Projeto de professor do INF permite modelar o trânsito das cidades

Sob coordenação do professor do Instituto de Informática (INF), Hugo Alexandre Nascimento e do professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Bryon Hall, o projeto  de Pesquisa e Desenvolvimento de um Sistema para Modelagem e Simulação de Tráfego Urbano (PETGyn) busca facilitar o trabalho de engenheiros de tráfego ao permitir a modelagem digital do trânsito nas cidades. O projeto entrou em operação em 2011 e conta com um serviço de auxílio à construção gráfica utilizando um software desenvolvido pelos pesquisadores.

Segundo o professor o objetivo é que “através da modelagem do tráfego urbano, seja melhorada a construção de mobilidade nas cidades, permitindo a um engenheiro de trânsito estudar uma intervenção na malha viária antes de fazê-la e verificar se o resultado é bom ou não, assim reduzindo congestionamentos, tempo de deslocamento, poluição, gasto de combustíveis, entre outros”.

Os professores Hugo e Bryon fornecem um serviço de capacitação para a utilização do software, por meio do site do projeto. O PETGyn ainda está em fase de testes e em constantes atualizações, é pretendido o lançamento do programa como software livre futuramente.
Para aprimorar as funcionalidades e estética os pesquisadores buscam parcerias com prefeituras e agências de trânsito para que o software seja utilizado em uma situação real na cidade.

Interface do software
Fonte: Site do projeto