Comissão da UFG realiza reunião com secretário estadual da saúde

Projeto com profissionais da saúde e informática tem como objetivos fortalecer e implementar a saúde digital nos estados de Goiás e Paraná

Vice-reitora Sandramara Matias e os docentes do Instituto de Informática Fábio Lucena e Renata Dutra em reunião com o Secretário Estadual de Saúde de Goiás

No dia 6 de junho, a vice-reitora, Sandramara Matias, e a Comissão de Governança de Informação em Saúde (CGIS-UFG), que tem como membros os professores do INF Fábio Lucena e Renata Dutra, se apresentaram como parceiros para construção e fortalecimento da Saúde Digital para Goiás, por meio da Cooperação Técnica entre as Secretarias de Estados da Saúde de Goiás e Paraná e a Universidade Federal de Goiás. Algumas solicitações foram o apoio para definição da equipe técnica para construção do Projeto de Cooperação, assim como a viabilização e a articulação para participação de todos os setores e atores necessários para o desenvolvimento do projeto.

A CGIS-UFG foi criada em dezembro de 2011, coordenada pelos professores Fábio Nogueira de Lucena e Rejane Faria Ribeiro-Rotta. Sua criação foi motivada, principalmente, pelos movimentos internacionais e nacionais para a melhoria da atenção à saúde, considerando as evidências mostradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de que a governança da informação em saúde é uma das principais formas de impacto sobre a qualidade do cuidado em saúde. Atualmente a CGIS-UFG é coordenada pela professora Silvana Vieira, da Faculdade de Enfermagem e em sua vice-coordenação a professora Renata Dutra, do Instituto de Informática.

A CGIS-UFG está trabalhando no processo de definição de uma disciplina sobre a Saúde Digital como proposta do componente curricular das áreas Informática e Saúde, sob a responsabilidade do Instituto de Informática. Outros projetos da CGIS-UFG incluem a criação de uma especialização de informática em saúde e uma linha de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, na Faculdade de Medicina. A CGIS-UFG também está presente nos grupos de trabalho no Ministério da Saúde para definição do PAM&A (Plano de Ação e Monitoramento e Avaliação) Nacional, além de estar representada pela professora Juliana Zinader, que recentemente assumiu a Coordenação Geral de Inovação em Sistemas Digitais do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde.

Texto: Valeska Fernandes