Chamada de Trabalhos

A ERSI-GO ocorre como uma trilha da ERI-GO, de modo que a submissão dos artigos deve ser realizada no JEMS no contexto da ERI-GO. As informações detalhadas do formato de submissão podem ser encontradas AQUI. A submissão de artigos técnico-científicos possui dois formatos: artigo completo e artigo curto em diversas trilhas técnico-científicas. As orientações para submissão estão no site da ERI-GO. O prazo de submissão dos artigos encerra no dia 23/07/2018 e apresentação dos artigos acontece no dias 14 e 15 de setembro.

Instrução aos Autores

Este ano, a ERSI-GO possibilitará dois formatos de artigos: artigo completo e artigo curto. A submissão de artigos será exclusivamente eletrônica, por meio do sistema JEMS. Para tal, os autores devem acessar o link
O artigo completo deverá conter no mínimo 11 (onze) e no máximo 14 (quatorze) páginas, incluindo resumo, figuras, diagramas, referências e anexos.
O artigo curto deverá conter no mínimo 7 (sete) e no máximo 10 (dez) páginas, incluindo resumo, figuras, diagramas, referências e anexos.
O formato da submissão é o formato padrão da SBC, disponível em SBC
O artigo deve ser enviado em um arquivo no formato PDF.
O artigo deve ser escrito em Português ou Inglês.
O artigo deve conter um mínimo de 40% de conteúdo novo e original nos artigos submetidos.
DOUBLE-BLIND REVIEW: O artigo submetido não deve conter os nomes dos autores nem dados da instituição de origem ou qualquer outra referência NO CORPO DO ARTIGO que possa permitir a identificação da autoria do artigo. Os nomes dos autores e suas afiliações devem constar APENAS no sistema JEMS e na versão final do corpo do artigo. Todos os autores e coautores devem estar incluídos no sistema JEMS na submissão do artigo. É importante ressaltar também que não será possível adicionar co-autores ao sistema JEMS depois do artigo aceito.
O artigo deve conter um mínimo de 40% de conteúdo novo e original nos artigos submetidos.
Os artigos completos aceitos deverão ser apresentados de forma oral dentro das sessões técnico-científicas (ainda a definir) enquanto que os artigos curtos deverão ser apresentados em sessão com poster (formato livre). Sendo obrigatório que pelo menos um dos autores do artigo aceito faça inscrição no evento. Artigos aceitos que não tenham sido apresentados no evento (NO-SHOW) serão removidos dos anais.

Tópicos de Interesse

Autores são convidados a submeter artigos escritos em língua portuguesa ou inglesa contendo resultados de trabalhos finalizados ou em andamento na área de sistemas de informação (SI), e que sejam produtos de pesquisa científica (iniciação, mestrado ou doutorado) ou trabalhos de final de curso de graduação, descrevendo trabalhos, e ainda não avaliados submetidos para outros fóruns. Um trabalho pode encaixar-se em mais de uma trilha, mas cada trabalho deve ser submetido uma única vez e a uma única trilha. Existem dois formatos de artigos: completo e curto. No formato de Artigo Completo são esperados trabalhos com resultados mais consolidados e significativos, com emprego mais rigoroso de metodologia científica, de preferência que lidam com problemas de cunho científico. No formato de Artigo Curto são esperados trabalhos com resultados preliminares e menor rigor na metodologia científica, onde a parte técnica e tecnológica deve estar mais em evidência.
Cada artigo será avaliado por dois ou mais especialistas, e os melhores ARTIGOS COMPLETOS avaliados pelo comitê técnico-científico da ERSI-GO poderão ser convidados para a submissão de uma VERSÃO ESTENDIDA do artigo aceito na ERSI-GO para um periódico da área (a ser definido em breve), tal qual aconteceu na edição anterior da escola. A extensão deverá seguir as normas de submissão e avaliação definidas pelo periódico em questão. Os trabalhos devem ser submetidos via JEMS, no contexto da ERI-GO. A lista de tópicos de interesse específicos da ERSI-GO 2018 é apresentada a seguir, não limitando-se a apenas estes tópicos:


Trilha Técnico-Científica: Sistemas de Informação (SI)

Alinhamento estratégico entre TI e negócio
Arquitetura de sistemas de informação
Aspectos humanos e sociais em SI
E-business, E-commerce e Mídias sociais
Enterprise information systems (EIS), enterprise resource planning (ERP)
Estratégia de SI e modelos inovadores de negócios
Gestão de conhecimento e aprendizagem organizacional, Gestão de processos em SI, Governança de TI
Paradigmas de desenvolvimento em SI (agentes, aspectos, modelos, MDD, componentes, métodos formais, características, TDD, métodos ágeis, dentre outros)
Planejamento estratégico de sistemas e TI
Preservação de informação e memória digital, representação de informações de negócio, gerência de dados e metadados nas organizações, ontologias
Sistemas de apoio à decisão e SI inteligentes (agentes inteligentes, algoritmos genéticos, aprendizagem de máquina, mineração de dados, modelos formais, ontologias, raciocínio automatizado, redes neurais, representação de conhecimento, Datawarehousing e OLAP)
SI para governo (transparência, dados abertos, interoperabilidade, ecossistemas governamentais)
Cidades inteligentes como SI
Sistemas de Sistemas e SI
Engenharia de Requisitos e Especificação de Software de SI
Arquitetura e Projeto de Software de SI
Ecossistemas de Software e SI
Sistemas de Sistemas Intensivos em Software e SI
Métodos e ferramentas de desenvolvimento de Software de SI
Estudos de caso de desenvolvimento de Software de SI
Estado da arte e da prática em SI
Verificação, Validação e Teste de Software em SI.
Sustentação e Manutenção de Software de SI