Prêmio Nobel de Física de 2022 é tema do Colóquio do IF

Palestra ocorre na próxima terça-feira (25/10), a partir das 14 horas, no Anfiteatro do IF2

Texto: Roberto Pena, estagiário de Comunicação do IF/UFG, sob supervisão de Diene Batista*

Em sua primeira edição de 2022/2, o Colóquio do IF abordará o Prêmio Nobel de Física deste ano, concedido no início do mês. O evento ocorre na próxima terça-feira (25/10), a partir das 14 horas, no Anfiteatro do IF2. A palestra do professor Lucas Céleri, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) do IF/UFG terá o tema O Prêmio Nobel de Física de 2022: O caminho de um gato até Estocolmo. A participação vale certificado de horas mediante comprovação via assinatura de lista no local do evento.

A condecoração concedida pela Academia Real Sueca de Ciências reconheceu os pesquisadores Anton Zeilinger, Alain Aspect e John Clauser por seus estudos sobre Física Quântica, em especial os trabalhos com fótons emaranhados, que levaram à prova experimental da não-localidade quântica.

No Colóquio do IF, o docente abordará os conceitos fundamentais da Mecânica Quântica por trás da premiação, apresentando, por exemplo, o experimento mental do gato de Schröedinger, para introduzir os conceitos de emaranhamento e não-localidade.

Ele também falará a respeito do "paradoxo" Einstein-Podolski-Rosen e sua formulação matemática precisa no contexto das desigualdades de Bell.

Lucas ainda apresentará, de forma introdutória, os principais desenvolvimentos teóricos e experimentais que levaram a academia a escolher os fundamentos da Mecânica Quântica o Nobel de Física deste ano.

Prêmio Nobel de Física de 2022 é tema do Colóquio do IF

Currículo

Doutor em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Lucas Céleri é docente da graduação e pós-graduação do IF/UFG e lidera o grupo de pesquisa Quantum Pequi (QPequi). Atua em áreas de pesquisa como fundamentos da Mecânica Quântica, Relatividade e Termodinâmica e tem como ferramenta a Teoria da Informação, do ponto de vista teórico e experimental.

Nobel de Física

Concedido no último dia 4 de outubro, o Prêmio Nobel de Física reconheceu os estudos de Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger “por experimentos com fótons emaranhados, estabelecendo a violação das desigualdades de Bell e pioneira na ciência da informação quântica”.

Eles conduziram experimentos inovadores usando estados quânticos emaranhados, onde duas partículas se comportam como uma única unidade, mesmo quando separadas. Seus resultados, de acordo com a academia, abriram caminho para novas tecnologias baseadas em informações quânticas.

Os efeitos inefáveis da mecânica quântica estão começando a encontrar aplicações. Existe agora um grande campo de pesquisa que inclui computadores quânticos, redes quânticas e comunicação criptografada quântica.

Alain Aspect nasceu em 1947 em Agen, na França. Em 1983, terminou seu doutorado na universidade francesa Paris-Sud. Atualmente, ele é professor na Universidade ParisSaclay e na Escola Politécnica, ambas também em território francês.

Já John F. Clauser é americano. Ele nasceu em 1942 na Pasadena, Califórnia. Seu doutorado foi cursado em Columbia, prestigiada universidade em Nova York. Agora, ele atua como pesquisador físico na J.F Clauser e Associados.

Anton Zeilinger nasceu em 1945 na Áustria. Ele estudou o doutorado na Universidade de Viena e, no momento, é professor no mesmo centro acadêmico.

Histórico

O Prêmio Nobel foi concebido pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite e responsável pelo desenvolvimento da borracha e couro sintético. Após sua morte, em 1896, o cientista dedicou parte de sua fortuna para a criação de um fundo visando reconhecer e premiar pessoas que prestassem serviços para a humanidade, dividido em Física, Química, Matemática, Literatura e Paz. Em 1968, a categoria de Economia foi adicionada à premiação.

Além do reconhecimento que um Nobel confere, os premiados da edição de 2022 receberão 10 milhões de coroas suecas, cerca de R$ 4,8 milhões. Um diploma e uma medalha também compõem a premiação.

Desde 1901, 115 Prêmios Nobel de Física foram entregues para 218 pessoas. Dentre esses, somente quatro são mulheres.

Fonte: *Com informações da CNN Brasil, Folha de S. Paulo e The Nobel Prize

Acompanhe as novidades do IF no site: if.ufg.br, atualizado todos os dias.

Siga o Instituto nas redes sociais: Twitter - Instagram - Facebook - YouTube

Categorias: mural Colóquio do IF Instituto de Física Física quântica Prêmio Nobel