Jornada Goiana em Engenharia de Software discute saúde mental em TI

Abertura da XIX Jornada Goiana em Engenharia de Software, pelo professor Juliano Lopes de Oliveira (INF/UFG)
Foto: Sérgio Teixeira de Carvalho

Ocorreu no dia 13 de novembro no auditório da Área II da PUC Goiás a XIX Jornada Goiana em Engenharia de Software (JGES), que teve como tema “Saúde mental e TI: Uma questão estratégica”. O evento é um dos mais tradicionais da área de Tecnologia da Informação na região Centro-Oeste e tem o Instituto de Informática da UFG como organizador desde a sua primeira edição, em 2001. A Jornada reúne docentes, empresários, estudantes e trabalhadores da área de TI em discussões, palestras e mesas-redondas sobre temas relevantes para a área.

Nesta edição a Jornada tratou sobre o tema saúde mental e trouxe discussões sobre empreendedorismo, bem-estar, produtividade e capacitação subjetiva por meio de palestras de profissionais de empresas de tecnologia do estado de Goiás e de profissionais da saúde mental. O professor Fábio Nogueira de Lucena, do Instituto de Informática da UFG, um dos organizadores do evento, fala sobre esta edição do encontro: “Neste ano, o próprio participante da Jornada foi o centro das atenções. Um dos destaques esteve na importância do autoconhecimento, necessário para a sua vida pessoal e também para desempenhar adequadamente atividades em equipe. Não foi o único, mas um ponto visando o bem estar, a satisfação pessoal e a maturidade para enfrentar os inevitáveis sofrimentos.”

O professor destaca ainda a importância desta discussão para as empresas e profissionais de TI: “Se estivermos preparados, também desfrutaremos de uma vida mais saudável e, naturalmente,  é o que desejamos a todos os profissionais que desenvolvem software. Afinal, o profissional e o componente mais importante de empreendimentos de software.”

Confira a palestra “O uso da capacitação subjetiva na área de TI”, proferida pelo psicólogo e psicanalista Helder Pinheiro Jr. e as discussões que encerraram esta edição do evento.