Projeto ADAs - Mulheres na luta

Idealizado pelas professoras Taciana Kudo, Elisângela Dias, Diane Castonguay, Luciana Berretta, Lucília Ribeiro e pela técnica-administrativa Raimunda Delfino em parceria com Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o projeto visa incentivar as meninas a ingressarem nos cursos oferecidos pelo Instituto de Informática e mostrar que as mesmas são capazes de transformar o mundo da computação. A luta do projeto é contra a divisão sexual do trabalho e tem como finalidade acabar com o estigma que área é dominada pelos homens.

Segundo a professora Elisângela Dias estão sendo desenvolvidas uma série de atividades que atraiam o público feminino para a Informática, como a divulgação por meio de folders e cartazes de mulheres que fizeram história na computação, ensino de programação para meninas do ensino fundamental e médio, criação de disciplinas de Núcleo Livre sobre mulheres na área de TI e a promoção de palestras com mulheres que atuam na área de TI em eventos como IntegrAção do INF, Espaço das Profissões, ERI- Escola Regional de Informática.

O nome escolhido para o projeto é uma homenagem à Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história, responsável pela criação do primeiro algorítimo a ser processado por uma máquina para cálculo de funções matemáticas. Para a coordenadora do ADAs, Taciana Kudo, é uma honra estar à frente do projeto, já que o mesmo vem engajando e estimulando as alunas do INF, que se mostram muito empolgadas com a iniciativa.

O ADAs faz parte do Programa CompuAÇÃO Humana, conjunto de projetos que tem por intuito humanizar o Instituto de Informática e valorizar todos aqueles que mantêm o INF como referência de Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Computação do Estado de Goiás.