Professores do INF participam da construção de Laboratório voltado para a computação científica

Projeto visa organizar e integrar diversos núcleos computacionais já existentes na UFG
 
 
O LaMCAD (Laborátorio Multiusuário de Computação de Alto Desempenho) é uma iniciativa da UFG criada no final de 2018 para concentrar os esforços de computação científica do Centro-Oeste dependentes da computação de alto desempenho. O laboratório tem como intuito dar suporte aos projetos e atividades de pesquisas desenvolvidos que são intimamente dependentes de computação de alto desempenho, tais como mapeamento genético, análise de imagens de satélite, solução de problemas aeroespaciais, projetos da indústria petrolífera, entre outros. 
 
 
A ideia é de que a partir do data center de pesquisa já existente gerenciado pelo Cercomp (Centro de Recursos Computacionais), o LaMCad adquira novas máquinas e assuma esse portfólio. Atualmente já existem diversos núcleos computacionais na UFG e a ideia é de organizá-los e integrá-los. Essa nova fase promoverá para a comunidade da UFG serviços de computação mais avançados, seja eles os usuários de computação em nuvem ou de computação de alto desempenho. 
Os professores indicados para compor o Comitê Executivo do Laboratório foram: Sigeo Kitatani Júnior, da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, Herbert de Castro Georg, do Instituto de Física (IF), e Sand Luz Corrêa, do Instituto de Informática (Inf), que trabalham com atividades científicas ligadas à computação de alto desempenho. Além disso há também um Conselho Gestor que representa os usuários, entre as atribuições do Conselho Gestor, estão o apoio às iniciativas que visem à consolidação, o desenvolvimento e o bom funcionamento do LaMCAD, o estabelecimento de políticas de funcionamento do laboratório e o acompanhamento das atividades do Comitê Executivo. Os professores do INF que participam do conselho gestor são o professor Hugo Nascimento, Vinícius Borges e Kleber Cardoso.
O laboratório está instalado no prédio da Agência UFG de Inovação, para mais informações consulte o site: lamcad.ufg.br.