Seminários do INF: A Revolução das GPUs - dos Games à Ciência

Data: 22/05/2013
Horário: 14:00
Local: Auditório do Instituto de Matemática e Estatística - Veja no mapa D4 (.pdf)

Resumo: Nesta palestra vamos apresentar como os processadores gráficos - as "GPUs" - evoluíram do mundo dos games no início dos anos 90 até se tornarem tecnologia essencial em diversas áreas da ciência, hoje em dia. Vamos conhecer um pouco mais a arquitetura interna das GPUs atuais e como irá evoluir no futuro. Abordaremos ainda o uso da plataforma CUDA, para desenvolvimento de softwares para GPUs, nossos programas de incentivo ao ensino e pesquisa e a evolução da linha Tegra, para tablets e smartphones.

Palestrante: Arnaldo Tavares
Short Bio: Gerente de Vendas da NVIDIA para Linha Profissional na América Latina, Arnaldo Tavares é o responsável por definir a estratégia de vendas e expandir os negócios com produtos Tesla, Quadro e GRID, além da tecnologia CUDA, buscando parcerias com fabricantes de computadores e fornecedores independentes de software para implementação de Centros de Treinamento e Pesquisa em CUDA. Tavares é graduado em Engenharia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro e possui mestrado em Negócios pela USC (University of Southern California) em Los Angeles.

Clique aqui para Inscrições e informações.