egressos-associação

Egressos da UFG criam Associação representativa dos ex-alunos

Fundação da entidade ocorreu em assembleia virtual realizada na noite dessa terça-feira (23/6)

Texto: Ana Paula Vieira e Wesley Menezes

Ex-estudantes da UFG se reuniram na noite dessa terça-feira (23/6), em assembleia virtual de fundação da Associação de Egressos e Egressas da Universidade. Cerca de 80 pessoas participaram do evento on-line, mas a entidade já nasce com mais de 100 associados, entre profissionais de diversas áreas que estudaram na UFG, seja no ensino básico, superior ou na pós-graduação. 

Idealizada em 2013, a Associação visa desenvolver iniciativas de apoio à UFG e à comunidade acadêmica. A consolidação se deu na noite dessa terça-feira, com a eleição da Diretoria, que passa a ser presidida por Eliomar Pires Martins, advogado formado pela UFG. Eliomar considerou que o evento foi um sucesso e superou as expectativas: “A adesão foi surpreendente, o que nos dá condições para desenvolver o projeto, que é a aproximação da universidade com a sociedade e vice-versa. Essa interação é fundamental para o fortalecimento da universidade e a solução de problemas sociais que não podem prescindir das universidades”. Segundo o presidente, a primeira campanha da entidade será para arrecadação de computadores a serem doados para alunos carentes, como um apoio para participação dos estudantes em atividades de ensino remoto. 

De acordo com o reitor da UFG, Edward Madureira, que participou da fundação da entidade, a Universidade tem mais de 100 mil egressos. “Os laços que nós, estudantes, temos com a instituição onde formamos são muito fortes, porque ela representa mudanças profundas nas nossas vidas. Muitos tiveram suas vidas transformadas a partir do curso superior. No Brasil, esse vínculo é pouco cultivado. Os ex-alunos da UFG se reúnem e trabalham no fortalecimento desses vínculos e eu tenho certeza que esse movimento é muito positivo para ambas as partes, é uma relação de fraternidade, pertencimento, que precisa ser cultivada e a gente está muito entusiasmado”, comemorou o reitor. 

Além do reitor Edward Madureira, egresso da Escola de Agronomia, também participaram da reunião de fundação da entidade o vereador Anselmo Pereira, o presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), Flávio Alves da Silva, o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior de Goiás (Sint-Ifes GO), Fernando Cesar Mota, representantes dos estudantes de graduação e pós-graduação da UFG, Letícia Scalabrini e Carlos Klein, respectivamente, e representantes de entidades profissionais como Ivete Barreto, presidente do Conselho Regional de Enfermagem, e Francisco de Almeida, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea).

Aos interessados em se associar e contribuir com a campanha basta acessar o formulário de cadastro disponível em: https://linktr.ee/egressosdaufg .

 

Source: Reitoria Digital/ UFG

Categories: Notícias