Curso de Verão da Pós-Graduação

No período de 28/1 a 8/2/2019, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Instituto de Informática da UFG oferecerá um Curso de Verão sobre o paradigma de Sistemas de Software Emergentescurso abordará o tema de construção automática de software baseado em componentes com o uso de técnicas de aprendizado de máquina em tempo real. O resumo segue abaixo. O curso será ministrado pelos Profs. Barry Porter e Roberto Rodrigues, da Universidade de Lancaster, Reino Unido. As aulas ocorrerão no prédio do INF de segunda a sexta-feira no período da manhã (8:00 às 12:00), com intercalação de aulas práticas e teóricas, além de um projeto aplicado em áreas de interesse dos alunos. O idioma do curso será o inglês, mas teremos monitoria simultânea em português.

curso de verão
Para os estudantes de mestrado doutorado, o curso será ministrado como uma disciplina regular de 4 créditos (Tópicos Especiais em Ciência da Computação). Estudantes de graduação (ou mesmo estudantes externos ao INF) poderão se inscrever como alunos especiais, com a possibilidade de aproveitarem os créditos caso ingressem no mestrado futuramente. Há também a possibilidade de utilizar o certificado de participação no curso para comprovar horas de atividades complementares para integralização do curso de graduação.

Para mais informações sobre as inscrições e demais detalhes sobre o curso podem ser encaminhadas para e-mail do professor Fábio M. Costa ( fmc@inf.ufg.br ).

-------------

Resumo do Curso de Verão
Emergent Software Summer School:
Building Systems that Self-Assemble and Self-Learn

This two-week summer school will provide a deep dive into emergent systems: a paradigm in which software learns how to assemble itself from building blocks, and then how to optimise itself by finding alternative assemblies at runtime guided by real-time machine learning. We will introduce the key technology and frameworks behind this paradigm, with both theoretical sessions and hands-on practical workshops, to enable participants to build their own emergent systems. In the second week of the summer school we will then co-develop a set of sub-projects for groups to work on, and will deliver focused tutorials to aid with the development of these projects. The summer school will conclude with presentations of the projects and general discussion on all of the ideas covered.

[1] Defining Emergent Software using Continuous Self-Assembly, Perception, and Learning, Roberto Rodrigues Filho and Barry Porter, Transactions on Autonomous and Adaptive Systems, September 2017

[2] REx: A Development Platform and Online Learning Approach for Runtime Emergent Software Systems, Barry Porter, Matthew Grieves, Roberto Rodrigues Filho, David Leslie, Symposium on Operating Systems Design and Implementation, November 2016