Engenharia de Software

Em resposta ao contexto local, formado pela indústria de software goiana e lições aprendidas ao longo de décadas de ensino, o Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás cria o Curso de Engenharia de Software (talvez o primeiro do país).

Software é um dos mais fascinantes artefatos produzidos pelo homem. Há extensos horizontes acerca do que se pode fazer com software. É o instrumento que dirige e dá vida aos computadores. Está em todos os lugares como na lista de contatos de um celular, no tratamento de imagens de uma câmera digital, no controle de estoque de uma empresa, na edição de textos, no funcionamento e uso da internet.

O Curso de Engenharia de Software forma o profissional de software, o engenheiro de Software, apto a participar de e conduzir empreendimentos de softwares que sejam competitivos no mercado global. O estudante recebe formação que lhe assegura sólida carreira na valiosa indústria de software e o inicia no processo de formação de sua própria reputação como profissional.

Em todo o mundo há notório e extenso mercado para este profissional, seja empregado por empresas, ou ocupando-se em atividade empreendedora na construção de um produto inovador.

O egresso do curso é capaz de produzir modelos abstratos correspondentes a software e realizá-los por meio de código funcionando. Dito de outra forma: é capaz de especificar software; projetar (design) software (inclui arquitetura de software); construir (programar) software com qualidade; realizar atividades de manutenção de software, além de trabalhar em equipe, comunicar e escrever bem. Com este perfil, o profissional poderá atuar como responsável por empreendimentos de software e participar ativamente destes, qualquer que seja o software, qualquer que seja o domínio.

Este curso forma o profissional que usa computadores, por meio da construção de software, para satisfazer necessidades de empresas e pessoas. Se o software exigido for grande e complexo, então este é um problema para o egresso deste curso.

 


  • Avaliações

 

No ano de 2015, o Bacharelado em Engenharia de Software alcançou dois resultados extremamente importantes. O primeiro resultado foi a obtenção da nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), sendo a única graduação brasileira da área a receber nota 5. A avaliação do MEC é realizada com base nas Diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Tais diretrizes determinam a análise detalhada de diversos do pontos do curso, tais como instalações físicas, corpo docente, organização didático-pedagógica do curso, publicações, acervo bibliográfico, entre outros. O segundo resultado importante e que se repetiu em 2016 foi a obtenção de nota máxima também na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE). Diferentemente da avaliação do MEC, a avaliação do GE é feita com base em pesquisa de opinião de professores e coordenadores de curso da área. Por ser uma pesquisa de opinião, o resultado obtido pelo BES reflete a imagem que ele tem perante a comunidade acadêmica.
 
 

  • Dados do curso:

 

Modalidade: Bacharelado
Duração: 8 semestres
Localização: Goiânia - Câmpus Samambaia
Período: Noturno
Contato: coord-es@inf.ufg.br
 
 
  • Pessoas:
 
 
Presidente do Núcleo Docente Estruturante: Fábio Nogueira de Lucena 
 
Coordenador de curso: Cássio Rodrigues
Vice-coordenador de curso: Fábio Nogueira de Lucena
 
Coordenador da Fábrica de Software:  Juliano Lopes de Oliveira
Coordenador de estágio: Adailton Ferreira de Araújo
 
Secretário acadêmico: Raphael Rezende Teixeira
 
 
  • Expediente:

Horário de Atendimento Presencial da Coordenação: Terça-feira (17:00 - 18:40),  Sexta-feira (18:00 - 20:30).

O aluno pode agendar atendimento presencial via email.

Horário de Atendimento da Secretaria Acadêmica: 
  • Segunda-feira: 14 - 22h
  • Terça-feira:  14 - 22h
  • Quarta-feira: 14 - 22h
  • Quinta-feira: 14 - 22h
  • Quinta-feira: 14 - 22h
 

 

 

  • Manual de Identidade Visual do Bacharelado em Engenharia de Software:

O curso de Engenharia de Software da UFG possui uma manual de identidade visual oficial, que deve ser respeitado sempre que a marca do curso for usada. No link a seguir, você encontra as informações a identidade visual do curso.