Professora do INF participa da assinatura do convênio de Cooperação Técnica entre os Estados do Paraná e Goiás

A professora, Juliana Zinader, participou da assinatura do documento que permite a cooperação entre os Estados do Paraná e Goiás por meio das Secretarias de Estado da Saúde e da Universidade Federal de Goiás, para o fortalecimento da Estratégia de Saúde Digital (DigiSUS).

Assinatura do convênio entre as instituições (Reprodução/Instagram)

A estratégia consiste em informatizar o Sistema Único de Saúde (SUS) e fazer com que o fluxo de informações seja mais eficiente e o atendimento seja agilizado, assim aumentando em qualidade e acesso à saúde.

Segundo o Ministério da Saúde (MS) “Até 2020, a e-Saúde estará incorporada ao SUS como uma dimensão fundamental, sendo reconhecida como estratégia de melhoria consistente dos serviços de Saúde por meio da disponibilização e uso de informação abrangente, precisa e segura que agilize e melhore a qualidade da atenção e dos processos de Saúde, nas três esferas de governo e no setor privado, beneficiando pacientes, cidadãos, profissionais, gestores e organizações de saúde.”

Juliana Zinader é professora do Instituto de Informática (INF) desde 2014 e membro da Comissão de Governança da Informação em Saúde (CGIS) da UFG. A mesma é graduada em Ciências da Computação e Doutora em Ciências e Bioengenharia, atua na área de Engenharia de Software e pesquisas na área de Informática em Saúde. Ela está cedida a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR) no cargo de assessora desde outubro de 2018, sendo a responsável técnica, como área proponente, do termo de cooperação entre as instituições. Juliana também atuou no Ministério da Saúde, em um cargo de Coordenadora-Geral no Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS) da Secretaria Executiva, no qual teve a oportunidade de propor e coordenar diversos projetos estruturantes da Estratégia de Saúde Digital Nacional, como o arranjo institucional para a criação de uma área transitória de Gestão da Saúde Digital.