Algoritmo Literário: uma ação que pretende estimular a leitura no INF

O Algoritmo Literário, é uma das ações do projeto EDUCAÇÃO DIGITAL: Políticas, Leitura, Produção Textual, Identidade e Letramento Digital com trabalhadoras/es terceirizadas/os da UFG , sob coordenação de Raimunda Delfino dos Santos, servidora técnico-administrativa, Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto de Informática. O objetivo dessa ação é fomentar a prática da leitura e da escrita dos alunos do INF. A justificativa da referida ação é a necessidade de mudança social, o que, aos olhos dessa servidora, só será possível através da educação.  Segundo Raimunda "o meio de transformar a nossa realidade é por meio da educação, não acredito que exista um outro caminho” e também o de atrair o público para além do conhecimento científico, pois “a educação é feita através da cultura do processo cultural, de formação de identidade, de identificação com a cultura do outro, de aceitação da cultura do outro e para isso é preciso conhecer outras culturas, o que só é possível, ao meu ver se você for lá no local, mas como não podemos fazer isso o tempo todo, nós temos tem que ler, então a leitura irá proporcionar essa prática”,  reafirmou a servidora.

banner da Campanha para doação de livros para o algoritmo literário

O modelo de execução do projeto será em forma de rodízio. Estudantes, técnicos, terceirizados e professores poderão ir até o local e retirar um livro de seu interesse e após a leitura devolvê-lo para que outros também possam usufruir. Já os visitantes deverão preencher um formulário em que será autorizada a retirada para leitura.

O Algoritmo Literário é uma das ações de extensão do INF e está em processo de obtenção da infraestrutura necessária para o funcionamento, junto a Secretaria de Infraestrutura da UFG (Seinfra), a fim de que fique permanentemente no Instituto. As doações de livros já podem ser feitas e deverão ser entregues no Apoema (sala 244).

Texto: João Paulo