; o vice-reitor do GDPST, ZHU Xiaoping; o diretor da Escola de Línguas Estrangeiras do GDPST, WANG Xianfeng; o vice-diretor da Escola de Robótica do GDPST, SU Jiang; o vice-diretor da Escola de Engenharia Automobilística, LAI Jiansheng; o professor de português na Escola de Línguas Estrangeiras Aplicadas do GDPST, HE Ruijun; os diretores brasileiro e chinês do Instituto Confúcio da UFG, Francisco Figueiredo e Wang Xu, respectivamente; e a secretária-executiva da SRI, Micaella Orlando, diretor do Instutito de Informática, Eliomar Araújo; Jacson Rodrigues Barbosa e Fábio Moreira Costa docentes do instituto.