"Saúde Mental e TI: Uma questão Estratégica" é o tema da XIX Jornada Goiana em Engenharia de Software, realizada pelo INF

 
 
A décima nona edição da JGES será uma realização conjunta do Instituto de Informática da UFG e da Escola de Ciências Exatas e de Computação da PUCGO e acontecerá no próximo dia 13 de novembro de 2019, sexta-feira, das 09h00 às 18h.
 
O evento será realizado no Auditório 1, da Área II da Escola de Ciências Exatas e de Computação da PUCGO, que fica na Praça Universitária, 2-102, Setor Leste Universitário.
 
A Jornada Goiânia em Engenharia de Software (JGES) é um evento consolidado e reconhecido como um dos principais fóruns de debate sobre a Engenharia de Software na Região Centro-Oeste do Brasil.
 
O tema da XIV JGES é "Saúde Mental e TI: Uma questão Estratégica". Será discutido desafios relacionados a talentos e competências de pessoas necessários para o trabalho em Engenharia de Software, com a ajuda de profissionais renomados dessa área.
 
Fórum para intercâmbio de experiências e para atualização de profissionais de ES. Proporciona à comunidade goiana de software palestras e debates relacionados com 'as melhores práticas da indústria de software e às novas tendências, métodos e ferramentas.
 
Faça sua inscrição no evento pelo link: https://forms.gle/D9JsvexMK7FZ3jCq7
 
*Obs: O evento terá entrada franca, porém o número de vagas é limitado e por isso terão acesso ao auditório apenas os participantes previamente inscritos.
 
 
 
Programação:
 
9:00– 9:30: Recepção9:30– 10:30: Conhecimentos essenciais para empreender na tecnologia.Palestrante: Wagner Patrus – Máxima Tech e Lifeapps – Goiás
 
10:30– 11:00: Coffee Break
 
11:00– 12:00: Mente e Software – O que eles têm em comum? Como aEngenharia de software pode ajudar?Palestrante: Adriana Silveira de Souza – Estratégia TI – PUCGO/UFG – Goiás
 
12:00– 14:00 - Almoço14:00– 15:00: Bem-estar e produtividade no mundo V.U.C.APalestrante: Luciano Meira – Goiânia
 
15:00– 15:30: Coffee Break
 
15:30– 16:30: O uso da capacitação subjetiva na área de TIPalestrante: Helder Pinheiro - Espaço Potencial Fortaleza e SPFOR – Fortaleza
 
16:30– 18:00: Mesa Redonda: Saúde Mental na Área de TI Participantesda Jornada Goiana em Engenharia de Software 
 
18:00– Lançamento dos Livros dos Palestrantes Luciano Meira e HelderPinheiro
 
 

Palestrantes:

Adriana Silveira de Souza

Bacharel em Informática; Psicóloga; Psicanalista; Executive Coach; Professora do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ; Mestra em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Membro do Comitê Gestor do Modelo MPS.BR; Consultora e Auditora Líder (Lead Auditor) da Norma de Qualidade NBR ISO/IEC 9001; Implementadora, Avaliadora Líder e Instrutora Oficial do modelo MPS.BR, credenciada pelo SOFTEX; Avaliadora Líder da Metodologia CERTICS (Certificação de Tecnologia Nacional de Software); Coordenou a avaliação de Produtos de Software na 1ª Chamada Nacional SOFTEX – Núcleo UFRGS; Participou de avaliações de Produtos de Software do Prêmio ASSESPRO; Implementadora de melhoria de processos de software em empresas do estado de Goiás e do Distrito Federal; Avaliadora de processos de diversas organizações produtoras de software, entre as quais o Banco do Brasil; Pesquisadora na área de processos de software e comportamento organizacional.

 

Helder Pinheiro:

Psicólogo, Especialista em Psicologia Clínica – Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP)/SP, analista institucional – CEP/SP, Ex-docente do curso Formação em Psicanálise – CEP/SP, membro fundador do Núcleo de Psicanálise e Ação Social – NUPAS/SP, Presidente da Associação Brasileira de Candidatos – ABC (2016 e 2017), Psicanalista, Membro da Sociedade Psicanalítica de Fortaleza - SPFOR, Co-organizador do livro Winnicott – Seminários cearenses. Autor de textos publicados em revistas e livros científicos nacionais e internacionais.

Luciano Meira

Formado em Letras e Especialista em Liderança e Gestão Organizacional; já treinou líderes de diversas grandes empresas, a exemplo de: Volkswagen, Embraer, Kimberly Clark e Faber Castell; coordenador do curso de MBA Executivo em Liderança & Gestão Organizacional (FranklinCovey) e do Curso de Curta Duração de Liderança Integral do IPOG, onde também atua como Diretor de Metodologia; Sócio Fundador da Caminhos Vida Integral.

 

Wagner Patrus

 

Empresário graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mais de 30 anos de experiência em tecnologia da informação no desenvolvimento de sistemas para o segmento atacadista/distribuidor. Fundador da PC Sistemas e Máxima Tech, LifeApps entre outras. Vice-reitor da Fundação Logosófica de Goiânia e membro do Conselho de Administração da Fundação Logosófica do Brasil.