Retorno das aulas - Informações ao Aluno

Após a deliberação do CONSUNI que determinou a retomada do semestre 2020/1 no dia 31 de agosto, de forma remota, o Instituto de Informática iniciou uma fase de planejamento para que as atividades de ensino da graduação sejam retomadas da melhor forma possível. Participaram das reuniões os docentes e servidores técnico-administrativos da unidade que discutiram e planejaram como o Instituto retomará as aulas de graduação.

A fim de informar melhor os estudantes do Instituto, ouvir e responder às principais questões, a direção do INF, juntamente com a coordenação dos cursos de graduação, decidiu promover uma transmissão ao vivo no canal do INF no YouTube em que será possível ter uma conversa sobre o retorno das atividades. A transmissão ocorre no dia 18 de agosto, terça-feira, às 19h.

Volta às aulas no INF - Perguntas e dúvidas dos alunos - Ao vivo

 

Além disso, foram levantadas as principais questões acerca do retorno e apresentadas na forma de perguntas e respostas. Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco para que seja possível responder aos questionamentos.

 

Plano de Conectividade

Para os alunos que não tenham acesso à internet ou não tenham equipamento para acessar as aulas, a UFG, por meio da PRAE, aprovou o Plano de Conectividade. Os alunos do Instituto de Informática que estejam nesta situação devem preencher formulário solicitando o auxílio. Saiba mais sobre como solicitar o Plano de Conectividade.

 

19/08 a 21/09 - Período para cancelamento de disciplinas. 25/08 a 27/08 - 1º período de acréscimo (a partir das 10h). 28/08 a 31/08 - 1º período para análise das solicitações. 1/09 e 2/09 - 2º Período de acréscimo (a partir das 10h). 3/09 - 2º período para análise das solicitações.
Calendário de Matrícula 2020/1

 

 

Documentos Relevantes

Em conformidade com a Resolução CONSUNI Nº 33/2020, a Resolução CEPEC Nº 1557R e a Resolução CONSUNI Nº 34/2020, que aprova a Instrução Normativa CONSUNI Nº 01/2020, e, após ouvidos os Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos Ciência da Computação e Sistemas de Informação, foi decidida a conversão de pré-requisito em co-requisito, para o 1o. semestre de 2020, das disciplinas listadas no quadro a seguir:

CURSO MATRIZ DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS CO-REQUISITOS
Ciência da Computação 2008 INF0177 - PROJETO FINAL DE CURSO 2 (remover todos) INF0174 - PROJETO FINAL DE CURSO 1
Ciência da Computação 2017 INF0177 - PROJETO FINAL DE CURSO 2 (remover todos) INF0174 - PROJETO FINAL DE CURSO 1
Sistemas de Informação 2009 INF0176 - PROJETO FINAL DE CURSO 2 (remover todos) INF0173 - PROJETO FINAL DE CURSO 1
Sistemas de Informação 2017 INF0329 - PROJETO FINAL DE CURSO 2 (remover todos) INF0326 - PROJETO FINAL DE CURSO 1

 

 

Perguntas e respostas

O retorno das atividades acadêmicas tem gerado muitas dúvidas e para facilitar esse processo, reunimos aqui tudo que os alunos precisam saber.

Confira:

Retorno das aulas

Atividades, frequência e avaliação

Matrícula

Formando

Outras dúvidas

 

Qual a data da volta às aulas?

Segundo deliberação do CONSUNI, a retomada do semestre 2020/1 será no dia 31 de agosto, de forma remota.

Voltar ao topo

 

Onde serão realizadas as aulas?

As aulas serão realizadas de forma remota, utilizando-se de ferramentas digitais adequadas para este fim. O Instituto de Informática utiliza a Plataforma Turing de Educação, além de outros recursos disponíveis na UFG, como o Google Meet ou a plataforma de Webconferência da RNP. De acordo com o plano de ensino do professor, outros recursos didáticos, sempre remotos, poderão ser utilizados. Para melhor acesso às plataformas, é importante que o aluno faça o seu login único da UFG e realize a integração com o GSuite.

Voltar ao topo

 

Haverá aulas presenciais?

Não. Segundo deliberação do CONSUNI, a retomada do semestre 2020/1 será no dia 31 de agosto, de forma remota.

Voltar ao topo

 

As aulas laboratoriais que exijam comparecimento presencial retornarão?

Não. Na medida do que for possível, as atividades serão realizadas de modo remoto. Não haverá aulas presenciais nos laboratórios. Todas as disciplinas dos cursos de graduação ofertados pelo Instituto de Informática estão adequadas à realização remota.

Voltar ao topo

 

O que é uma atividade síncrona?

São atividades em que o docente e estudantes estão reunidos, no mesmo instante de tempo, em um ambiente virtual, interagindo entre si.

Exemplo: Google Meet, Skype, Zoom, dentre outras.

Voltar ao topo

 

O que é uma atividade assíncrona?

São atividades em que o docente e o aluno não precisam estar conectados, simultaneamente, no momento exato agendado.

Exemplo: Lista de exercícios no SIGAA, Google Forms; Fórum; Aula gravada; Podcasts, dentre outras.

 

Voltar ao topo

 

Como será contabilizada a minha frequência nas disciplinas?

O plano de ensino que o professor disponibilizará terá detalhes de quais atividades serão levadas em consideração para a frequência, por exemplo, participação na aula online ou resolução de exercícios.

Voltar ao topo

 

Como a nota final da disciplina que estou matriculado será constituída?

O docente descreverá no plano de ensino como a nota final será constituída. Ele poderá propor uma ou mais provas, trabalhos, seminários, relatórios, dentre outras formas de produção acadêmica escrita, oral, prática ou audiovisual.

Voltar ao topo

 

Cursei uma disciplina remota e tive nota final acima de 8, porém a minha frequência foi menor que 75%. Eu serei aprovado?

Sim, você será considerado aprovado na disciplina desde que a sua nota na disciplina seja igual ou superior a 8 e a média GLOBAL superior a 8, mesmo que tenha frequência MENOR que 75%.

Voltar ao topo

 

O conteúdo das aulas ficará disponível para consulta posterior ou o aluno deve comparecer no horário marcado?

Depende. De acordo com o plano de ensino apresentado pelo professor, haverá atividades síncronas, que exigem o comparecimento do aluno no horário marcado, e atividades assíncronas, que não exigem essa presença no mesmo horário. Em casos excepcionais, caso o aluno esteja em um local sem possibilidade de acesso à internet, como por exemplo comunidades quilombolas ou zonas rurais, o professor deve oferecer ao aluno a possibilidade de acessar de forma assíncrona todo o conteúdo.

Voltar ao topo

 

O aluno pode solicitar aulas 100% assíncronas em disciplinas que sobrepõem seus horários com estágio/trabalho?

A flexibilização de aulas 100% assíncronas tem o propósito de atender apenas estudantes com dificuldades de acesso a Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A recomendação neste caso é que o estudante não curse a disciplina.

Voltar ao topo

 

O aluno pode cursar duas disciplinas com sobreposição de horário, solicitando aulas 100% assíncronas em uma delas?

As flexibilizações no RGCG não alteram as regras de matrícula em disciplinas. Portanto, não pode haver sobreposição de horários das aulas (Art. 52).

Voltar ao topo

 

As disciplinas já matriculadas continuam no mesmo horário?

Sim. O horário das disciplinas matriculadas continua o mesmo. O professor poderá, de acordo com o plano de ensino apresentado, oferecer também atividades assíncronas aos alunos.

Voltar ao topo

 

Haverá período de alteração de matrículas? Qual será esse período?

Sim. De acordo com o novo calendário acadêmico divulgado, o aluno poderá solicitar acréscimo de disciplinas matriculadas no período de 25 a 27 de agosto ou cancelamentos no período de 19 de agosto a 21 de setembro. Confira o calendário para maiores detalhes.

Voltar ao topo

 

Poderá haver cancelamento de matrícula em disciplinas já matriculadas?

Sim. De acordo com o novo calendário acadêmico divulgado, o aluno poderá solicitar cancelamento de disciplinas matriculadas no período de 19 de agosto a 21 de setembro. Confira o calendário para maiores detalhes.

Voltar ao topo

 

As disciplinas de Núcleo Livre, estágios e/ou trabalho de conclusão de curso poderão ser ofertados em turno diferente do previsto para o meu curso?

Sim, mediante anuência dos estudantes matriculados e desde que as aulas sejam mediadas por tecnologias e de forma assíncrona.

Voltar ao topo

 

No início de 2020 fui matriculado em algumas disciplinas do semestre. Vou precisar solicitar a matrícula novamente nessas disciplinas, antes do retorno em 31 de agosto?

Não. Você permanecerá matriculado nas mesmas disciplinas. De acordo com o calendário acadêmico divulgado, você poderá solicitar acréscimos de novas disciplinas e/ou cancelamentos, com a devida justificativa, via SIGAA.

Voltar ao topo

 

Posso cancelar todas as minhas disciplinas e voltar às aulas somente em 2020/2?

A UFG obriga que você esteja matriculado em pelo menos uma disciplina, caso contrário você será excluído. Se não for possível cursar nenhuma disciplina, solicite o trancamento para evitar a exclusão.

Voltar ao topo

 

Ingressei no curso em 2020 e não tenho condições de cursar as minhas disciplinas no modo remoto. Neste caso, poderei solicitar o trancamento do meu curso?

Sim, você poderá trancar o seu curso, mesmo não sendo em virtude dos casos previstos no artigo 75 do RGCG. Você precisará comprovar a sua impossibilidade de cursar as disciplinas no modo remoto, visto que as vagas nas disciplinas de primeiro período do curso são de calouros.

Voltar ao topo

 

Poderei solicitar quebra de pré-requisito, mesmo não atendendo às condições do Art. 64 do RGCG?

Você pode solicitar, mas a liberação do pré-requisito será realizada mediante análise do Núcleo Docente Estruturante do seu curso, sob aprovação do conselho diretor do INF.

Voltar ao topo

 

Posso destrancar o semestre e voltar às aulas ainda em 2020/1?

Sim. Você deve entrar em contato com o CGA pelo e-mail matricula.cga@ufg.br, usando o seu endereço de email que está cadastrado no SIGAA. Se necessário, tente entrar em contato com o CGA via telefone para pedir informações.

Voltar ao topo

 

Já tranquei o meu curso quatro vezes. Poderei solicitar o trancamento novamente, durante a pandemia?

Sim, você poderá solicitar o trancamento da sua matrícula até seis vezes, considerando o ano letivo de 2020.

Voltar ao topo

 

O meu pedido de tratamento excepcional foi aprovado. Terei mais tempo para realizar as atividades nas disciplinas que estou matriculado?

Sim, o docente irá conceder mais prazo para os estudantes que solicitarem tratamento excepcional.

Voltar ao topo

 

Para me graduar, tenho apenas que cumprir a carga horária de Núcleo Livre de 128 horas. Preciso fazer essas disciplinas remotas?

Durante o período de pandemia, fica dispensada a obrigatoriedade de cumprir a carga horária de NL para os estudantes formandos em 2020/1 e 2020/2.

Voltar ao topo

 

Sou provável formando e ainda preciso cursar algumas disciplinas, as quais não consegui me matricular na UFG. Posso cursar mais de dois componentes curriculares em outra Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida?

Sim, você pode cursar mais de dois componentes curriculares em outra IES, desde que mantenha o vínculo com a UFG. Isto é, você precisa estar matriculado em pelo menos uma disciplina na UFG.

Voltar ao topo

 

Não tenho acesso à internet. Como Posso acessar as aulas?

Para os alunos que não tenham acesso à internet, a UFG, por meio da PRAE, aprovou o Plano de Conectividade. Os alunos do Instituto de Informática que estejam nesta situação devem preencher formulário solicitando o auxílio. Saiba mais sobre como solicitar o Plano de Conectividade.

Voltar ao topo

 

Não tenho equipamento necessário para acessar as aulas. Como posso obter equipamento?

Para os alunos que não tenham equipamento para acesso remoto às aulas, a UFG, por meio da PRAE, aprovou o Plano de Conectividade. Os alunos do Instituto de Informática que estejam nesta situação devem preencher formulário solicitando o auxílio. Saiba mais sobre como solicitar o Plano de Conectividade.

Voltar ao topo

 

Ainda estou com dúvidas. Como posso entrar em contato?

Se você ainda ficou com dúvida sobre algo específico sobre o seu curso, pode encaminhar um e-mail para a coordenação de curso.

Inteligência Artificial
Coordenador: Prof. Anderson Soares
Vice-coordenador: Prof. Vinícius Sebba
e-mail: coord-ia@inf.ufg.br

Ciência da Computação
Coordenador: Prof. Bruno Oliveira Silvestre
Vice-coordenadora:  Profa. Elisângela Silva Dias
e-mail: coord-cc@inf.ufg.br

Engenharia de Software
Coordenadora: Profa. Renata Dutra Braga
Vice-coordenador: Prof. Leonardo Antônio Alves
e-mail: coord-es@inf.ufg.br

Sistemas de Informação
Coordenador: Prof. Eliomar Araújo de Lima
Vice-coordenador: Prof. Iwens Gervasio Sene Junior
e-mail: coord-si@inf.ufg.br

Em caso de dúvida sobre alguma questão administrativa, encaminhe um e-mail para secretaria@inf.ufg.br. Caso tenha alguma dúvida sobre o Plano de Conectividade ou algum outro auxílio oferecido pela PRAE, encaminhe e-mail para a Assessoria Educacional em assessoriaeducacional@inf.ufg.br.

Caso tenha outras dúvidas, entre em contato pelo Fale com o INF.

Voltar ao topo